Colaboração docente em contexto educativo angolano: potencialidades e constrangimentos.
dc.contributor.author | Machado, Eusébio André | |
dc.contributor.author | Costa-Lobo, Cristina | |
dc.contributor.author | Abelha, Marta | |
dc.date.accessioned | 2014-09-22T16:38:56Z | |
dc.date.available | 2014-09-22T16:38:56Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Práticas de colaboração docente são consideradas um elemento fundamental para o desenvolvimento profissional docente, traduzindo-se num trabalho docente mais eficaz e, concludentemente na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem (Horn, 2005; Sawyer & Rimm- Kaufman, 2007). Todavia, diversos estudos evidenciam que o trabalho do professor é, na generalidade das vezes, individual e solitário (Fullan & Hargreaves, 2001; Neto-Mendes, 1999; Tardif & Lessard, 2005). Neste sentido, pretende-se com esta comunicação apresentar resultados de um primeiro momento de investigação realizado em contexto angolano, cujas principais finalidades eram compreender que potencialidades e que constrangimentos docentes angolanos reconhecem ao trabalho colaborativo docente. Deste modo, com o propósito de produzir conhecimento sustentado sobre esta problemática de investigação delinearam-se os seguintes objetivos de investigação, a saber: i) averiguar que dinâmicas de trabalho são privilegiadas pelos professores participantes; ii) compreender conceções dos professores sobre o conceito de trabalho colaborativo docente e iii) identificar quais as potencialidades e constrangimentos que professores angolanos associam ao desenvolvimento de práticas de colaboração docente. Este estudo de caráter exploratório assumiu uma metodologia predominantemente quantitativa, reportando- se os resultados à receção de mais de uma centena de questionários devidamente preenchidos por professores que nos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013, frequentavam uma formação especializada em Administração e Gestão Escolar. O inquérito por questionário e a análise estatística foram as técnicas de recolha e tratamento de dados adotadas. Resultados desta investigação indiciam, no contexto educativo angolano, a prevalência de uma cultura docente fortemente individualizada e solitária, aspeto que restringe o desenvolvimento profissional docente e, consequentemente a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Ambicionamos, em última análise, lançar pistas de reflexão sobre possíveis mecanismos que poderão contribuir para o desenvolvimento de maiores índices de trabalho colaborativo docente. | pt |
dc.identifier.citation | Abelha, M., Machado, E. A., & Costa-Lobo, C. (2014). Colaboração docente em contexto educativo angolano: potencialidades e constrangimentos. In A. Lopes, M. Cavalcante, D. Oliveira, & A. Hypólito (Orgs.), Trabalho docente e formação: políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança: atas do II Encontro Luso-Brasileiro (pp.5490-5502). Porto: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. | pt |
dc.identifier.isbn | 978-989-8471-13-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/904 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | open access | pt |
dc.subject | Colaboração docente | pt |
dc.subject | Contexto educativo angolano | pt |
dc.subject | Docentes angolanos | pt |
dc.title | Colaboração docente em contexto educativo angolano: potencialidades e constrangimentos. | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.familyName | Abelha | |
person.givenName | Marta | |
person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
person.identifier.rid | H-1160-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35772219700 | |
relation.isAuthorOfPublication | b796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff |
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