Leite, Jorge

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Último Nome

Leite

Primeiro Nome

Jorge

Nome

Jorge Leite

Biografia

Jorge Leite obtained his PhD in 2011 from the University of Minho, where he also completed his Psychology Degree in 2005. From 2013 to 2016, he underwent postdoctoral training at the Neuromodulation Center, Spaulding Rehabilitation Hospital, Harvard Medical School. Currently, he holds the positions of Vice-Rector for Research, Associate Professor, and Coordinator of the CINTESIS.UPT. Throughout his career, he has made significant contributions to the field, with over 70 peer-reviewed publications, including articles in journals, book chapters, and conference proceedings. According to Scopus data, over half of his publications are featured in the top 25% of journals, while 45% are among the top 25% most cited documents globally. He has also supervised numerous MSc dissertations and is currently overseeing four PhD theses. Furthermore, he actively participates in various research projects, taking on roles such as Principal Investigator, Researcher, and Supervisor. These projects have successfully secured over 6M euros in funding. His dedication to his work has been recognized with seven awards and/or honors. Furthermore, he has collaborated with 167 fellow researchers in various scientific endeavors.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CINTESIS.UPT - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS.UPT), former I2P, is an R&D unit devoted to the study of cognition and behaviour in context. With an interdisciplinary focus, namely on Education, Translational and Applied Psychology

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Avaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenho
    2018 - Oliveira, Íris Martins; Mesquita, Diana; Abelha, Marta; Carvalho, Olívia da Conceição; Jesus, Paulo Renato; Fernandes, Sara M.; Leite, Jorge; Fernandes, Sandra
    Esta comunicação tem como objetivo apresentar a proposta de um projeto de investigação sobre avaliação do desempenho docente no Ensino Superior. Esta proposta surgiu da atividade de colaboração desenvolvida por um grupo de docentes da Universidade Portucalense (UPT) no contexto de uma ação de formação subordinada à temática Scholarhip of Teaching and Learning (SoTL), promovida pelo Centre for Excellence in Teaching da UPT. Este centro foi criado pela Reitoria da UPT em Maio de 2017, para potenciar o desenvolvimento de estratégias favorecedoras da reflexão e melhoria das práticas pedagógicas dos/as docentes. Neste âmbito, um dos seus objetivos consiste em promover competências que se consideram fundamentais para a inovação pedagógica e curricular por parte dos/as docentes, tais como trabalho colaborativo, capacidade de ultrapassar desafios, reflexão sobre a prática e investigação. A formação sobre SoTL, organizada em quatro sessões (3h cada), tem periodicidade mensal entre abril e julho 2018. Esta formação pretende: apresentar, discutir e analisar os princípios do SoTL; desenvolver tempos e espaços de reflexão crítica sobre a prática de ensino e das aprendizagens; bem como desenvolver e apresentar uma proposta de investigação sobre a prática pedagógica. Como o SoTL assenta numa abordagem que favorece a reflexão sobre e para a prática pedagógica, numa lógica de contínua indagação profissional (Shulman, 2000; 2011; Vieira, 2009), as sessões de formação dedicadas à temática procuram refletir esse mesmo princípio e apropriar esta metodologia para o desenvolvimento profissional dos docentes (Fanghanel, 2013). A proposta de projeto apresentada surge como resultado da aplicação da abordagem SoTL em contexto de formação e da inerente indagação da prática docente, por parte dos elementos do grupo. Em particular, a presente comunicação deriva da reflexão sobre a valorização da docência enquanto uma das funções do/a docente universitário/a. Esta tem sido uma preocupação crescente por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), que se deparam atualmente com desafios no que se refere às questões da avaliação da qualidade dos/as docentes e do ensino superior, decorrentes do Processo de Bolonha, do financiamento das IES e da garantia e certificação da Qualidade. (...)