A Conservação da pintura contemporânea: Quatro casos de estudo da coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
dc.contributor.advisor | Mendes, Nuno Camarneiro, orientador científico | |
dc.contributor.author | Basaloco, Margarida Manuela Leitão Costa | |
dc.date.accessioned | 2016-08-11T15:34:18Z | |
dc.date.available | 2016-08-11T15:34:18Z | |
dc.date.issued | 2016-07-13 | |
dc.date.submitted | 2016-05 | |
dc.description.abstract | A conservação preventiva de pintura contemporânea é cada vez mais um objetivo a atingir pelas instituições que albergam este tipo de coleção. Ao longo desta dissertação de Mestrado serão apresentados quatro casos de estudo da coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, pinturas dos anos de 1960/1970 cujos danos se encontram diretamente relacionados com as caraterísticas específicas das pinturas, nomeadamente a utilização de suportes pouco convencionais, grandes formatos e presença de elementos tridimensionais; assim como degradações resultantes de diversos fatores externos, com maior evidência os danos consequentes da armazenagem, transporte e exibição. Foram objetivos, avaliar riscos e tentar encontrar soluções favoráveis à conservação e à implementação das boas práticas, uma prioridade que evitará, sempre que possível, deteriorações e em última instância uma intervenção direta do objeto. | pt_PT |
dc.description.abstract | Preventive conservation of contemporary painting is increasingly an objective to achieve by the institutions that house such a collection. Throughout this Master's dissertation will be presented four case studies from the collection of the Faculty of Fine Arts, University of Porto, paintings year 1960/1970 whose injuries are directly related to the specific characteristics of the paintings, including the use of some media conventional, large format and the presence of three-dimensional elements; as well as degradation resulting from various external factors, most obviously for consequential damages of storage, transport and exhibition. Objectives were to evaluate risks and try to find favorable solutions to conservation and implementation of good practice, a priority that will avoid, whenever possible, deterioration and ultimately an intervention of the object. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Basaloco, M. M. L. C. (2016). A Conservação da pintura contemporânea: Quatro casos de estudo da coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1588. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201219980 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/1588 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pintura contemporânea | pt_PT |
dc.subject | Tridimensionalidade | pt_PT |
dc.subject | Conservação | pt_PT |
dc.subject | Transporte | pt_PT |
dc.subject | Armazenagem | pt_PT |
dc.subject | Exibição | pt_PT |
dc.subject.fos | Oher Humanities | pt_PT |
dc.title | A Conservação da pintura contemporânea: Quatro casos de estudo da coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Património Artístico, Conservação e Restauro. | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1