Mimoso, Maria João

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Mimoso

Primeiro Nome

Maria João

Nome

Maria João Mimoso

Biografia

Maria João Mimoso nasceu em Lisboa, em 1962, é Professora Associada, Doutorada, Mestre e Licenciada em Direito. Ao longo da sua carreira de docente do Ensino Superior, integrou várias vezes órgãos Científicos e Pedagógicos nas instituições onde lecionou e leciona. Atualmente é Coordenadora do Mestrado em Ciência Jurídica Forense, da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Integra o grupo de investigação "Processo" do Instituto Jurídico Portucalense – IJP. Participou em projetos de investigação na área da Ciência Jurídica, em Portugal e no estrangeiro, designadamente Co-relatora nacional do Specific Program Civil Justice, Civil Justice Action Grants 2009, the European Commission, University of Maribor, Faculty of Law, “Vereinfachte Forderungsbetreibung in der EU /Simplification of Debt Collection in EU” e como Relatora nacional do Specific Program Civil Justice, Civil Justice Action Grants 2012, the European Commission, University of Maribor, Faculty of Law, “European Dimension of taking of Evidence. A investigação que desenvolve centra-se no na contratação comercial, nacional e internacional, arbitragem nacional e internacional e investimento estrangeiro. É autora de uma dissertação e de uma tese, respetivamente Mestrado e Doutoramento em Direito na área da arbitragem comercial, bem como de vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras e de diversos pareceres. Tem colaborado com vários escritórios de advogados e desempenhado, também, funções de árbitro. Afiliação: IJP - Instituto Jurídico Portucalense. DD- Departamento de Direito.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
IJP - Instituto Jurídico Portucalense
O Instituto Jurídico Portucalense (IJP) é um centro de investigação em ciências jurídicas que tem como objetivo principal promover, apoiar e divulgar a investigação científica nessa área do saber produzida na Universidade Portucalense e nos Institutos Politécnicos de Leiria e de Lisboa, suas parceiras estratégicas.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 1 de 1
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    The teaching of law post Bologna
    2018 - Mimoso, Maria João; Magalhães, Bárbara; Caramelo-Gomes, José
    The Bologna process aims to harmonize European Higher Education. This implies serious changes and challenges for the Legal Higher education institutions and scholars, as this realm of knowledge should now provide skills for the exercise of a legal profession at a transnational level. Law teaching in most institutions simply tried to cope up with the Europeanization process by introducing pale cosmetic changes and therefore not adapting to the European reality and needs. The main objectives are to summarize Bologna’s objectives applied to the teaching/learning of law, assessing various solutions and cases and trying to deliver a ‘best practice’ draft. After a comprehensive study on the implementation of the Bologna process and its results, we will be able to make a critical judgment on the teaching of law. Matter ‘de iure condendo’ proposes education policies that enable a holistic view of the law.