Borges, Germano

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Último Nome

Borges

Primeiro Nome

Germano

Nome

Germano Borges

Biografia

Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia e Educação na Universidade Portucalense e Professor Convidado equiparado a Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho. Licenciado em Sociologia, Mestre em Sociologia na especialidade de Empreendedorismo e Serviço Social, Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa. Perito externo na avaliação externa de escolas (IGEC). Tem investigado no domínio da sociologia da educação, sobressaindo os temas dos percursos estudantis, meritocracia e excelência académica. Afiliação: I2P - Instituto Portucalense de Psicologia. DPE - Departamento de Psicologia e Educação.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CINTESIS.UPT - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS.UPT), former I2P, is an R&D unit devoted to the study of cognition and behaviour in context. With an interdisciplinary focus, namely on Education, Translational and Applied Psychology

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Restrito
    A excelência na Universidade
    2019-04 - Borges, Germano
    Em junho de 2003, é publicado o primeiro ranking internacional de instituições de ensino superior, The Academic Ranking of World Universities (ARWU), iniciativa que vários autores identificam como o começo da nova ordem mundial da educação superior. A este ranking outros se seguiram e a procura por um lugar de destaque na competição global das universidades configura-se objetivo de monta para os países, com os rankings a constituírem-se como medidores da excelência dos sistemas nacionais e legitimadores de políticas públicas no campo do ensino superior. Neste enquadramento, vários países têm executado programas de convergência de financiamento público em instituições de ensino superior selecionadas, aquelas que entendem reunir à partida as condições para que venham a ser reputadas como Universidades de Classe Mundial ou Centros de Excelência (Gazizova, Panfilova, & Makarova, 2016). A ideia é racionalizar os fluxos de financiamento público e canalizá-los às instituições nacionais de maior escala para que estas tomem escala internacional e mantenham a competitividade dos sistemas nacionais de ensino superior (Pol, 2012; Rostan & Vaira, 2011). Tal panorama é uma tendência global, afigurando-se um desafio para o ideal da cultura igualitária do ensino superior português, com este ensaio a ter o objetivo de desconstruir a conceção dominante da excelência no ensino superior e apresentar, em jeito breve, o atual estado das coisas no mundo académico.