Estimulação da auto-exploração narrativa: Uma proposta de intervenção vocacional na adolescência.

dc.contributor.authorFerreira, Alexandra
dc.contributor.authorBarandela, Teresa
dc.contributor.authorJesus, Paulo Renato
dc.date.accessioned2014-07-01T08:34:03Z
dc.date.available2014-07-01T08:34:03Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractReconhecendo que a técnica de intervenção vocacional mais difundida implica uma “tarefa terapêutica” de exploração identitária e que a expressão simbólica da identidade pessoal é essencialmente narrativa, a presente investigação pretende avaliar a relevância e a eficácia da auto-exploração narrativa, numa amostra de adolescentes e jovens adultos em risco psicossocial. Os sujeitos, sinalizados com problemas de comportamento (21 indivíduos de ambos os sexos dos 12 aos 25 anos), foram remetidos para consulta psicológica em contexto escolar. Procedeu- se a entrevistas narrativas individuais e à exploração guiada dos construtos pessoais e das posições identitárias subjacentes à auto-interpretação narrativa. Seguiu-se, para uns, a repetição da entrevista após experiências significativas e, para outros, a comunicação narrativa em grupo com exercícios dialógicos de interpretação (em ambos os casos, discutiram-se interpretações alternativas e estimularam-se dissonâncias ideológicas). Assim, a intervenção centrou-se na transição cíclica entre conteúdos vividos e categorias de auto-interpretação. Detectaram-se vários padrões de auto-construção que conjugam diversos graus de rigidez e de plasticidade interpretativa bem como de integração e de disjunção semântica, verificando-se um efeito positivo do envolvimento em conflitos sócio- cognitivos para a exploração de novos padrões de auto-compreensão narrativa e para a optimização da intencionalidade projectiva.pt
dc.identifier.citationFerreira, A., Jesus, P., & Barandela, T. (2010). Estimulação da auto-exploração narrativa: uma proposta de intervenção vocacional na adolescência. In M.C. Taveira, & A. D. Silva (Coords.), VI Conferência de Desenvolvimento vocacional: avaliação e intervenção: actas, Braga, Portugal (pp.79-89). Braga: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira.pt
dc.identifier.isbn978-989-96700-3-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/803
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectNarrativapt
dc.subjectDialogismopt
dc.subjectAdolescênciapt
dc.titleEstimulação da auto-exploração narrativa: Uma proposta de intervenção vocacional na adolescência.pt
dc.typeconferenceObjectpt
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameJesus
person.givenNamePaulo Renato
person.identifier.ciencia-id341A-6BE0-202D
person.identifier.orcid0000-0002-8707-1877
person.identifier.ridC-4078-2013
person.identifier.scopus-author-id35362004900
relation.isAuthorOfPublication17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery17f1402c-cf58-4fa9-a799-0bb5a16e2a34

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Atas 2010 Psicologia Vocacional.parte.pdf
Size:
202.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format