Carvalho, João M. S.

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Carvalho

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João M. S.

Nome

João M. S. Carvalho

Biografia

João M. S. Carvalho é Professor Associado com Agregação da Universidade Portucalense. É investigador do REMIT – Investigação em Economia, Gestão e Tecnologias de Informação (Universidade Portucalense), no CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho), do InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), e do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. Licenciado em Gestão de Empresas, Pós-graduado em Gerontologia Social, Mestre em Economia e Doutorado em Ciências Empresariais. Trabalhou durante 15 anos na indústria farmacêutica. A nível nacional e internacional tem publicado vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas. Afiliação: REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. DEG - Departamento de Economia e Gestão.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Orientação de mercado e desempenho: Estudo das organizações sem fins lucrativos de acção social em Portugal, através de um modelo de equações estruturais
    2004 - Carvalho, João M. S.
    A orientação de mercado tem sido pouco estudada em Portugal, e nunca o foi em organizações sem fins lucrativos de acção social (OSFLAS). Para além do estudo deste conceito e da sua aplicação, é proposto um modelo que relaciona a orientação de mercado com a aprendizagem organizacional e o planeamento estratégico, e estuda os impactos no desempenho neste tipo de organizações. As orientações estratégicas da gestão de mercados estudadas são as de produto, de produção, de mercado, normativolegal (nova categoria) e de vendas. Nesta investigação é abordado também o conceito de marketing social à luz do paradigma de Andreasen (1995), como uma metodologia de intervenção que pode ser útil para todo o tipo de organizações. Após refinamento e validação das escalas de mensuração daqueles conceitos complexos, foi realizado um inquérito nas OSFLAS, que obteve 320 respostas válidas, servindo para a análise dum modelo de equações estruturais. O modelo proposto demonstra um bom ajustamento global, sendo consistente com os dados recolhidos. Comprovam-se as relações mais importantes previstas nas hipóteses, nomeadamente o forte efeito positivo directo da orientação de mercado no desempenho. Prova-se também a existência dos cinco tipos de orientação estratégica previstos, sendo a orientação de produto dominante nestas organizações em Portugal. Contudo, as organizações mais orientadas para o mercado apresentam vantagens sobre as demais na relação com o desempenho. Esta investigação, para além do contributo para as teorias do Marketing e da Gestão, permite retirar várias implicações práticas para a gestão, nomeadamente a construção dum conjunto de instrumentos de auto-avaliação, que pode ajudar os gestores a obter uma maior eficácia no desempenho organizacional.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    O lar da Santa Casa de Misericórdia de Vale de Cambra: Estudo de caso
    2007 - Carvalho, João M. S.
    Neste trabalho apresenta-se um estudo de caso do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, onde se procura avaliar os factores considerados mais importantes, para explicar a difícil situação financeira e organizacional existente. Os conceitos organizacionais estudados são os de formalização e centralização da estrutura, os de empenhamento e espírito de corpo do pessoal, e os de aprendizagem organizacional, orientação de mercado, outras orientações estratégicas, planeamento estratégico e eficácia do desempenho. Assim, através de entrevistas, aplicação de escalas, análise documental e visitas ao local, conseguiu-se reunir um conjunto de elementos caracterizadores da situação actual, permitindo listar os problemas fundamentais, para os quais são apontadas as soluções julgadas mais ajustadas.