Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
dc.contributor.author | Peixoto, Nuno | |
dc.contributor.author | Sobral, Sónia Rolland | |
dc.date.accessioned | 2015-07-01T11:30:57Z | |
dc.date.available | 2015-07-01T11:30:57Z | |
dc.date.issued | 2014-12 | |
dc.description.abstract | O paradigma do ensino-aprendizagem está atualmente em mutação. Longe vão os tempos em que o professor era um mero transmissor de conhecimento na sua sala de aula, rodeado pelos seus instrumentos tecnológicos: livros, quadro de lousa, giz e apagador. Com o passar dos anos, muito mudou e continua a mudar. O professor deixou de ser o único transmissor e o centro do conhecimento; a sala de aula deixou de se limitar às 4 paredes, assim como os livros, o quadro de lousa, o giz e o apagador deixaram de ser os únicos instrumentos de trabalho do professor. As tecnologias digitais estão a formatar as metodologias de ensino- aprendizagem, sendo que atualmente as ferramentas web destacam-se das restantes tecnologias na preferência dos professores e alunos no processo educativo. Devido ao enorme leque existente de ferramentas web e face às conjunturas atuais no ensino, este artigo pretende identificar critérios de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0, para que em estudos futuros permitam avaliar essas ferramentas no ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta investigação é do tipo de qualitativo com recurso à pesquisa bibliográfica desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos que permitirão averiguar e questionar a veracidade do estudo efetuado. | pt |
dc.identifier.citation | Peixoto, N., & Sobral, S. R. (2014). Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem, Revista DICT, 5, 53-62. | pt |
dc.identifier.issn | 1647-4023 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/1246 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.publisher | Universidade Portucalense | pt |
dc.rights | open access | pt |
dc.subject | Domínios do saber | pt |
dc.subject | conetividade | pt |
dc.subject | Ferramentas web | pt |
dc.subject | Declaração de Bolonha | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.title | Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem. | pt |
dc.type | journal article | pt |
degois.publication.firstPage | p. 53 | pt |
degois.publication.lastPage | p. 62 | pt |
degois.publication.title | Revista DICT | pt |
degois.publication.volume | vol. 5 | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies | |
person.familyName | Sobral | |
person.givenName | Sónia Rolland | |
person.identifier.ciencia-id | ED15-C9EC-5996 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5041-3597 | |
person.identifier.rid | G-2227-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37091626900 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2eea0284-22be-4cb8-8a14-192e56671b77 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- AlicercesRevistaDICT2014.pdf
- Size:
- 167.3 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format