Analyzing hotel attributes for business tourism in Portugal: A comprehensive study utilizing literature review, data analysis and geographic mapping

dc.contributor.authorMartins, Ana Filipa
dc.contributor.authorSilva, Luís M.
dc.contributor.authorMarques, Jorge
dc.date.accessioned2024-05-29T13:50:58Z
dc.date.available2024-05-29T13:50:58Z
dc.date.issued2024-05-22
dc.description.abstractO principal objetivo deste estudo consiste em identificar os principais atributos hoteleiros que são mais valorizados pelos turistas de negócios. Em primeiro lugar, foi realizada uma revisão da literatura, seguidamente os investigadores analisaram um conjunto de características dos hotéis inscritos no Registo Nacional do Turismo em Portugal para perceber como respondem às necessidades do turismo de negócios. Além disso, o estudo investigou as avaliações dos hóspedes desses hotéis usando as avaliações da Booking.com e a linguagem de programação Python. Análises univariadas e multivariadas foram realizadas em variáveis relevantes, e a ferramenta QGIS foi usada para mapear a distribuição de hotéis de negócios no território. A análise revelou que um conjunto de atributos, como qualidade superior de serviço, disponibilidade de comodidades para viajantes de negócios (como espaços de trabalho, salas de reunião e conectividade) e oportunidades de lazer e recreio, são frequentemente associados a hotéis de negócios. Este trabalho de investigação contribui para auxiliar na gestão hoteleira e, mais concretamente, nos processos de tomada de decisões de investimento, fornecendo informações sobre os atributos mais valorizados nos hotéis de negócios e que poderão ajudar no posicionamento estratégico junto deste segmento de mercado.
dc.identifier.citationMartins, A. F., Silva, L. M., & Marques, J. (2024). Analyzing hotel attributes for business tourism in Portugal: A comprehensive study utilizing literature review, data analysis and geographic mapping. Revista Turismo e Desenvolvimento = Journal of Tourism and Development (RT&D), 45, 43-57. https://doi.org/10.34624/rtd.v45i0.32038. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5652
dc.identifier.issn2182-1453
dc.identifier.issn1645-9261
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11328/5652
dc.language.isoeng
dc.publisherUniversidade de Aveiro
dc.relation.hasversionhttps://doi.org/10.34624/rtd.v45i0.32038
dc.rightsopen access
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectHotéis de negócios
dc.subjectAtributos
dc.subjectViagem de negócios
dc.subjectTurismo de negócios
dc.subjectEquipamentos de lazer
dc.subject.fosCiências Sociais - Outras Ciências Sociais
dc.titleAnalyzing hotel attributes for business tourism in Portugal: A comprehensive study utilizing literature review, data analysis and geographic mapping
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage57
oaire.citation.startPage43
oaire.citation.titleRevista Turismo e Desenvolvimento = Journal of Tourism and Development (RT&D)
oaire.citation.volume45
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameMarques
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id7A1C-388B-D278
person.identifier.orcid0000-0001-5392-5128
person.identifier.ridE-6336-2016
person.identifier.scopus-author-id57189515439
relation.isAuthorOfPublicationa3167d55-dd12-46b8-89fc-6502fc4c7542
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya3167d55-dd12-46b8-89fc-6502fc4c7542

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo publicado RTD Maio 24.pdf
Size:
1.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format