Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.

dc.contributor.authorPeixoto, Nuno
dc.contributor.authorSobral, Sónia Rolland
dc.date.accessioned2015-07-01T11:30:57Z
dc.date.available2015-07-01T11:30:57Z
dc.date.issued2014-12
dc.description.abstractO paradigma do ensino-aprendizagem está atualmente em mutação. Longe vão os tempos em que o professor era um mero transmissor de conhecimento na sua sala de aula, rodeado pelos seus instrumentos tecnológicos: livros, quadro de lousa, giz e apagador. Com o passar dos anos, muito mudou e continua a mudar. O professor deixou de ser o único transmissor e o centro do conhecimento; a sala de aula deixou de se limitar às 4 paredes, assim como os livros, o quadro de lousa, o giz e o apagador deixaram de ser os únicos instrumentos de trabalho do professor. As tecnologias digitais estão a formatar as metodologias de ensino- aprendizagem, sendo que atualmente as ferramentas web destacam-se das restantes tecnologias na preferência dos professores e alunos no processo educativo. Devido ao enorme leque existente de ferramentas web e face às conjunturas atuais no ensino, este artigo pretende identificar critérios de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0, para que em estudos futuros permitam avaliar essas ferramentas no ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta investigação é do tipo de qualitativo com recurso à pesquisa bibliográfica desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos que permitirão averiguar e questionar a veracidade do estudo efetuado.pt
dc.identifier.citationPeixoto, N., & Sobral, S. R. (2014). Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem, Revista DICT, 5, 53-62.pt
dc.identifier.issn1647-4023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1246
dc.language.isoporpt
dc.peerreviewedyespt
dc.publisherUniversidade Portucalensept
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectDomínios do saberpt
dc.subjectconetividadept
dc.subjectFerramentas webpt
dc.subjectDeclaração de Bolonhapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.titleAlicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.pt
dc.typejournal articlept
degois.publication.firstPagep. 53pt
degois.publication.lastPagep. 62pt
degois.publication.titleRevista DICTpt
degois.publication.volumevol. 5pt
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameSobral
person.givenNameSónia Rolland
person.identifier.ciencia-idED15-C9EC-5996
person.identifier.orcid0000-0002-5041-3597
person.identifier.ridG-2227-2014
person.identifier.scopus-author-id37091626900
relation.isAuthorOfPublication2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AlicercesRevistaDICT2014.pdf
Size:
167.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format