Nogueira, Sónia

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Nogueira

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Sónia

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Sónia Nogueira

Biography

Doutorada em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, Universidade de Aveiro e Universidade da Beira Interior, desde janeiro de 2014. Mestrado em Gestão de empresas com especialização em Marketing desde janeiro de 2006, pela Universidade do Minho. Com experiência prática de mais de 15 anos em empresas na direção de marketing e gestão da qualidade (em setor automóvel - marcas de luxo) onde dirigia uma equipa de cerca de 10 colaboradores incluindo o call center da empresa. Exercício de atividade docente há mais de 7 anos na área do marketing, estratégia e comunicação da marca. CEO e fundadora da empresa Just Natur (Turismo e eventos de marketing cultural). Professora auxiliar na Universidade Portucalense onde coordena a Licenciatura de Marketing, coordena a comissão de estágio do 1º Ciclo em Marketing. Investigadora no Centro de investigação REMIT na Universidade Portucalense. Além disso exerce também como docente convidada na Universidade do Minho igualmente nas áreas de Gestão estratégica e marketing. Principais interesses de investigação: Marketing e Estratégia, Comunicação da Marca, Marketing de Turismo, Stakeholders.

Research Projects

Organizational Units

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REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Search Results

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  • PublicationRestricted Access
    10 Conselhos práticos para o novo marketing em contexto pandémico [artigo de imprensa]
    2020-10-19 - Nogueira, Sónia
    A resiliência é uma capacidade cada vez mais requerida, quer enquanto indivíduos, quer como empresas. [...]
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    Contributos do marketing para o reforço de relações com clientes [artigo de imprensa]
    2021-04-06 - Nogueira, Sónia
    A escalada global de incerteza que abala consumidores e empresas há mais de um ano, provocada pelas ondas sucessivas de infecção com Covid-19 nos vários países, veio colocar sérios desafios empresariais, de comunicação e de relacionamento com os consumidores. [...]
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    Marketing inclusivo [artigo de imprensa]
    2021-10-21 - Nogueira, Sónia
    O Marketing Inclusivo assume-se como uma nova tendência em marketing, já que cada vez mais empresas têm vindo a compreender a sua importância e passaram a integrar na sua comunicação grupos minoritários, considerando a componente da inclusão na sua estratégia de marketing. A própria sociedade, cada vez mais sensível à forma como as marcas abordam esta realidade, tornou-se um motor de ajuda à implementação de acções de Marketing Inclusivo.
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    Chat GPT: uma ameaça ou um novo aliado do marketing? [artigo de imprensa]
    2023-04-01 - Nogueira, Sónia
    O Chat GPT tem na sua génese o conceito e desenvolvimento de sistemas avançados capazes de processar linguagem natural e, através da inteligência artificial, gerar textos, conversas e listar informações automatizadas. [...]
  • PublicationRestricted Access
    Integração da inteligência artificial nas ações de marketing [artigo de imprensa]
    2021-11-30 - Nogueira, Sónia
    Falar em IA (Inteligência Artificial) é fazer referência à capacidade das máquinas simularem a inteligência humana em que, com recurso a softwares e mecanismos de programação, conseguem captar experiências, raciocinar, perceber e decidir. [...]
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    Novas tendências: marketing para dark tourism [artigo de imprensa]
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    O dark tourism emerge como um novo nicho de mercado ao qual é preciso apresentar propostas capazes de ir ao encontro da satisfação das necessidades dos consumidores (turistas) que começam a ser evidenciadas neste âmbito. Há a necessidade de criar campanhas que respondam adequadamente aos interesses destes turistas proporcionando-lhe os destinos e experiências que procuram.
  • PublicationOpen Access
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    2021-02-03 - Nogueira, Sónia
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    Na era digital, os consumidores podem comprar produtos e serviços de uma forma imediata e sem grande esforço, conseguindo aceder a uma oferta alargada de conteúdos que lhes facilitam e agilizam a decisão de compra. No entanto, as compras online não permitem a mesma relação próxima que o acto de fazer compras offline. As compras offline implicam o uso dos 5 sentidos para experimentar os produtos e serviços antes do compromisso de compra, assim como uma relação pessoa-a-pessoa só possível nos canais offline. A verdade é que o ideal será, sempre que possível, aliar o melhor dos dois mundos: online e offline!
  • PublicationOpen Access
    Comportamento das marcas nas redes sociais [artigo de imprensa]
    2021-01-11 - Nogueira, Sónia
    Num contexto de crescimento concorrencial e novos desafios à competitividade e diferenciação, as marcas têm de abraçar o desafio relacionado com a conquista da preferência dos consumidores. Os marketeers sabem que as razões da preferência não estão sempre nos atributos mais tangíveis, mas também em aspectos intangíveis muitas vezes conectados com argumentos mais emocionais do que racionais. Este é o grande desafio: tornar as marcas as eleitas dos consumidores, levar à repetição das encomendas, gerar recomendação a amigos e familiares e impulsionar algum buzz nas redes sociais. [...]
  • PublicationOpen Access
    Geomarketing: o Marketing por geolocalização [artigo de imprensa]
    2022-02-14 - Nogueira, Sónia
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