Estudo de Usabilidade de uma Solução Tangível no Processo de Alfabetização de Crianças com Síndrome de Down

dc.contributor.authorJurgina, Laura Quevedo
dc.contributor.authorMackedanz, Tiago Duarte
dc.contributor.authorAquini, Lui Gill
dc.contributor.authorRosa Júnior, Leomar Soares da
dc.contributor.authorMoreira, Fernando
dc.contributor.authorThompsen Primo, Tiago
dc.date.accessioned2025-10-13T13:50:30Z
dc.date.available2025-10-13T13:50:30Z
dc.date.issued2025-10-06
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma avaliação de usabilidade do Alfaba, um dispositivo educacional tangível e multissensorial originalmente concebido para apoiar o processo de alfabetização em contextos gerais. Este estudo investiga sua adequação específica ao público de crianças e jovens com Síndrome de Down. A análise envolveu sete participantes, entre 7 e 17 anos, avaliados em sessões individuais realizadas em ambiente terapêutico. As interações foram registradas por meio de anotações diretas, gravações audiovisuais e relatos espontâneos, sendo analisadas com base em um protocolo estruturado e codificadas de forma independente por dois avaliadores. A concordância entre avaliadores foi verificada pelo coeficiente Kappa de Cohen. Os resultados indicam que a integração de estímulos táteis, visuais e auditivos apresentou indícios de contribuição para o reconhecimento de letras, estratégias de autocorreção e engajamento inicial, embora tenham sido observadas oscilações de atenção e influência de fatores ambientais. Com base nesses dados, foram propostas e implementadas modificações no dispositivo, resultando em uma nova versão cuja efetividade será avaliada em estudos futuros. O estudo contribui para o campo da Informática na Educação ao documentar como princípios de usabilidade e acessibilidade podem orientar o aperfeiçoamento iterativo de tecnologias educacionais inclusivas.
dc.identifier.citationJurgina, L. Q., Medeiros, E. P., Mackedanz, T. D., Aquini, L. G., Rosa Júnior, L. S., Moreira, F., & Thompsen Primo, T. (2025). Estudo de Usabilidade de uma Solução Tangível no Processo de Alfabetização de Crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Informática na Educação, 33, 1-22. https://doi.org/10.5753/rbie.2025.6000. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/6695
dc.identifier.issn1414-5685
dc.identifier.issn2317-6121
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11328/6695
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Computação
dc.relation.hasversionhttps://doi.org/10.5753/rbie.2025.6000
dc.rightsopen access
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectUsabilidade
dc.subjectInteração Tangível
dc.subjectAlfabetização
dc.subjectInclusão
dc.subjectSíndrome de Down
dc.subjectNeuroplasticidade
dc.subjectTecnologias Educacionais
dc.subject.fosCiências Naturais - Ciências da Computação e da Informação
dc.titleEstudo de Usabilidade de uma Solução Tangível no Processo de Alfabetização de Crianças com Síndrome de Down
dc.typejournal article
dcterms.referenceshttps://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/6000
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage22
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Informática na Educação
oaire.citation.volume33
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.affiliation.nameUniversidade Portucalense
person.familyNameMoreira
person.givenNameFernando
person.identifier.ciencia-id7B1C-3A29-9861
person.identifier.orcid0000-0002-0816-1445
person.identifier.ridP-9673-2016
person.identifier.scopus-author-id8649758400
relation.isAuthorOfPublicationbad3408c-ee33-431e-b9a6-cb778048975e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybad3408c-ee33-431e-b9a6-cb778048975e

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
J126.pdf
Size:
3.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format