Borges, Germano

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Último Nome

Borges

Primeiro Nome

Germano

Nome

Germano Borges

Biografia

Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia e Educação na Universidade Portucalense e Professor Convidado equiparado a Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho. Licenciado em Sociologia, Mestre em Sociologia na especialidade de Empreendedorismo e Serviço Social, Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa. Perito externo na avaliação externa de escolas (IGEC). Tem investigado no domínio da sociologia da educação, sobressaindo os temas dos percursos estudantis, meritocracia e excelência académica. Afiliação: I2P - Instituto Portucalense de Psicologia. DPE - Departamento de Psicologia e Educação.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CINTESIS.UPT - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS.UPT), former I2P, is an R&D unit devoted to the study of cognition and behaviour in context. With an interdisciplinary focus, namely on Education, Translational and Applied Psychology

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    A excelência académica entorpecida
    2023-04-24 - Torres, Leonor Lima; Borges, Germano
    A versão elitista da excelência académica que tem vindo a predominar no sistema educativo é aquela que a define como um desempenho excecional, uma qualidade distintiva de poucos que transcendem a norma da performance satisfatória, associada à ideia de que os estudantes reconhecidos por mérito escolar e integrados em “Quadros de Excelência” situam-se à margem de descontinuidades escolares, na lógica de uma excelência para memória futura. A visão romantizada do ideal performativo tem vindo a produzir efeitos nebulosos nas trajetórias estudantis, exacerbando a pressão naqueles que aspiram manter-se no patamar da excelência. Este artigo pretende analisar o percurso académico e a transição para o ensino superior dos “melhores alunos” dos cursos científico-humanísticos da escola pública portuguesa. Enquadrado numa pesquisa de doutoramento que envolveu mais de 400 estudantes, este artigo centra-se na análise das classificações no ensino superior de 142 destes alunos e de depoimentos em inquérito por questionário e entrevista. Os resultados evidenciam os efeitos de uma narrativa unidimensional da excelência, fortemente sustentada em lógicas “resultadistas”, com a excelência conquistada a revelar-se temporária e desfasada dos padrões de excelência exigidos no ensino superior.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    A Esperança em Tempos de Estado de Emergência
    2020-04-24 - Borges, Germano
    À data desta reflexão, a nível mundial registam-se mais de 180 mil mortos pela COVID-19, numa pandemia transversal a 209 países e territórios. De um momento para o outro, sociedades cosmopolitas, produtivas, performativas e individualizadas entram em shutdown. De um momento para o outro, encerram-se escolas e universidades, são impostos deveres especiais de proteção e de recolhimento, são suspensas atividades no âmbito do comércio a retalho, da prestação de serviços, proibida a realização de celebrações de cariz religioso, suspenso o exercício dos direitos de circulação, reunião e manifestação, etc. De um momento para o outro, o indivíduo é menos cidadão e mais agente de saúde pública. A Sociedade Disciplinar (Foucault, 1997) torna-se manifesta em nome da preservação da vida humana. E se a transitoriedade se normalizar? E se a suspensão de direitos se reconfigurar em definitiva em nome da saúde pública? E se estivermos a assistir ao início de uma sociedade profilática em permanência? Estas questões são inverosímeis à luz de uma noção orientadora da vida em sociedade, a esperança.
  • PublicaçãoAcesso Restrito
    Social Educators’ initial and in-service training: Community projects as promoters of professional development
    2024-07-16 - Carvalhais, Lénia; Borges, Germano
    Promoting social justice, fighting against social inequalities, and minimizing the risks and dangers faced by society’s most vulnerable groups are the aims of socio-educational intervention actions promoted by Social Educators in community projects. Using a qualitative and interpretative case study research methodology, this study sought to understand, from the perspective of Social Educators (n = 13) who graduated from a university in the north of Portugal between 2018 and 2022, how and if the experience of working in a community project during initial and in-service training enriches and/or alters their work. The results showed that the participation of Social Educators in community projects deconstructs an excessively individualistic view of intervention, with Social Educators highlighting the social and educational conditions that shape the target audiences in an action that is required to be holistic and legitimized by the members of the communities in which they operate.
  • PublicaçãoAcesso Restrito
    A excelência na Universidade
    2019-04 - Borges, Germano
    Em junho de 2003, é publicado o primeiro ranking internacional de instituições de ensino superior, The Academic Ranking of World Universities (ARWU), iniciativa que vários autores identificam como o começo da nova ordem mundial da educação superior. A este ranking outros se seguiram e a procura por um lugar de destaque na competição global das universidades configura-se objetivo de monta para os países, com os rankings a constituírem-se como medidores da excelência dos sistemas nacionais e legitimadores de políticas públicas no campo do ensino superior. Neste enquadramento, vários países têm executado programas de convergência de financiamento público em instituições de ensino superior selecionadas, aquelas que entendem reunir à partida as condições para que venham a ser reputadas como Universidades de Classe Mundial ou Centros de Excelência (Gazizova, Panfilova, & Makarova, 2016). A ideia é racionalizar os fluxos de financiamento público e canalizá-los às instituições nacionais de maior escala para que estas tomem escala internacional e mantenham a competitividade dos sistemas nacionais de ensino superior (Pol, 2012; Rostan & Vaira, 2011). Tal panorama é uma tendência global, afigurando-se um desafio para o ideal da cultura igualitária do ensino superior português, com este ensaio a ter o objetivo de desconstruir a conceção dominante da excelência no ensino superior e apresentar, em jeito breve, o atual estado das coisas no mundo académico.