A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas.

dc.contributor.authorMarques, André Luís Martins
dc.contributor.authorTavares, Fernando Oliveira
dc.date.accessioned2014-06-02T16:15:52Z
dc.date.available2014-06-02T16:15:52Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractCom a globalização dos mercados, a concorrência é cada vez maior e torna-se imperativo que as empre- sas procurem penetrar em novos mercados, para que desta forma sobrevivam às conjunturas económicas e situações adversas. No atual contexto económico, a internacionalização surge como fator para o aumento de competitividade das empresas. Este artigo está organizado em quatro partes, reservadas à revisão da literatura sobre a interna- cionalização das empresas de cortiça, à metodologia usada para realização dos inquéritos, à sua análise através da estatística descritiva e fatorial e, por fim, discussão dos resultados obtidos e respetivas conclusões. Desta investi- gação podemos concluir que apesar de algumas empresas estarem fortemente implantadas no mercado interna- cional, a maior parte dedica-se quase exclusivamente à produção com forte orientação para a qualidade. Os fatores de sucesso deste setor são: capacidade de inovação, capacidade de investimento, domínio da cadeia de distribuição e qualidade do produto.pt
dc.description.abstractCompetition is increasing with the globalization of markets and it is imperative that companies seek to get into new markets, in order to survive the economic conditions and adverse situations. In the current economic context internationalization emerges as a key fator for the increase of the competitiveness of companies. This paper is organized into four parts, which are dedicated to literature review on internationalization of cork enterprises, the methodology used to carry out the surveys, to their analysis using descriptive statistics and fatorial and finally dis- cussing results and corresponding conclusions. In this research we can conclude that although some companies are heavily established in international markets, the majority are almost exclusively dedicated to strong orientated quality production. Success factors in this sector are: ability to innovate, investment capacity, supply chain control and product quality.pt
dc.description.abstractCon la globalización de los mercados, la competencia es cada vez mayor y es imperativo que las empre- sas traten de penetrar en nuevos mercados, para que de esta manera sobrevivan a las condiciones económicas adversas. En el contexto económico actual, la internacionalización se presenta como un factor para aumentar la competitividad de las empresas. Este artículo está organizado en cuatro partes, reservadas para la revisión de la literatura sobre la internacionalización de las empresas del corcho, la metodología utilizada en la realización de las encuestas, su análisis mediante estadística descriptiva y factorial, y por último, la discusión de los resultados y las conclusiones respectivas. En esta investigación se puede concluir que, aunque algunas empresas están fuertemente desplegadas en el mercado internacional, la mayoría casi exclusivamente está dedicada a la producción, con un fuerte enfoque en la calidad. Los factores de éxito en este sector son: capacidad de innovación, capacidad de inver- sión, dominio de la cadena de distribución, la calidad del producto.pt
dc.identifier.citationTavares, F.O., & Marques, A.M. (2013). A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 12 (4), 37-49.pt
dc.identifier.issn1645-4464
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/761
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestricted accesspt
dc.subjectCortiçapt
dc.subjectComércio internacionalpt
dc.subjectEstratégias de internacionalizaçãopt
dc.subjectFatores de internacionalizaçãopt
dc.subjectInternacionalizaçãopt
dc.subjectCorkpt
dc.subjectInternational tradept
dc.subjectInternationalization strategiespt
dc.subjectInternationalization factorspt
dc.subjectInternationalizationpt
dc.subjectCorchopt
dc.subjectEstrategias de internacionalizaciónpt
dc.subjectFactores de internacionalizaciónpt
dc.subjectInternacionalizaciónpt
dc.titleA internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas.pt
dc.typejournal articlept
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameTavares
person.givenNameFernando Oliveira
person.identifier.ciencia-id7D1A-C7C3-7AE8
person.identifier.orcid0000-0002-9672-8770
person.identifier.scopus-author-id58489088300
relation.isAuthorOfPublicationa62490e5-4b80-4c2c-80dc-bd4773804967
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya62490e5-4b80-4c2c-80dc-bd4773804967

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Acesso Restrito.pdf
Size:
406.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format