Dinâmicas de trabalho docente na gestão do currículo das Ciências Físicas e Naturais
dc.contributor.author | Martins, Idalina | |
dc.contributor.author | Costa, Nilza | |
dc.contributor.author | Roldão, Maria do Céu | |
dc.contributor.author | Abelha, Marta | |
dc.date.accessioned | 2017-12-13T18:46:42Z | |
dc.date.available | 2017-12-13T18:46:42Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Com esta comunicação pretende-se apresentar os resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacte, ao nível das dinâmicas de trabalho docente, do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico junto de professores da área das Ciências Físicas e Naturais. A investigação assumiu uma natureza predominantemente quantitativa, reportando-se os resultados à recepção de 1122 questionários devidamente preenchidos por professores da área das Ciências Físicas e Naturais que no ano lectivo 2006/2007 se encontravam a leccionar em escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Estes resultados foram posteriormente complementados com dados de natureza qualitativa, resultantes de entrevistas de aprofundamento realizadas, no ano lectivo 2007/2008, a seis dos professores. Os principais resultados: i) sugerem que a implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico não se traduziu em mudanças significativas ao nível das dinâmicas de trabalho docente e ii) parecem apontar para uma cultura docente que continua a privilegiar o trabalho individual e cujas resistências ao desenvolvimento de trabalho colaborativo docente são perpetuadas por lideranças pedagógicas assentes numa lógica executiva de gestão corrente, isto é, de mera circulação de informação entre diferentes níveis e estruturas pedagógicas. Face a esta realidade considera-se indispensável congregar esforços entre a administração central, as instituições de formação de professores e os próprios professores numa perspectiva de acção concertada que eleve os índices de colaboração entre todos com o objectivo de melhorar o trabalho docente e, consequentemente, elevar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.citation | ABELHA, M., Martins, I., Costa, N. & Roldão, M. (2009). Dinâmicas de trabalho docente na gestão do currículo das Ciências Físicas e Naturais. In F. Paixão & F. Jorge (Coord.) Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, Atas XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, (pp. 183-193). Castelo Branco: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco, 24-26 de setembro (ISBN: 978-989-95831-2-2). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2015 | |
dc.language | por | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Dinâmicas de trabalho docente | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | pt_PT |
dc.subject | Ciências físicas e naturais | pt_PT |
dc.title | Dinâmicas de trabalho docente na gestão do currículo das Ciências Físicas e Naturais | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 183 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 193 | pt_PT |
degois.publication.location | Castelo Branco | pt_PT |
degois.publication.title | Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.familyName | Abelha | |
person.givenName | Marta | |
person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
person.identifier.rid | H-1160-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35772219700 | |
relation.isAuthorOfPublication | b796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Mabelha_ENEC_2009_pp.183.pdf
- Size:
- 180.6 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format