Dinâmicas de trabalho docente na gestão do currículo das Ciências Físicas e Naturais

dc.contributor.authorMartins, Idalina
dc.contributor.authorCosta, Nilza
dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.date.accessioned2017-12-13T18:46:42Z
dc.date.available2017-12-13T18:46:42Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractCom esta comunicação pretende-se apresentar os resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacte, ao nível das dinâmicas de trabalho docente, do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico junto de professores da área das Ciências Físicas e Naturais. A investigação assumiu uma natureza predominantemente quantitativa, reportando-se os resultados à recepção de 1122 questionários devidamente preenchidos por professores da área das Ciências Físicas e Naturais que no ano lectivo 2006/2007 se encontravam a leccionar em escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Estes resultados foram posteriormente complementados com dados de natureza qualitativa, resultantes de entrevistas de aprofundamento realizadas, no ano lectivo 2007/2008, a seis dos professores. Os principais resultados: i) sugerem que a implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico não se traduziu em mudanças significativas ao nível das dinâmicas de trabalho docente e ii) parecem apontar para uma cultura docente que continua a privilegiar o trabalho individual e cujas resistências ao desenvolvimento de trabalho colaborativo docente são perpetuadas por lideranças pedagógicas assentes numa lógica executiva de gestão corrente, isto é, de mera circulação de informação entre diferentes níveis e estruturas pedagógicas. Face a esta realidade considera-se indispensável congregar esforços entre a administração central, as instituições de formação de professores e os próprios professores numa perspectiva de acção concertada que eleve os índices de colaboração entre todos com o objectivo de melhorar o trabalho docente e, consequentemente, elevar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.citationABELHA, M., Martins, I., Costa, N. & Roldão, M. (2009). Dinâmicas de trabalho docente na gestão do currículo das Ciências Físicas e Naturais. In F. Paixão & F. Jorge (Coord.) Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, Atas XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, (pp. 183-193). Castelo Branco: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco, 24-26 de setembro (ISBN: 978-989-95831-2-2).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2015
dc.languagepor
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectDinâmicas de trabalho docentept_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectCiências físicas e naturais pt_PT
dc.titleDinâmicas de trabalho docente na gestão do currículo das Ciências Físicas e Naturaispt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage183pt_PT
degois.publication.lastPage193pt_PT
degois.publication.locationCastelo Brancopt_PT
degois.publication.titleEducação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadaniapt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAuthorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mabelha_ENEC_2009_pp.183.pdf
Size:
180.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format