A família e a escola na construção da cidadania

dc.contributor.authorNeto, Arthur Moreira da Silva
dc.contributor.authorCosta-Lobo, Cristina
dc.contributor.authorCarvalho, Olívia da Conceição
dc.date.accessioned2019-08-14T11:22:35Z
dc.date.available2019-08-14T11:22:35Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA família e a escola desempenham um papel importantíssimo na construção da cidadania de crianças e jovens. Portanto, individualmente e em conjunto, ambas podem e devem possibilitar o desenvolvimento de competências necessárias a uma vida harmónica e equilibrada em sociedade. O exemplo dos mais velhos é fundamental para a assimilação e aprendizagem da vida democrática, com responsabilidade, autonomia e solidariedade. A educação para a carreira pode favorecer desde cedo o futuro adulto a ter uma vida profissional e produtiva mais satisfatória, realizando atividades para as quais esteja efetivamente vocacionado. O objetivo do presente artigo é refletir e repensar o papel da família e da escola na formação de sujeitos cidadãos. Infelizmente, os pais contemporâneos eximem-se da autoridade que lhes seria devida para educar seus filhos, optando por transferirem tal responsabilidade para a escola (Savater, 2008). Se outrora pensávamos apenas na necessidade de educar nossos filhos e alunos, hoje também já carecemos de uma educação parental (Gameiro, 2004; Delgado-Martins, 2011). Uma intervenção recomendada aos profissionais e familiares que atuam junto aos jovens deve considerar uma tríplice função: «… mudança de atitude dos adultos face aos adolescentes; aposta no diálogo intergeracional; ajuda aos jovens na concretização dos seus projectos de vida» (Matos & Sampaio, 2009, pp. 23-24). Sem alguns parâmetros, minimamente coerentes e sensatos, de vivência social e cívica de professores, pais, outros familiares e/ou pessoas próximas, dificilmente teremos no futuro uma sociedade verdadeiramente cidadã.pt_PT
dc.identifier.citationNeto, A., Costa-Lobo, C., & Carvalho, O. (2012). A família e a escola na construção da cidadania. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva, & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.247-261). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2877pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2877
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.relation.publisherversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.titleA família e a escola na construção da cidadaniapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage247pt_PT
degois.publication.lastPage261pt_PT
degois.publication.locationLisbon, Portugalpt_PT
degois.publication.title12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameIJP - Instituto Jurídico Portucalense
person.familyNameCarvalho
person.givenNameOlívia da Conceição
person.identifier.ciencia-idFA19-7B5C-E2F3
person.identifier.orcid0000-0002-6968-5277
person.identifier.scopus-author-id57211886778
relation.isAuthorOfPublicationaff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaff65b05-63c9-4ea4-89f0-c9e76e3db94d

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_247-261.pdf
Size:
223.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format