O ensino/aprendizagem do código escrito: da teoria à praxis educativa
dc.contributor.author | Lopes, Maria Celeste | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-04-04T12:58:03Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:09:59Z | |
dc.date.available | 2012-04-04T12:58:03Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:09:59Z | |
dc.date.issued | 2011-01-01 | pt_PT |
dc.description.abstract | Tal como está amplamente demonstrado, um bom domínio do código escrito é uma aptidão básica para viver, participar e usufruir da realidade que nos rodeia e é o grande facilitador das aprendizagens escolares. Por outro lado, a incapacidade de ler bem gera, inevitavelmente, uma diminuição de oportunidades e de sucesso escolar. Neste sentido, o estudo visou contribuir para uma reflexão e incremento da sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades e problemas de aprendizagem no domínio do estudo. Um dos grandes contributos prende-se com a construção e aplicação de um teste dinâmico que permite a avaliação e despiste das dificuldades na compreensão leitora. | |
dc.identifier.citation | Lopes, M. C. S. (2011). O ensino/aprendizagem do código escrito: da teoria à praxis educativa. In Encontro Formação de Professores: Trajectos e Projectos em Didáctica: das teorias à praxis educacional. Instituto Piaget. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/291 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/291 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Piaget | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Insucesso | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades | pt_PT |
dc.subject | Código | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Compreensão | pt_PT |
dc.subject | Sinalização | pt_PT |
dc.subject | Diagnóstico | pt_PT |
dc.subject | Intervenção | pt_PT |
dc.title | O ensino/aprendizagem do código escrito: da teoria à praxis educativa | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
oaire.citation.title | Encontro Formação de Professores: Trajectos e Projectos em Didáctica: das teorias à praxis educacional |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O ensino.aprendizagem do código escrito (RESUMO).pdf
- Size:
- 28.44 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format