Autoconceito em estudantes universitários de Moçambique: Estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunos

dc.contributor.authorCampira, Farissai P.
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra M.
dc.date.accessioned2019-01-22T16:37:32Z
dc.date.available2019-01-22T16:37:32Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO autoconceito é uma variável que acompanha a individualidade e os contextos de vida dos sujeitos. O Ensino Superior, pela sua complexidade, surge como um contexto que afeta a autoperceção dos estudantes, surgindo diferenças a ter em conta quando se trata de estudar os percursos de vida dos estudantes e como esses afectam a sua identidade. Neste artigo analisam-se as relações e diferenças no autoconceito em função de variáveis pessoais e de contexto dos alunos universitários de Moçambique. Participaram neste estudo 250 alunos da Universidade Pedagógica na Beira com idades entre 16 a 55 anos (M= 29.08; DP= 7.75), sendo 103 (41.2%) do sexo masculino. Destes 102(40.8%) tem até 23 anos de idade. Foi administrado o Questionário de Autoconceito para Estudantes Universitários de Moçambique. Os resultados mostram diferenças em função do género apenas nas dimensões do autoconceito religioso, do autoconceito académico e do autoconceito social, estas duas últimas dimensões a favor do género masculino. Tomando agora a variável idade, surgem diferenças com significado estatístico a favor dos estudantes com idade superior a 23 anos nas dimensões do autoconceito académico e autoconceito social. Finalmente verifica-se alguma associação do autoconceito com algumas variáveis, nomeadamente o ano do curso e o nível de escolaridade dos pais, sugerindo alguma diversidade nos alunos que frequentam hoje o Ensino Superior e que merece ser atendida pelas instituições.pt_PT
dc.description.abstractSelf-concept is a variable that accompanies individuals' individuality and life contexts. Higher education, due to its complexity, is a context that influences students' self-perception, with differences to be taken into account when studying students' life paths and how they influence their identity. This article analyzes the relationships and differences in self-concept as a function of personal and context variables of university students in Mozambique. A total of 250 students from the Pedagogical University of Beira aged 16-55 years (M = 29.08, SD = 7.75) participated in this study, of which 103 (41.2%) were male. Of these 102 (40.8%) are aged up to 23 years. The Self-Concept Questionnaire for University Students of Mozambique was administered. The results show differences according to gender only in the dimensions of religious self-concept, academic self-concept and social self-concept, the latter two dimensions favoring males. Taking into account the variable age, there are statistically significant differences in favor of students over the age of 23 in the dimensions of academic self-concept and social self-concept. Finally, there is an association of self-concept with some variables, namely the year of the course and the parents’ academic background, suggesting some diversity in the students who attend Higher Education, which should be observed by the institutions.pt_PT
dc.identifier.citationCampira, F. P., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2017). Autoconceito em estudantes universitários de Moçambique: Estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, vol. Ext.(10), 066-070. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2555pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2555
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/125pt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoconceitopt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.subjectDiferenças de géneropt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectHigher Educationpt_PT
dc.subjectMozambiquept_PT
dc.subjectGender differencespt_PT
dc.titleAutoconceito em estudantes universitários de Moçambique: Estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunospt_PT
dc.title.alternativeSelf-concept in university students of Mozambique: Study of the relations and differences according to the students´ personal and contextual variablespt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPage66pt_PT
degois.publication.issue10pt_PT
degois.publication.lastPage70pt_PT
degois.publication.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
degois.publication.volumevol. Ext.pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameAraújo
person.givenNameAlexandra M.
person.identifier.ciencia-idF513-2F7A-A091
person.identifier.orcid0000-0003-4345-0856
person.identifier.ridF-5093-2012
person.identifier.scopus-author-id55749283100
relation.isAuthorOfPublication034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
document-14.pdf
Tamanho:
876.03 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format