As perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesas
dc.contributor.author | Delgado, Paulo | |
dc.contributor.author | Diogo, Vera | |
dc.contributor.author | Martins, Pedro | |
dc.contributor.author | Romão, Paula | |
dc.contributor.author | Carvalho, João M. S. | |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T12:06:58Z | |
dc.date.available | 2022-06-21T12:06:58Z | |
dc.date.issued | 2022-06-20 | |
dc.description.abstract | Mais de uma década desde a entrada em vigor do modelo de gestão e administração escolar português, urge conhecer e interpretar as perspetivas dos Diretores das escolas do Ensino Básico e Secundário sobre a aplicação dos normativos em vigor. Após 30 entrevistas exploratórias, que permitiram criar o desenho do estudo quantitativo subsequente, foi realizado um inquérito a nível nacional a uma amostra representativa de 83 Diretores de Escola ou Agrupamentos de Escola, visando conhecer as suas opiniões sobre o modelo de gestão das mesmas. Conclui-se que o papel dos stakeholders externos, nomeadamente as famílias e a comunidade, é olhado com desconfiança e desvalorizado ao nível do Conselho Geral; que o poder acrescido dos Diretores é por eles assumido, mas privilegiando a tradicional participação dos outros elementos da comunidade escolar; e que a autonomia das escolas é mais teórica do que prática, por via da inexistência dos instrumentos necessários para a sua afirmação. São retiradas ilações para o futuro da gestão escolar em Portugal. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Carvalho, J. M. S., Delgado, P., Diogo, V., Martins, P., Romão, P. (2022). As perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, (23), 1-29. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11109. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4269 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11109 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645-4006 (Print) | |
dc.identifier.issn | 2182-4614 (Electronic) | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/4269 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11109 | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Gestão da escola | pt_PT |
dc.subject | Diretor, Conselho geral, Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Diretor | pt_PT |
dc.subject | Conselho geral | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.title | As perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesas | pt_PT |
dc.type | journal article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 1 | pt_PT |
degois.publication.issue | 23 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 29 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Portuguesa de Investigação Educacional | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies | |
person.familyName | Carvalho | |
person.givenName | João M. S. | |
person.identifier.ciencia-id | F81A-B9D1-200D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0683-296X | |
person.identifier.rid | U-3457-2019 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57209932043 | |
relation.isAuthorOfPublication | 43ffe406-9c1c-4694-8572-06d99791d3f6 | |
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