Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais

dc.contributor.authorRodrigues, Pedro F. S.
dc.date.accessioned2022-09-12T11:19:48Z
dc.date.available2022-09-12T11:19:48Z
dc.date.issued2016-03
dc.description.abstractNesta revisão de literatura, abordamos a importância da atenção seletiva, da inibição e da memória de trabalho na aprendizagem das crianças. Começamos por apresentar as suas definições e principais mecanismos funcionais. Apresentamos igualmente conclusões de vários estudos que abordam a importância desses processos, sobretudo em tarefas visuoespaciais. Finalmente, abordamos o papel que o ambiente visual circundante desempenha na aprendizagem, chamando a atenção para uma lacuna que se verifica em grande parte dos estudos: a sua pouca validade ecológica. É também defendido que o ambiente visual externo deve ser considerado nos modelos explicativos dos processos cognitivos básicos. Conclui-se o trabalho alertando para a necessidade de se estudar de forma mais sistemática a relação entre estes dois elementos (cognição e ambiente). ABSTRACT-This literature review focuses on the importance of selective attention, inhibition and working memory in children's learning. We start by presenting the definition and functional mechanisms of these cognitive processes. We then present the main results of several studies that report the importance of these processes, particularly in visuospatial tasks. We also discuss the role of the visual surrounding environment in learning, particularly with respect to an existing gap in most studies: Their low ecological validity. We argue for the importance of considering the visual external environment when trying to explain performance in basic cognitive processes. Finally, we stress the need for more empirical studies exploring in a systematic way the relation between these two elements (cognition and environment).pt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, P. F. S. (2016). Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(4), 1-10. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3244. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4469pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/0102.3772e3244pt_PT
dc.identifier.issn1806-3446 (Online)
dc.identifier.issn0102-3772 (Print)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4469
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Brasíliapt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtenção seletivapt_PT
dc.subjectInibiçãopt_PT
dc.subjectMemória de trabalhopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAmbiente visual circundantept_PT
dc.subjectValidade ecológicapt_PT
dc.titleProcessos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionaispt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPage1pt_PT
degois.publication.issue4pt_PT
degois.publication.lastPage10pt_PT
degois.publication.titlePsicologia: Teoria e Pesquisapt_PT
degois.publication.volume32pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameRodrigues
person.givenNamePedro F. S.
person.identifier.ciencia-idA619-A232-5DDC
person.identifier.orcid0000-0002-4155-0987
person.identifier.ridL-3459-2017
person.identifier.scopus-author-id56585404500
relation.isAuthorOfPublication124a51b7-65ee-492d-94e8-6aa833e83d36
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