Alves, Dora Resende

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Alves

Primeiro Nome

Dora Resende

Nome

Alves, Dora Resende

Biografia

Dora Alves teaches European Union Law, History of Law, Constitutional Law, Constitutional Justice, Fundamental Rights and International Law at Universidade Portucalense Infante D. Henrique in Oporto, Portugal, since 1993. After taking the law degree in 1993, Dora Alves has worked as a lawyer registered at the Portuguese Lawyers Bar Association. She obtained a Masters degree in Law - European Integration at Law Department from the University of Coimbra (Portugal) in 1997 and started her work under her PhD in Law at Vigo University (Spain). The thesis is about "The powers of investigation and sanction of the European Commission under the competition law" ("Os poderes de investigação e sanção da Comissão Europeia no âmbito do direito da concorrência") and took her PhD title in 2015. Her academic interests involves all subjects around Regulation (EC) 1/2003 of the Council of 16 December 2002 concerning the implementation of competition rules laid down in articles 81 and 82 of the Treaty, OJ L 1 of 04.01.2003, p. 1 to 25. Also lateral interest about ancient history of law related to Portugal's history, respect of human rights and public versus private enforcement, always on competition field and always related to European Union Law.

Projetos de investigação

Projeto de investigação
Health4All in the 21st Century

Unidades organizacionais

Organização
IJP - Instituto Jurídico Portucalense
O Instituto Jurídico Portucalense (IJP) é um centro de investigação em ciências jurídicas que tem como objetivo principal promover, apoiar e divulgar a investigação científica nessa área do saber produzida na Universidade Portucalense e nos Institutos Politécnicos de Leiria e de Lisboa, suas parceiras estratégicas.

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Convenção sobre os Direitos da Criança: Conhecimento e cumprimento: Projecto de investigação
    2016-10-06 - Tomás, Sérgio Tenreiro; Nascimento, Daniela; Matos, André; Durão, Natércia; Alves, Dora Resende; Carvalho, Sónia de; Santos-Pereira, Carla; Carvalho, Olívia da Conceição; Castilhos, Daniela Serra; Castilhos, Daniela Serra
    Os direitos das crianças devem ser conhecidos na 1.ª pessoa pelas próprias crianças e pelos mais directos educadores, onde se incluem os pais e os professores. Em torno desta ideia, formou-se um grupo de investigação na Universidade Portucalense que pretende desenvolver um trabalho de investigação para aferir o nível de conhecimento dos seus direitos pelas crianças, enquanto destinatárias do elenco de direitos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovada em 1989, pelas Nações Unidas.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Convenção sobre os direitos da criança: Conhecimento e cumprimento
    2018 - Tomás, Sérgio Tenreiro; Nascimento, Daniela; Carvalho, Sónia de; Carvalho, Olívia da Conceição; Durão, Natércia; Castilhos, Daniela Serra; Castilhos, Daniela Serra; Matos, André; Alves, Dora Resende; Santos-Pereira, Carla
    Os direitos das crianças devem ser conhecidos na 1.ª pessoa pelas próprias crianças e pelos mais diretos educadores, onde se incluem os pais e os professores. Em torno desta ideia formou-se um grupo de investigação na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), das áreas do Direito, Educação, Psicologia e Estatística, que pretende desenvolver um trabalho cujo principal objetivo é aferir o nível de conhecimento e cumprimento dos direitos das crianças, enquanto destinatárias, do elenco de direitos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança. O estudo do conhecimento dos direitos pela criança exige uma avaliação da aplicação efetiva da Convenção no ordenamento jurídico que permita apurar se os Estados, envolvidos neste estudo, têm tomado todas as medidas adequadas à consecução deste propósito e, no caso de os resultados do estudo revelarem ser necessário, propor as medidas ajustadas para a prossecução do mesmo. Como objetivos específicos pretende avaliar-se o conhecimento dos direitos das crianças pelas próprias e pelos seus educadores (pais e professores), com o propósito de formular diretrizes de formação com a ulterior avaliação do seu impacto.