O papel da(s) lideranças(s) académica(s) no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social: Um estudo de caso numa instituição de ensino superior
dc.contributor.author | Pereira, Adelaide | |
dc.contributor.author | Albuquerque, Ana Sílvia | |
dc.contributor.author | Fernandes, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T17:39:50Z | |
dc.date.available | 2024-02-08T17:39:50Z | |
dc.date.issued | 2023-12-30 | |
dc.description.abstract | O presente artigo é parte de uma investigação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, cujo tema é a promoção da Responsabilidade Social (RS) no Ensino Superior (ES) impulsionada pelas lideranças académicas através das suas práticas e estratégias pedagógicas. Pretende analisar o papel das lideranças académicas no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social numa instituição privada de ensino superior. É um trabalho qualitativo que através do estudo de caso procura, também, conhecer as metodologias pedagógicas que fomentam competências em RS nos alunos em prol de uma sociedade mais preparada e solidária. Focamos este estudo no contributo das lideranças académicas por serem essenciais na promoção de práticas pedagógicas de ensino/aprendizagem alinhadas com a RS das Instituições de Ensino Superior (IES). Os participantes são docentes que simultaneamente desempenham cargos de liderança intermédia numa IES do Norte de Portugal. Elegemos a entrevista semiestruturada como a técnica de recolha de dados mais adequada à problemática em estudo e a análise de conteúdo como método de tratamento de dados. As lideranças entrevistadas referem o desenvolvimento de ações e projetos concretos de formação integral que promovem nos alunos uma cidadania ativa, onde o debate e a reflexão contribui para o processo de aprendizagem e melhoria contínua. Conclui-se da importância da promoção de competências de RS dos alunos através de projetos interdisciplinares (e.g., PBL, ApS) nos diversos cursos de ES, contribuindo para a sua valorização e melhoria contínua, beneficiando os alunos, os docentes e as comunidades que usufruem do serviço. | |
dc.identifier.citation | Pereira, A., Fernandes, S., & Albuquerque, A. S. (2023). O papel da(s) lideranças(s) académica(s) no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social: Um estudo de caso numa instituição de ensino superior. In C. Pires, D. Lino, F. Martins, M. Figueiredo, R. Friães, T. Leite, & T. Almeida (Orgs.), Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Lisboa, Portugal, 15-17 setembro 2022, (pp. 386-395). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5386 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-95390-5-1 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11328/5386 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
dc.relation.hasversion | https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2022.pdf | |
dc.rights | open access | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Ensino Superior | |
dc.subject | Responsabilidade Social | |
dc.subject | Lideranças Académicas | |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | |
dc.title | O papel da(s) lideranças(s) académica(s) no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social: Um estudo de caso numa instituição de ensino superior | |
dc.type | conference paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2022-09-15 | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Portugal | |
oaire.citation.endPage | 395 | |
oaire.citation.startPage | 386 | |
oaire.citation.title | Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Albuquerque | |
person.familyName | Fernandes | |
person.givenName | Ana Sílvia | |
person.givenName | Sandra | |
person.identifier.ciencia-id | 8611-A9D7-96F2 | |
person.identifier.ciencia-id | D617-2C98-5011 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1161-561X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4712-4249 | |
person.identifier.rid | Q-2679-2019 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57204141984 | |
person.identifier.scopus-author-id | 16315361800 | |
relation.isAuthorOfPublication | 68f32c70-5d95-4084-8b90-4fd4459768a2 | |
relation.isAuthorOfPublication | 31cac8f7-2343-4567-9a41-454606455b42 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 68f32c70-5d95-4084-8b90-4fd4459768a2 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1