Currículo das Ciências Físicas e Naturais e suas implicações nas conceções e práticas docentes

dc.contributor.authorMartins, Idalina
dc.contributor.authorCosta, Nilza
dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.date.accessioned2017-12-13T18:56:03Z
dc.date.available2017-12-13T18:56:03Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEsta comunicação explora os resultados de uma investigação cujo principal objectivo era compreender, junto de professores de ciências do ensino básico (2º e 3º ciclos), o impacte do actual currículo das Ciências Físicas e Naturais perspectivado para o desenvolvimento de competências nos alunos. Para tal, procurámos: i) caracterizar o nível de apropriação de alguns conceitos centrais ao actual discurso educativo e ii) compreender possíveis alterações de práticas docentes decorrentes da implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico. O estudo empírico decorreu em dois momentos distintos. O primeiro, durante o ano lectivo de 2006/2007, adoptou uma natureza essencialmente quantitativa, reportando-se os resultados apresentados à recepção de 1122 questionários preenchidos por professores que leccionavam as disciplinas da área curricular das Ciências Físicas e Naturais. Posteriormente, estes dados foram complementados com outros de natureza qualitativa, obtidos, no início do ano lectivo de 2007/2008, através de entrevistas de aprofundamento realizadas a seis dos professores que leccionavam esta área curricular. Os resultados obtidos indiciam uma frágil apropriação dos conceitos-chave do actual discurso educativo e sugerem que a implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico e da consequente abordagem curricular por competências não se repercutiu em mudanças significativas ao nível das práticas docentes. Não obstante a complexidade e morosidade inerentes à apropriação de mudanças curriculares e a multiplicidade de sentidos que lhes são atribuídas no contexto das práticas, consideramos que a almejada promoção de um ensino de Ciências contextualizado e democrático carece de uma concertação de esforços entre os diferentes actores educativos.pt_PT
dc.identifier.citationMartins, I., ABELHA, M., Costa, N. & Roldão, M. (2009). Currículo das Ciências Físicas e Naturais e suas implicações nas conceções e práticas docentes. In F. Paixão & F. Jorge (Coord.) Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, Atas XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (pp. 443-453). Castelo Branco: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco, 24-26 de setembro (ISBN: 978-989-95831-2-2).pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95831-2-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2016
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectCiências físicas e naturais pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectPráticas docentespt_PT
dc.titleCurrículo das Ciências Físicas e Naturais e suas implicações nas conceções e práticas docentespt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage443pt_PT
degois.publication.lastPage453pt_PT
degois.publication.locationCastelo Brancopt_PT
degois.publication.titleEducação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadaniapt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAuthorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
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