Cocriação de valor na distribuição turística: a força que vai modelar o negócio das agências de viagens independentes em Portugal

dc.contributor.authorSalvado, Josefina
dc.date.accessioned2014-08-11T14:24:32Z
dc.date.available2014-08-11T14:24:32Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionOrientação: Prof.ª Doutora Ana Maria Alves Pedro Ferreira e Professor Doutor Carlos Manuel Martins da Costa.pt
dc.description.abstractO contexto Darwiniano em que vivem as Agências de Viagens Independentes (AVI) em Portugal, impõe uma estratégia de colaboração em rede entre os diversos players do setor, numa inovadora e interativa filosofia de coopetição interorganizacional. Atualmente as contendas negociais não são mais entre empresas individuais, mas entre alianças de múltiplas empresas e os fornecedores com quem interagem. Os constrangimentos, os conflitos e os obstáculos contextuais e transacionais que as AVI enfrentam, são considerados como um dos principais motivos que as impelem a integrar redes de coopetição Interorganizacionais. Foi dado maior enfoque ao setor das AVI, em Portugal, por possuírem um peso significativo no mercado (69% em 2011), e ao tipo de aliança – Grupo de Gestão de agências de viagens (por representar 44% dessas AVI). Pretende-se nesta tese efetuar um estudo de caso da “Aliança RAVT”, e construir um mosaico de ideias que possam explicar a realidade de criação de valor entre os parceiros dentro da rede. Será apresentado um modelo de negócio designado por “e-Marketplace P2P com Cocriação de valor” para Grupos de Gestão, elencando as premissas que obrigam à reconfiguração das regras de negócio e das relações dentro da constelação de atores, visando mobilizá-los no incremento de novas maneiras de cocriar valor.pt
dc.description.abstractThe Travel Agencies’ sector lives currently in a Darwinian business-oriented environment, where only resilient entrepreneurs are able to survive. At present time, the "battles" are not between companies individually, but among multiple companies and the suppliers’ alliances with whom they interact. The leading constraints, conflicts and obstacles inside the Portuguese contextual and transactional independent travel agents sector, are considered as one of the main reasons to integrate Interorganizational networks. The focus was given to independent travel agencies in Portugal, belonging to a travel agencies management group (representing 44% of this sector). It is intended to make this thesis a case study with the “RAVT Alliance" and build a mosaic of ideas that might explain the reality of value creation among partners within this network. It is crucial to change the trade rules and the relationships types inside actors’ constellation in order to mobilize all players and aggregate new ways of value cocreation. It will be proposed a business model called "e-Marketplace with P2P value cocreation”.pt
dc.identifier.citationSalvado, J.O.M.G. (2013). Cocriação de valor na distribuição turística: a força que vai modelar o negócio das agências de viagens independentes em Portugal. (Tese de Doutoramento), Universidade de Aveiro, Portugal.pt
dc.identifier.tid101302118
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/891
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectDistribuição turísticapt
dc.subjectAgências de viagens Independentespt
dc.subjectCocriação de valorpt
dc.subjectEcossistema das agências de viagenspt
dc.subjectE-Marketplace P2Ppt
dc.subjectTourism distributionpt
dc.subjectIndependent travel agenciespt
dc.subjectTravel distributionpt
dc.subjectValue cocreationpt
dc.subjectTravel agencies ecosystempt
dc.titleCocriação de valor na distribuição turística: a força que vai modelar o negócio das agências de viagens independentes em Portugalpt
dc.typedoctoral thesispt
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Tese Doutoramento.pdf
Tamanho:
13.36 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format