Mota, Ana Sofia
Loading...
Email Address
Birth Date
Job Title
Last Name
Mota
First Name
Ana Sofia
Name
Mota, Ana Sofia de Sousa Machado
Biography
Identifiers
Research Projects
Organizational Units
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
Publication Open Access Serviços de referência e referência virtual nas bibliotecas públicas portuguesas2015-10-21 - Nunes, Manuela Barreto; Mota, Ana SofiaO serviço de referência, incorporando na sua organização, funcionamento e comunicação com o utilizador um conjunto de potencialidades disponibilizadas pela tecnologia, assume um papel fundamental na luta contra a desigualdade e o analfabetismo digital. Mediador entre informação e utilizador, contribui não só para o fomento da literacia da informação, mas também para a criação de conhecimento. Apresentam-se os resultados parciais de uma investigação em curso sobre o serviço de referência virtual (SRV)nas bibliotecas públicas em Portugal. Partindo da análise de documentos orientadores internacionais e da observação de características estruturais da Rede Nacional de Biblioteca Públicas (RNBP), visa a concepção de soluções de desenvolvimento a aplicar a esta realidade concreta. Inserido no paradigma crítico, o estudo aplica métodos qualitativos sustentados na teoria fundamentada e foi aplicado sobre as 201 bibliotecas da RNBP. Destas, foram objecto de análise doze bibliotecas que efectivamente prestavam SRV e entrevistados seis bibliotecários. Os resultados apontam para a inexistência generalizada do serviço e para um funcionamento incipiente na maioria dos casos em que se verifica. Conclui-se que, quando funciona eficazmente, o retorno do ponto de vista dos utilizadores é satisfatório e altamente positivo, justificando a necessidade do seu desenvolvimento e do investimento que nele é feito.Publication Open Access O Serviço de Referência nas Bibliotecas Públicas em Portugal: estado da questão e proposta de análise de acordo com as directrizes da RUSA e da IFLA2012-10 - Nunes, Manuela Barreto; Mota, Ana SofiaDesde o seu aparecimento o Serviço de Referência (SR) tem vindo a passar por sucessivas alterações, procurando adaptar-se à contínua evolução da sociedade e, consequentemente, às diferentes necessidades dos seus utilizadores. Em diversos países, este serviço tem-se afirmado como mediador por excelência entre utilizador e informação, assumindo, actualmente, características únicas na interacção que estabelece com o utilizador e na assistência especializada que lhe disponibiliza. Tendo em consideração o panorama de grande desenvolvimento verificado na área da referência no âmbito internacional e na escassez de trabalhos efectuados em Portugal sobre esta temática, foi efectuada a investigação O Serviço de Referência nas Bibliotecas Públicas em Portugal, caracterização actual e perspectivas de desenvolvimento que permitiu fazer um levantamento sobre a situação dos serviços de referência nas bibliotecas da RNBP (Rede Nacional de Bibliotecas Públicas). Traçando uma situação de algum atraso no desenvolvimento deste serviço nas bibliotecas públicas portuguesas, concluiu-se pela necessidade urgente de mais investigações no sentido da sua evolução. A investigação O Serviço de Referência nas bibliotecas públicas, modelo de desenvolvimento a partir das directrizes internacionais, a decorrer no âmbito do doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade de Évora, procura, assim, através de uma análise às directrizes internacionais da RUSA/ALA (Reference and User Services Association / American Library Association) e da IFLA (International Federation of Library Association) sobre o SR, actualizar o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento deste serviço. Esta comunicação pretende apresentar uma síntese dos resultados alcançados no estudo inicial sobre o SR nas bibliotecas públicas e dar a conhecer as principais linhas norteadoras da elaboração do trabalho de investigação ainda em desenvolvimento.