Simão, Emília

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Simão

Primeiro Nome

Emília

Nome

Emília Simão

Biografia

Emília Simão é Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (UP), Especialista em Media Arts, Mestre em Multimédia e em Estudos Artísticos, e Licenciada em Ciências da Comunicação. É Coordenadora da Licenciatura em Multimédia e Artes da Universidade Portucalense e Docente nas áreas das Estéticas dos Novos Media, Práticas Emergentes das Artes, Investigação Artística, entre outras. Os principais interesses de investigaçao são as Media Arts, Música Eletrónica, Estéticas e Ambientes Digitais, Resistências e Subculturas. É Coordenadora do ObEMMA-Observatório Científico da Música Eletrónica e Arte Media e membro do CIAUD-UPT e do CITCEM. Integra a Comissão Científica e Organizadora de vários eventos internacionais e tem participou em diversas exposições como criadora/artista e curadora. Afiliação: CIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
O Centro de Investigação Gallaecia é responsável pela investigação e produção científica do DAMG. A equipa tem ganho regularmente financiamento para projetos de investigação, como coordenador ou parceiro, em candidaturas da FCT (projeto SEISMIC-V), programa Cultura 2000 (projeto VerSus) ou da Europa Criativa (projeto 3DPAST). A equipa realiza igualmente, consultoria e prestação de serviços a Municípios, assim como apoio às comunidades nas Juntas de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia. Os principais projetos de investigação ganhos e coordenados pela equipa têm sido dedicados sobretudo a património vernáculo, arquitetura de terra, Património Mundial e multimédia. Atualmente, encontram-se em desenvolvimento, os projetos “Versus+: Heritage for People” do programa Europa Criativa, com participação de 4 países (2019-2023); e o projeto “SizaAtlas: Filling the gaps” projeto FCT, coordenado pelo ISCTE, com parceria da FAUP e da UPT (2021-2024). Devido ao desenvolvimento ativo de projetos, de formação e capacitação, de valorização e proteção de património vernáculo e de arquitetura de terra, a equipa foi outorgada, com a Cátedra UNESCO de “Arquitetura de Terra, Desenvolvimento Sustentável e Culturas Construtivas”, da UNITWIN e Chaire UNESCO da CRAterre; e é membro institucional da Rede Ibero-americana PROTERRA de arquitetura e construção com terra.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 3 de 3
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Cosmic Dance: A technoshamanic journey through consciousness
    2024-04-03 - Simão, Emília; Moura, João Martinho
    From archaic contexts to current reconfigurations, the shaman, wrapped in magical-religious lineages, operates as a guiding element, inducer of ecstatic states, and mediator between worlds. Can technology allow these attributes when digital codes and organic webs spin together, fueling cosmological dances and transitions to altered states of consciousness? The project Cosmic Dance, A Tecnhoshamanic Journey through Consciousness, explores the concept of technoshamanism, from which an allusion - possible or metaphorical - to the shamanic facet of technology is proposed.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Community engagement
    2023-11-29 - Alcindor, Mónica; Simão, Emília
    The publication presents the results of the project ‘Versus-Heritage for People’, funded by the Creative Europe EU programme. The main aim of the project was to actively involve a broad audience and raise awareness among it concerning the value of vernacular knowledge in shaping more sustainable and resilient models of development. The material and immaterial elements constituting a vernacular heritage (encompassing local materials, construction methods, models for living and social interaction, technical and environmental knowledge for the management of territories, natural resources, settlements, etc.) have enormous potential for generating forward-thinking models that can improve the environmental and social quality of our habitats, foster a sense of identity and belonging, and relate in a balanced way to the capacities of our planet. The book explores strategies and tools for managing and transmitting knowledge and the values associated with vernacular heritage. It includes concrete examples and good practices for engaging people in processes of knowledge and the enhancement of vernacular heritage values for sustainability. The outcome is the result of the collaborative efforts between the five academic institutions involved in the project – Universitat Politècnica de València as coordinator (ES), University of Florence (IT), University of Cagliari (IT), CRAterre-ENSAG (FR) and Escola Superior Gallaecia at Universidade Portucalense (PT). A total of 63 authors, comprising both external scholars and professionals, contributed to the book.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Digital culture and music: The influence of fandom on musical consolidation in pandemic times through digital platforms
    2023-10-01 - Borges, Mariane; Simão, Emília
    This study aims to identify the influence of fandom on the consolidation of artistic success in the context of the COVID-19 pandemic, analysing the behavioral phenomena related to the audience on digital platforms of independent artist Ana Cañas. The pandemic caused the cancellation of in-person concerts, bringing major difficulties for the artists. In the middle of this scenario, Ana Cañas achieved artistic success, made possible due the intervention of fandom. This research is based on qualitative and quantitative approach and is classified as a case study, using document analysis and netnography as research techniques for data collection and selection and analysis of comments generated from fan activism, around three digital platforms - Facebook, Instagram, and YouTube. It was found that fandom activism effectively helped in the musical consolidation of the independent artist, but represented, above all, a political act of resistance.