Revitalização das salinas costeiras tradicionais através do turismo de saúde e bem-estar
Date
2015
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O turismo de saúde e bem-estar é um segmento crescente do turismo, que promove atividades de bem-estar em diferentes destinos. Um dos destinos que começam a surgir como apetecíveis para o desenvolvimento do turismo de saúde e bem-estar são as salinas, que cada vez são mais procuradas para visitas turísticas, pela qualidade de momentos de lazer e bem-estar que proporcionam.
Considerando estes aspetos, o principal objetivo desta investigação é perceber se o turismo de saúde e bem-estar pode ser uma atividade complementar nas salinas, nomeadamente nas salinas tradicionais, de forma a promover a sua revitalização.
Neste artigo é analisada a situação de dualidade presente nas salinas tradicionais: o abandono e as potencialidades tendo em conta a multifuncionalidade destas áreas. A metodologia foi dividida em duas partes principais: a revisão da literatura e a análise de dois casos de estudo – as salinas de Secovlje, na Eslovénia e a Marinha Santiago da Fonte, em Aveiro, Portugal. Com esta investigação foi possível reconhecer as salinas tradicionais costeiras como áreas interessantes para o desenvolvimento de atividades de saúde e bem-estar e ainda identificar novas abordagens para a revitalização das salinas tradicionais.
Keywords
Turismo de saúde e bem-estar, Salinas, Novas abordagens
Document Type
conferenceObject
Publisher Version
Dataset
Citation
Albuquerque, H., Silva, M.F., & Martins, F. (2015). Revitalização das salinas costeiras tradicionais através do turismo de saúde e bem-estar. In VIII Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, Aveiro, Portugal, 14-16 out.2015 (pp. 1-13). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1833
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access