O Ensino das Ciências no contexto da Reorganização Curricular do Ensino Básico: do discurso às práticas e vice-versa.

dc.contributor.authorMartins, Idalina
dc.contributor.authorCosta, Nilza
dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.date.accessioned2015-01-14T15:45:22Z
dc.date.available2015-01-14T15:45:22Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractA implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português, em curso desde 2001, e a consequente organização do currículo em função de competências a desenvolver nos e com os alunos, nomeadamente as específicas das Ciências Físicas e Naturais, bem como o pressuposto de que esse desenvolvimento depende dos níveis de trabalho colaborativo entre professores, assumem-se como referências emergentes ao nível das práticas e da investigação. Apesar do discurso político que consubstancia, actualmente, o Ensino das Ciências ser inovador, os resultados de investigações mais recentes – Abelha (2005), Ferreira (2006), Martins (2005), Roldão et al (2007) e Sítima, (2005) – evidenciam outras apropriações dessas inovações ao nível das práticas curriculares, quer no âmbito das dinâmicas de trabalho entre professores, quer da promoção e desenvolvimento de competências nos e com os alunos. A relação que a generalidade dos professores inquiridos nos estudos referidos estabelece com a colaboração é diferente do preconizado nos discursos da tutela e da investigação (Lopes & Macedo, 2006), talvez porque seja difícil trabalhar em equipa ou investir numa dinâmica colectiva de projecto de escola (Perrenoud, 2002: 98). Este desfasamento entre discurso, concepções e práticas curriculares de professores não é da sua exclusiva responsabilidade, dado que a administração central não tem promovido políticas consistentes, por exemplo de formação contínua, nem desenvolve mecanismos de acompanhamento, monitorização e avaliação do processo de implementação da reorganização curricular (Costa, 2007: 107). Neste sentido, apresenta-se nesta comunicação um estudo em curso, inserido em dois projectos de doutoramento que, desenvolvidos em rede, procuram promover com professores de Ciências Físicas e Naturais a co-construção de práticas profissionais e sua conceptualização, numa perspectiva de articulação entre o que se preconiza, ao nível do discurso político educativo e da investigação, e o que se concretiza, ao nível da prática curricular.pt
dc.identifier.citationAbelha, M., Martins, I., Costa, N., & Roldão, M. (2008). O Ensino das Ciências no contexto da Reorganização Curricular do Ensino Básico: do discurso às práticas e vice-versa. In Atas do Colóquio “Da Investigação à Prática: Interações e Debates” (pp. 206-216). Aveiro: Universidade.pt
dc.identifier.isbn978-972-789-253-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/987
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectReorganização curricularpt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectTrabalho colaborativopt
dc.subjectEnsino das Ciênciaspt
dc.subjectEnsino Básicopt
dc.titleO Ensino das Ciências no contexto da Reorganização Curricular do Ensino Básico: do discurso às práticas e vice-versa.pt
dc.typeconferenceObjectpt
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAuthorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
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