Currículo das Ciências Físicas e Naturais e suas implicações nas conceções e práticas docentes
dc.contributor.author | Martins, Idalina | |
dc.contributor.author | Costa, Nilza | |
dc.contributor.author | Roldão, Maria do Céu | |
dc.contributor.author | Abelha, Marta | |
dc.date.accessioned | 2017-12-13T18:56:03Z | |
dc.date.available | 2017-12-13T18:56:03Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Esta comunicação explora os resultados de uma investigação cujo principal objectivo era compreender, junto de professores de ciências do ensino básico (2º e 3º ciclos), o impacte do actual currículo das Ciências Físicas e Naturais perspectivado para o desenvolvimento de competências nos alunos. Para tal, procurámos: i) caracterizar o nível de apropriação de alguns conceitos centrais ao actual discurso educativo e ii) compreender possíveis alterações de práticas docentes decorrentes da implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico. O estudo empírico decorreu em dois momentos distintos. O primeiro, durante o ano lectivo de 2006/2007, adoptou uma natureza essencialmente quantitativa, reportando-se os resultados apresentados à recepção de 1122 questionários preenchidos por professores que leccionavam as disciplinas da área curricular das Ciências Físicas e Naturais. Posteriormente, estes dados foram complementados com outros de natureza qualitativa, obtidos, no início do ano lectivo de 2007/2008, através de entrevistas de aprofundamento realizadas a seis dos professores que leccionavam esta área curricular. Os resultados obtidos indiciam uma frágil apropriação dos conceitos-chave do actual discurso educativo e sugerem que a implementação do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico e da consequente abordagem curricular por competências não se repercutiu em mudanças significativas ao nível das práticas docentes. Não obstante a complexidade e morosidade inerentes à apropriação de mudanças curriculares e a multiplicidade de sentidos que lhes são atribuídas no contexto das práticas, consideramos que a almejada promoção de um ensino de Ciências contextualizado e democrático carece de uma concertação de esforços entre os diferentes actores educativos. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, I., ABELHA, M., Costa, N. & Roldão, M. (2009). Currículo das Ciências Físicas e Naturais e suas implicações nas conceções e práticas docentes. In F. Paixão & F. Jorge (Coord.) Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, Atas XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (pp. 443-453). Castelo Branco: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco, 24-26 de setembro (ISBN: 978-989-95831-2-2). | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-95831-2-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2016 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Ciências físicas e naturais | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Práticas docentes | pt_PT |
dc.title | Currículo das Ciências Físicas e Naturais e suas implicações nas conceções e práticas docentes | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 443 | pt_PT |
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degois.publication.location | Castelo Branco | pt_PT |
degois.publication.title | Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.familyName | Abelha | |
person.givenName | Marta | |
person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
person.identifier.rid | H-1160-2016 | |
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relation.isAuthorOfPublication | b796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff | |
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