As perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesas

dc.contributor.authorDelgado, Paulo
dc.contributor.authorDiogo, Vera
dc.contributor.authorMartins, Pedro
dc.contributor.authorRomão, Paula
dc.contributor.authorCarvalho, João M. S.
dc.date.accessioned2022-06-21T12:06:58Z
dc.date.available2022-06-21T12:06:58Z
dc.date.issued2022-06-20
dc.description.abstractMais de uma década desde a entrada em vigor do modelo de gestão e administração escolar português, urge conhecer e interpretar as perspetivas dos Diretores das escolas do Ensino Básico e Secundário sobre a aplicação dos normativos em vigor. Após 30 entrevistas exploratórias, que permitiram criar o desenho do estudo quantitativo subsequente, foi realizado um inquérito a nível nacional a uma amostra representativa de 83 Diretores de Escola ou Agrupamentos de Escola, visando conhecer as suas opiniões sobre o modelo de gestão das mesmas. Conclui-se que o papel dos stakeholders externos, nomeadamente as famílias e a comunidade, é olhado com desconfiança e desvalorizado ao nível do Conselho Geral; que o poder acrescido dos Diretores é por eles assumido, mas privilegiando a tradicional participação dos outros elementos da comunidade escolar; e que a autonomia das escolas é mais teórica do que prática, por via da inexistência dos instrumentos necessários para a sua afirmação. São retiradas ilações para o futuro da gestão escolar em Portugal.pt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, J. M. S., Delgado, P., Diogo, V., Martins, P., Romão, P. (2022). As perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, (23), 1-29. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11109. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4269pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11109pt_PT
dc.identifier.issn1645-4006 (Print)
dc.identifier.issn2182-4614 (Electronic)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4269
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11109pt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGestão da escolapt_PT
dc.subjectDiretor, Conselho geral, Autonomiapt_PT
dc.subjectDiretorpt_PT
dc.subjectConselho geralpt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.titleAs perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesaspt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPage1pt_PT
degois.publication.issue23pt_PT
degois.publication.lastPage29pt_PT
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameCarvalho
person.givenNameJoão M. S.
person.identifier.ciencia-idF81A-B9D1-200D
person.identifier.orcid0000-0003-0683-296X
person.identifier.ridU-3457-2019
person.identifier.scopus-author-id57209932043
relation.isAuthorOfPublication43ffe406-9c1c-4694-8572-06d99791d3f6
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