Concepção, implementação e eficácia do programa de resolução de problemas no ensino secundário
dc.contributor.author | Costa-Lobo, Cristina | |
dc.contributor.author | Quintela, Bárbara | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2019-01-09T11:11:41Z | |
dc.date.available | 2019-01-09T11:11:41Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Introdução A escola é vista como responsável pela aprendizagem de conhecimentos e competências para responder às necessidades da vida cotidiana (Oliveira; Marinho-Araújo, 2010; Spinath; Eckert; Steinmayr, 2014; Wang; Eccles, 2013). Esta investigação pretendeu desenvolver, implementar e avaliar a eficácia de Programa de Resolução de Problemas no Ensino Secundário (PRPES; Quintela; Almeida; Ermida-Ponte; Costa-Lobo, 2017a) na promoção do raciocínio e da metacognição, variáveis que in/uenciam o rendimento escolar (Lemos et al., 2010), e a resolução de problemas cotidianos (Rindermann, 2007). Seguidamente, serão abordados os fundamentos do PRPES, nomeadamente a aprendizagem baseada em problemas, o raciocínio e a metacognição em contexto escolar. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Costa-Lobo, C. Quintela, B., & Almeida, A. C. (2018). Concepção, implementação e eficácia do programa de resolução de problemas no ensino secundário. In F. M. Santos, & K. V. Pina (orgs.), A escola pública de que precisamos: Novas perspetivas para alunos e professores (pp. 441-465). Jundiaí, SP: Paco. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2518 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-462-1122-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2518 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Jundiaí Editorial | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Concepção, implementação e eficácia do programa de resolução de problemas no ensino secundário | pt_PT |
dc.type | book part | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 441 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 465 | pt_PT |
degois.publication.location | Jundiaí, SP, Brasil | pt_PT |
degois.publication.title | A escola pública de que precisamos: Novas perspetivas para alunos e professores | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Concepção, implementação e eficácia.pdf
- Size:
- 477.8 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format