Predicting the features that influence used cars commercial price: An approach based on data mining

dc.contributor.authorSobrosa, João
dc.contributor.authorRibeiro, Mariana
dc.contributor.authorRibeiro, Rita
dc.contributor.authorSeruca, Isabel
dc.date.accessioned2021-04-15T13:54:59Z
dc.date.available2021-04-15T13:54:59Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA aquisição de um automóvel é uma decisão que, para ser tomada com confiança, exige conhecimento do mercado. A oferta no mercado de automóveis usados é grande e diversificada, com uma oscilação significativa de preços consoante a marca, modelo, características e acessórios do automóvel, sendo muitas vezes difícil para um comprador avaliar se está perante um “bom negócio” e uma escolha acertada. Com este trabalho pretende-se, utilizando técnicas de data mining, criar um modelo que permita aferir de que forma um conjunto de características de um automóvel influenciam o seu preço. Para o efeito, foi utilizada uma amostra de 301 registos de automóveis, obtida do site Standvirtual e relativa ao construtor automóvel Volkswagen Group AG. A amostra incluiu automóveis das cinco marcas do grupo (Audi, Seat, Skoda, Porsche e Volkswagen) e de anos compreendidos entre 2009 e 2011, tendo sido considerados os seguintes atributos para a análise inicial: ano, quilometragem, potência, cilindrada, marca, modelo, cor, existência de computador de bordo, existência de Cruise Control, existência de estofos em pele e preço comercial (variável dependente). Os dados foram recolhidos utilizando uma ferramenta de Web Scraping e posteriormente analisados utilizando a técnica de regressão linear no software SPSS.pt_PT
dc.identifier.citationSobrosa J., Ribeiro M., Ribeiro R., & Seruca I. (2020). Previsão das características que influenciam o preço comercial de automóveis usados: Uma aproximação baseada em data mining. In Atas de resumos da 20ª Conferência Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2020), Porto, Portugal, 14-17 Outubro 2020 (p. 45). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3432pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/3432
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sistemas de Informaçãopt_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSistema Apoio à Decisãopt_PT
dc.subjectAvaliação automóveispt_PT
dc.subjectData miningpt_PT
dc.titlePredicting the features that influence used cars commercial price: An approach based on data miningpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage45pt_PT
degois.publication.locationPortopt_PT
degois.publication.title20ª Conferência Associação Portuguesa de Sistemas de Informaçãopt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameSeruca
person.givenNameIsabel
person.identifier.ciencia-id191B-FFC7-0BF6
person.identifier.orcid0000-0002-9951-6378
person.identifier.ridP-1273-2014
person.identifier.scopus-author-id6508239883
relation.isAuthorOfPublicationa13477f3-f0a6-49b3-a5b9-506da8e749b6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya13477f3-f0a6-49b3-a5b9-506da8e749b6

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
Nome:
ebook-capsi-2020_vfinal.pdf
Tamanho:
65.45 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format