Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior

dc.contributor.authorSoares, Adriana Benevides
dc.contributor.authorLeme, Vanessa Barbosa Romera
dc.contributor.authorGomes, Gil
dc.contributor.authorPenha, Adriana Peçanha
dc.contributor.authorMaia, Fátima Almeida
dc.contributor.authorLima, Cláudio Almeida
dc.contributor.authorValadas, Sandra
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra M.
dc.date.accessioned2019-01-22T15:05:09Z
dc.date.available2019-01-22T15:05:09Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste trabalho analisa expectativas acadêmicas de universitários ao ingressar no Ensino Superior. Participaram do estudo 205 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Superior. Os participantes responderam a um questionário sobre expectativas pessoais, relações interpessoais, expectativas acerca do curso, carreira, instituição de ensino e um questionário de dados sociodemográficos. Os dados foram submetidos a análises qualitativas, com recurso a análise de conteúdo. Os alunos descrevem suas expectativas em direção ao mercado de trabalho e aos ganhos pessoais e profissionais resultantes do fato de cursarem o Ensino Superior. Esses resultados reiteram estudos anteriores, indicando que alunos do primeiro ano apresentam altas expectativas em relação ao Ensino Superior. Discutem-se as implicações dos resultados para novas pesquisas e intervenções com universitários, especialmente aqueles com dificuldades de adaptação acadêmica.pt_PT
dc.description.abstractThis study analyzed students’ expectations in the transition to Higher Education. Participants were 205 students of the first and second year, enrolled in public and private Higher Education institutions. Students answered an open questionnaire composed of five questions about personal expectations, interpersonal relationships, expectations about the undergraduate program and career development, the institution where they were enrolled, and a social-demographic questionnaire. Content analysis was performed to analyze data. Students described their own expectations regarding the job market, and personal and occupational benefits from studying in Higher Education. These results support previous studies that have suggested that first-year students present high expectations about higher education. We discuss the implications of the results in future researches and intervention with students, especially the ones with difficulties in academic adaptation.pt_PT
dc.description.abstractEste trabajo analiza expectativas académicas de universitarios al ingresar en la Enseñanza Superior. Participaron del estudio 205 estudiantes del primer y segundo año de la Enseñanza Superior. Los participantes respondieron a un cuestionario sobre expectativas personales, recursos personales, relaciones interpersonal, expectativas acerca del curso, carrera, institución educativa y un cuestionario de datos sociodemográficos. Los datos se sometieron a análisis cualitativos, utilizando el análisis de contenido. Los estudiantes describen sus expectativas hacia el mercado de trabajo y a las ganancias personales y profesionales resultantes hecho de cursar la Enseñanza Superior. Estos resultados reiteran estudios anteriores indicando que alumnos del primer arimer aonales, recursos personales, las relaciones interpersonales, Se discuten las implicaciones de los resultados para nuevas investigaciones e intervenciones con universitarios, especialmente aquellos con dificultades de adaptación académica.pt_PT
dc.identifier.citationSoares, A. B., Leme, V. B. R., Gomes, G., Penha, A. P., Maia, F. A., Lima, C. A., … Araújo, A. M. (2018). Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(1), 206-223. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2553pt_PT
dc.identifier.issn1809-5267
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2553
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1809-526720180001&lng=pt&nrm=isopt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectExpectativas acadêmicaspt_PT
dc.subjectAdaptação académicapt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectAcademic expectationspt_PT
dc.subjectAcademic adaptationpt_PT
dc.subjectHigher Educationpt_PT
dc.subjectLas expectativas académicaspt_PT
dc.subjectAdaptación académicapt_PT
dc.subjectLa Educación Superiorpt_PT
dc.titleExpectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superiorpt_PT
dc.title.alternativeAcademic expectations of students in the first years of Higher Educationpt_PT
dc.title.alternativeExpectativas académicas de estudiantes en los primeros años de enseñanza superiorpt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPage206pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage223pt_PT
degois.publication.titleArquivos Brasileiros de Psicologiapt_PT
degois.publication.volume70pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameAraújo
person.givenNameAlexandra M.
person.identifier.ciencia-idF513-2F7A-A091
person.identifier.orcid0000-0003-4345-0856
person.identifier.ridF-5093-2012
person.identifier.scopus-author-id55749283100
relation.isAuthorOfPublication034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15.pdf
Size:
368.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format