Estimulação da auto-exploração narrativa: Uma proposta de intervenção vocacional na adolescência.
dc.contributor.author | Ferreira, Alexandra | |
dc.contributor.author | Barandela, Teresa | |
dc.contributor.author | Jesus, Paulo Renato | |
dc.date.accessioned | 2014-07-01T08:34:03Z | |
dc.date.available | 2014-07-01T08:34:03Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Reconhecendo que a técnica de intervenção vocacional mais difundida implica uma “tarefa terapêutica” de exploração identitária e que a expressão simbólica da identidade pessoal é essencialmente narrativa, a presente investigação pretende avaliar a relevância e a eficácia da auto-exploração narrativa, numa amostra de adolescentes e jovens adultos em risco psicossocial. Os sujeitos, sinalizados com problemas de comportamento (21 indivíduos de ambos os sexos dos 12 aos 25 anos), foram remetidos para consulta psicológica em contexto escolar. Procedeu- se a entrevistas narrativas individuais e à exploração guiada dos construtos pessoais e das posições identitárias subjacentes à auto-interpretação narrativa. Seguiu-se, para uns, a repetição da entrevista após experiências significativas e, para outros, a comunicação narrativa em grupo com exercícios dialógicos de interpretação (em ambos os casos, discutiram-se interpretações alternativas e estimularam-se dissonâncias ideológicas). Assim, a intervenção centrou-se na transição cíclica entre conteúdos vividos e categorias de auto-interpretação. Detectaram-se vários padrões de auto-construção que conjugam diversos graus de rigidez e de plasticidade interpretativa bem como de integração e de disjunção semântica, verificando-se um efeito positivo do envolvimento em conflitos sócio- cognitivos para a exploração de novos padrões de auto-compreensão narrativa e para a optimização da intencionalidade projectiva. | pt |
dc.identifier.citation | Ferreira, A., Jesus, P., & Barandela, T. (2010). Estimulação da auto-exploração narrativa: uma proposta de intervenção vocacional na adolescência. In M.C. Taveira, & A. D. Silva (Coords.), VI Conferência de Desenvolvimento vocacional: avaliação e intervenção: actas, Braga, Portugal (pp.79-89). Braga: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira. | pt |
dc.identifier.isbn | 978-989-96700-3-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/803 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | open access | pt |
dc.subject | Identidade | pt |
dc.subject | Narrativa | pt |
dc.subject | Dialogismo | pt |
dc.subject | Adolescência | pt |
dc.title | Estimulação da auto-exploração narrativa: Uma proposta de intervenção vocacional na adolescência. | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Jesus | |
person.givenName | Paulo Renato | |
person.identifier.ciencia-id | 341A-6BE0-202D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8707-1877 | |
person.identifier.rid | C-4078-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35362004900 | |
relation.isAuthorOfPublication | 17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Atas 2010 Psicologia Vocacional.parte.pdf
- Size:
- 202.25 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format