Que “diferença faz a diferença” na recuperação da anorexia nervosa?

Date

2011

Embargo

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Scielo
Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Which “difference does make a difference” in recovery of anorexia nervosa?

Abstract

Contexto: As dificuldades inerentes ao tratamento da anorexia nervosa são bem conhecidas e é, ainda hoje, predominante a concepção da anorexia nervosa enquanto doença crônica. Contudo, diversos estudos mostram não só que a recuperação é possível como também que há inclusivamente mulheres que se recuperam espontaneamente, sem terem sido sujeitas a tratamento. Objetivo: Este estudo pretende, assim, rever a literatura existente relativamente a fatores que contribuíram para a recuperação na anorexia nervosa, quer relacionados com o tratamento quer com extratramento. Método e resultados: Para tal, a partir da revisão de 13 estudos existentes sobre a perspectiva de ex-pacientes acerca do que contribuiu para a recuperação, este artigo irá pôr em destaque que “diferenças fizeram a diferença”, bem como em que medida os estudos existentes permitem uma compreensão de como essas diferenças podem fazer a diferença. Conclusão: Conclui-se que, apesar de a investigação estar, sobretudo, centrada na compreensão dos fatores de tratamento mais úteis, muitas ex-pacientes parecem destacar mais a utilidade dos fatores extratratamento, nomeadamente a importância das relações na manutenção e resolução do problema. Os mesmos fatores são considerados prejudiciais e/ou úteis para diferentes entrevistadas, o que remete para a complexidade do fenômeno da recuperação que ainda carece de mais investigação.

Keywords

Anorexia nervosa, Recuperação, Fatores de mudança

Document Type

Journal article

Publisher Version

Dataset

Citation

Araújo, M.X., & Henriques, M.R. (2011). Que “diferença faz a diferença” na recuperação da anorexia nervosa? Revista de Psiquiatria Clínica, 38(2), 71-76.

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Este trabalho faz parte de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ref. Bolsa SFRH/ BD/27921/2006/J040276SBN7).

Description