Simão, Emília

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Simão

Primeiro Nome

Emília

Nome

Emília Simão

Biografia

Emília Simão é Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (UP), Especialista em Media Arts, Mestre em Multimédia e em Estudos Artísticos, e Licenciada em Ciências da Comunicação. É Coordenadora da Licenciatura em Multimédia e Artes da Universidade Portucalense e Docente nas áreas das Estéticas dos Novos Media, Práticas Emergentes das Artes, Investigação Artística, entre outras. Os principais interesses de investigaçao são as Media Arts, Música Eletrónica, Estéticas e Ambientes Digitais, Resistências e Subculturas. É Coordenadora do ObEMMA-Observatório Científico da Música Eletrónica e Arte Media e membro do CIAUD-UPT e do CITCEM. Integra a Comissão Científica e Organizadora de vários eventos internacionais e tem participou em diversas exposições como criadora/artista e curadora. Afiliação: CIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
O Centro de Investigação Gallaecia é responsável pela investigação e produção científica do DAMG. A equipa tem ganho regularmente financiamento para projetos de investigação, como coordenador ou parceiro, em candidaturas da FCT (projeto SEISMIC-V), programa Cultura 2000 (projeto VerSus) ou da Europa Criativa (projeto 3DPAST). A equipa realiza igualmente, consultoria e prestação de serviços a Municípios, assim como apoio às comunidades nas Juntas de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia. Os principais projetos de investigação ganhos e coordenados pela equipa têm sido dedicados sobretudo a património vernáculo, arquitetura de terra, Património Mundial e multimédia. Atualmente, encontram-se em desenvolvimento, os projetos “Versus+: Heritage for People” do programa Europa Criativa, com participação de 4 países (2019-2023); e o projeto “SizaAtlas: Filling the gaps” projeto FCT, coordenado pelo ISCTE, com parceria da FAUP e da UPT (2021-2024). Devido ao desenvolvimento ativo de projetos, de formação e capacitação, de valorização e proteção de património vernáculo e de arquitetura de terra, a equipa foi outorgada, com a Cátedra UNESCO de “Arquitetura de Terra, Desenvolvimento Sustentável e Culturas Construtivas”, da UNITWIN e Chaire UNESCO da CRAterre; e é membro institucional da Rede Ibero-americana PROTERRA de arquitetura e construção com terra.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 1 de 1
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Arts, Spirituality, and Religion
    2025-10-31 - Silva, Fátima Matos; Simão, Emília
    Throughout history, art has played a central role in the articulation of spirituality and the experience of the sacred. From its integration into religious rituals and sacred spaces to its capacity to transcend institutional boundaries, art has been a profound vehicle for exploring humanity’s connection to the divine. The historical use of art in religious rituals and sacred spaces forms the foundation of this inquiry, revealing how visual, architectural, and performative arts have facilitated spiritual experiences across cultures and eras. Beyond historical frameworks, artistic expression remains a powerful medium for both personal and collective spirituality, enabling individuals and communities to grapple with existential questions and express devotion in innovative ways. As the relationship between the arts, spirituality, and religion evolves in increasingly secular societies, new questions emerge about their role in navigating metaphysical concerns. For example, digital media arts and electronic music festivals have emerged as transformative spiritual vehicles in contemporary society, offering novel ways to experience connection, transcendence, and meaning in modern contexts. This Special Issue aims to analyze the dynamic intersections of arts, spirituality, and religion, exploring how these domains historically and contemporarily shape the human experience. It seeks to observe and uncover how artistic practises can serve as profound vehicles for expressing the spiritual and the sacred while challenging and reinterpreting traditional religious narratives. Contributions spanning various artistic forms—visual arts, digital media arts, music, literature, performing arts, or architecture—aim to explore the role of fostering spiritual connection, religious devotion, and existential inquiry. Simultaneously, spirituality, which often transcends institutional religious frameworks, finds resonance in abstract and non-representational practises and esthetics, where ambiguity invites subjective interpretation and deeper introspection. This Special Issue invites interdisciplinary perspectives from art, theology, philosophy, sociology, anthropology, cultural studies, and technology, among others, to illuminate the transformative power of artistic languages connected to the metaphysical and the divine. Simultaneously, contemporary reinterpretations of the sacred through abstract and non-representational art challenge conventional religious narratives, inviting subjective engagement and introspection. Contributions are encouraged to explore how the arts foster inter-religious dialogue and cultural inclusion, serving as bridges between diverse spiritual traditions. Examining these intersections seeks to foster a deeper understanding of how the arts continue to shape and be shaped by spiritual and religious experiences in a promptly changing world.