O papel da(s) lideranças(s) académica(s) no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social: Um estudo de caso numa instituição de ensino superior

dc.contributor.authorPereira, Adelaide
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Sílvia
dc.contributor.authorFernandes, Sandra
dc.date.accessioned2024-02-08T17:39:50Z
dc.date.available2024-02-08T17:39:50Z
dc.date.issued2023-12-30
dc.description.abstractO presente artigo é parte de uma investigação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, cujo tema é a promoção da Responsabilidade Social (RS) no Ensino Superior (ES) impulsionada pelas lideranças académicas através das suas práticas e estratégias pedagógicas. Pretende analisar o papel das lideranças académicas no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social numa instituição privada de ensino superior. É um trabalho qualitativo que através do estudo de caso procura, também, conhecer as metodologias pedagógicas que fomentam competências em RS nos alunos em prol de uma sociedade mais preparada e solidária. Focamos este estudo no contributo das lideranças académicas por serem essenciais na promoção de práticas pedagógicas de ensino/aprendizagem alinhadas com a RS das Instituições de Ensino Superior (IES). Os participantes são docentes que simultaneamente desempenham cargos de liderança intermédia numa IES do Norte de Portugal. Elegemos a entrevista semiestruturada como a técnica de recolha de dados mais adequada à problemática em estudo e a análise de conteúdo como método de tratamento de dados. As lideranças entrevistadas referem o desenvolvimento de ações e projetos concretos de formação integral que promovem nos alunos uma cidadania ativa, onde o debate e a reflexão contribui para o processo de aprendizagem e melhoria contínua. Conclui-se da importância da promoção de competências de RS dos alunos através de projetos interdisciplinares (e.g., PBL, ApS) nos diversos cursos de ES, contribuindo para a sua valorização e melhoria contínua, beneficiando os alunos, os docentes e as comunidades que usufruem do serviço.
dc.identifier.citationPereira, A., Fernandes, S., & Albuquerque, A. S. (2023). O papel da(s) lideranças(s) académica(s) no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social: Um estudo de caso numa instituição de ensino superior. In C. Pires, D. Lino, F. Martins, M. Figueiredo, R. Friães, T. Leite, & T. Almeida (Orgs.), Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Lisboa, Portugal, 15-17 setembro 2022, (pp. 386-395). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/5386
dc.identifier.isbn978-989-95390-5-1
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11328/5386
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação
dc.relation.hasversionhttps://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2022.pdf
dc.rightsopen access
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEnsino Superior
dc.subjectResponsabilidade Social
dc.subjectLideranças Académicas
dc.subjectPráticas Pedagógicas
dc.titleO papel da(s) lideranças(s) académica(s) no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social: Um estudo de caso numa instituição de ensino superior
dc.typeconference paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2022-09-15
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugal
oaire.citation.endPage395
oaire.citation.startPage386
oaire.citation.titleEducação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameAlbuquerque
person.familyNameFernandes
person.givenNameAna Sílvia
person.givenNameSandra
person.identifier.ciencia-id8611-A9D7-96F2
person.identifier.ciencia-idD617-2C98-5011
person.identifier.orcid0000-0003-1161-561X
person.identifier.orcid0000-0003-4712-4249
person.identifier.ridQ-2679-2019
person.identifier.scopus-author-id57204141984
person.identifier.scopus-author-id16315361800
relation.isAuthorOfPublication68f32c70-5d95-4084-8b90-4fd4459768a2
relation.isAuthorOfPublication31cac8f7-2343-4567-9a41-454606455b42
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery68f32c70-5d95-4084-8b90-4fd4459768a2

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
pp.386.395.pdf
Size:
2.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format