Palmeira, Lara

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Palmeira

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Lara

Nome

Lara Palmeira

Biografia

Lara Sofia Nascimento Palmeira, Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia ClĂ­nica e da SaĂșde e Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Concluiu o seu doutoramento em 2017 intitulado “When weight stigma gets under the skin: The development of Kg-Free: A new integrated acceptance, mindfulness, and compassion-based group intervention” onde investigou a eficĂĄcia de uma intervenção centrada na aceitação, atenção plena, e autocompaixĂŁo para mulheres com excesso de peso e obesidade. A sua investigação tem-se focado na aplicação das terapias cognitivo-contextuais de 3ÂȘgeração (por exemplo, ACT, CFT, Mindfulness), mais especificamente sobre o papel das estratĂ©gias de regulação emocional no estigma e no bem-estar em pessoas com diversos problemas de saĂșde e tambĂ©m na implementação e teste de eficĂĄcia das intervençÔes grupais baseadas na aceitação, na compaixĂŁo e na atenção plena na promoção da saĂșde e bem-estar de diferentes populaçÔes. Afiliação: IJP - Instituto JurĂ­dico Portucalense. DPE - Departamento de Psicologia e Educação.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
IJP - Instituto JurĂ­dico Portucalense
O Instituto JurĂ­dico Portucalense (IJP) Ă© um centro de investigação em ciĂȘncias jurĂ­dicas que tem como objetivo principal promover, apoiar e divulgar a investigação cientĂ­fica nessa ĂĄrea do saber produzida na Universidade Portucalense e nos Institutos PolitĂ©cnicos de Leiria e de Lisboa, suas parceiras estratĂ©gicas.

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    O eu e o nĂłs das emoçÔes: Um programa de promoção de competĂȘncias socioemocionais em crianças no contexto escolar
    2021-04 - Mendes, Sofia; Rocha, Vanessa; Pereira, SĂłnia; Tavares, Marta; Menezes, Paulo; PatrĂŁo, Bruno; Silva, Rui; Xavier, Ana; Palmeira, Lara; Vagos, Paula
    A literatura reconhece a importĂąncia de desenvolver esforços para promover as competĂȘncias socioemocionais em contexto escolar, enquanto variĂĄvel preditora da saĂșde mental, bem-estar e sucesso acadĂ©mico. O objetivo deste trabalho Ă© apresentar o desenvolvimento de um programa de promoção de competĂȘncias socioemocionais para crianças do 3Âș e 4Âș ano de escolaridade, integrado nas Academias Gulbenkian Conhecimento 2020. Este programa Ă© constituĂ­do por 10 sessĂ”es em grupo incluĂ­das no currĂ­culo escolar. Os objetivos gerais sĂŁo: (i) promover o autoconhecimento, atravĂ©s da capacidade de identificação e expressĂŁo das emoçÔes; (ii) treinar estratĂ©gias de autorregulação emocional focadas na tranquilização e compaixĂŁo; encorajar comportamentos de cooperação e conexĂŁo social. A promoção destas competĂȘncias Ă© auxiliada com recurso a tecnologias digitais (e.g., jogos interativos). Pretende-se ainda apresentar o design experimental deste estudo e as medidas de avaliação de eficĂĄcia, com base na perspetiva multi-informadores (crianças, pais e professores). Com a implementação do programa espera-se, nas crianças, um aumento nas competĂȘncias de controlo emocional, empatia e cooperação, bem como uma perceção do clima emocional em sala de aula mais tranquilo e seguro. Espera-se ainda melhorias na perceção, por parte dos pais e professores, acerca das competĂȘncias socioemocionais das crianças. Pretende-se promover o bem-estar psicolĂłgico das crianças e, de forma mais ampla, um ambiente mais positivo e compassivo nas escolas.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    The me and us of emotions: Preliminary results of a program to promote children’s empathy, compassion and cooperation
    2021-06 - Mendes, Sofia; Rocha, Vanessa; Pereira, SĂłnia; Tavares, Marta; Menezes, Paulo; PatrĂŁo, Bruno; Silva, Rui; Xavier, Ana; Palmeira, Lara; Vagos, Paula
    Given the challenges of the modern world, specifically at schools, and the alarming increase in mental health difficulties in young people, it is crucial to universally foster social and emotional skills in the school context. This study aims to present the development and preliminary results of a program to promote socioemotional skills for children in the 3rd and 4th grade. This program named “The Me and the Us of Emotions” is integrated in the Gulbenkian Academies of Knowledge 2020 and consists of 10 group sessions included in the school curriculum. The specific objectives are to promote the capacity for emotion recognition; to teach emotional self-regulation strategies focused on reassurance and compassion; and to encourage behaviors of social connection and cooperation. Digital technologies (e.g., interactive games) are complementarily used to promote these skills. An experimental design is used, and the efficacy measures address empathy, emotional skills, and cooperation, and emotional climate at classroom, based on a multi-informant perspective (children, parents, and teachers). It is expected that the children show improved emotion regulation skills, as well as increased cooperation, empathy, and compassionate actions towards themselves and others reported by themselves, their parents, and teachers. This will contribute to foster children’s psychological well-being and, more broadly, to developing more positive and compassionate environment at schools.