Estudo de Usabilidade de uma Solução Tangível no Processo de Alfabetização de Crianças com Síndrome de Down
| dc.contributor.author | Jurgina, Laura Quevedo | |
| dc.contributor.author | Mackedanz, Tiago Duarte | |
| dc.contributor.author | Aquini, Lui Gill | |
| dc.contributor.author | Rosa Júnior, Leomar Soares da | |
| dc.contributor.author | Moreira, Fernando | |
| dc.contributor.author | Thompsen Primo, Tiago | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T13:50:30Z | |
| dc.date.available | 2025-10-13T13:50:30Z | |
| dc.date.issued | 2025-10-06 | |
| dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma avaliação de usabilidade do Alfaba, um dispositivo educacional tangível e multissensorial originalmente concebido para apoiar o processo de alfabetização em contextos gerais. Este estudo investiga sua adequação específica ao público de crianças e jovens com Síndrome de Down. A análise envolveu sete participantes, entre 7 e 17 anos, avaliados em sessões individuais realizadas em ambiente terapêutico. As interações foram registradas por meio de anotações diretas, gravações audiovisuais e relatos espontâneos, sendo analisadas com base em um protocolo estruturado e codificadas de forma independente por dois avaliadores. A concordância entre avaliadores foi verificada pelo coeficiente Kappa de Cohen. Os resultados indicam que a integração de estímulos táteis, visuais e auditivos apresentou indícios de contribuição para o reconhecimento de letras, estratégias de autocorreção e engajamento inicial, embora tenham sido observadas oscilações de atenção e influência de fatores ambientais. Com base nesses dados, foram propostas e implementadas modificações no dispositivo, resultando em uma nova versão cuja efetividade será avaliada em estudos futuros. O estudo contribui para o campo da Informática na Educação ao documentar como princípios de usabilidade e acessibilidade podem orientar o aperfeiçoamento iterativo de tecnologias educacionais inclusivas. | |
| dc.identifier.citation | Jurgina, L. Q., Medeiros, E. P., Mackedanz, T. D., Aquini, L. G., Rosa Júnior, L. S., Moreira, F., & Thompsen Primo, T. (2025). Estudo de Usabilidade de uma Solução Tangível no Processo de Alfabetização de Crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Informática na Educação, 33, 1-22. https://doi.org/10.5753/rbie.2025.6000. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/6695 | |
| dc.identifier.issn | 1414-5685 | |
| dc.identifier.issn | 2317-6121 | |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11328/6695 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | Sociedade Brasileira de Computação | |
| dc.relation.hasversion | https://doi.org/10.5753/rbie.2025.6000 | |
| dc.rights | open access | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Usabilidade | |
| dc.subject | Interação Tangível | |
| dc.subject | Alfabetização | |
| dc.subject | Inclusão | |
| dc.subject | Síndrome de Down | |
| dc.subject | Neuroplasticidade | |
| dc.subject | Tecnologias Educacionais | |
| dc.subject.fos | Ciências Naturais - Ciências da Computação e da Informação | |
| dc.title | Estudo de Usabilidade de uma Solução Tangível no Processo de Alfabetização de Crianças com Síndrome de Down | |
| dc.type | journal article | |
| dcterms.references | https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/6000 | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 22 | |
| oaire.citation.startPage | 1 | |
| oaire.citation.title | Revista Brasileira de Informática na Educação | |
| oaire.citation.volume | 33 | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.affiliation.name | Universidade Portucalense | |
| person.familyName | Moreira | |
| person.givenName | Fernando | |
| person.identifier.ciencia-id | 7B1C-3A29-9861 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-0816-1445 | |
| person.identifier.rid | P-9673-2016 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 8649758400 | |
| relation.isAuthorOfPublication | bad3408c-ee33-431e-b9a6-cb778048975e | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bad3408c-ee33-431e-b9a6-cb778048975e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1