Carvalho, João M. S.

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Carvalho

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João M. S.

Nome

João M. S. Carvalho

Biografia

João M. S. Carvalho é Professor Associado com Agregação da Universidade Portucalense. É investigador do REMIT – Investigação em Economia, Gestão e Tecnologias de Informação (Universidade Portucalense), no CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho), do InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), e do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. Licenciado em Gestão de Empresas, Pós-graduado em Gerontologia Social, Mestre em Economia e Doutorado em Ciências Empresariais. Trabalhou durante 15 anos na indústria farmacêutica. A nível nacional e internacional tem publicado vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas. Afiliação: REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. DEG - Departamento de Economia e Gestão.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Restrito
    Perceções das crianças sobre o seu bem-estar: um estudo no norte de Portugal
    2021 - Delgado, Paulo; Correia, Fátima; Carvalho, João M. S.
    Nos últimos anos, tem-se assistido a uma valorização da criança enquanto ator social [...]
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Viver em acolhimento familiar ou residencial: O bem-estar subjetivo de adolescentes em Portugal
    2019 - Delgado, Paulo; Correia, Fátima; Carvalho, João M. S.
    O conceito de bem-estar subjetivo é complexo e multifacetado e relaciona-se com aquilo que cada pessoa pensa, avalia e sente sobre a sua própria vida, de acordo com a suas circunstâncias individuais e sociais. O objetivo deste estudo é comparar os níveis de bem-estar subjetivo das crianças em acolhimento familiar e em acolhimento residencial, relativamente às crianças na população geral, e compreender a influência no bem-estar subjetivo das crianças de fatores como a escola ou a relação que desenvolvem com pares e adultos. A amostra é composta por três grupos: 238 crianças que vivem na população geral, 145 em acolhimento residencial e 39 em acolhimento familiar. Os dados foram obtidos através da aplicação do questionário International Survey of Children's Wells Os resultados indicam que as crianças em acolhimento residencial têm um menor bem-estar subjetivo em comparação com os grupos de crianças em acolhimento familiar e na população geral. É essencial e urgente desenvolver programas de acolhimento familiar que proporcionem a um número crescente de crianças a possibilidade de crescerem num ambiente familiar, e requalificar as casas de acolhimento residencial em Portugal.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    O papel da família no bem-estar subjetivo das crianças
    2019 - Delgado, Paulo; Oliveira, Joana; Correia, Fátima; Campos, Paula; Carvalho, João M. S.
    Desde os primeiros anos de vida que a família se constitui como o núcleo mais importante da vida da criança, exercendo uma influência crucial no seu bemestar e na sua qualidade de vida (Rodrigo & Palacios, 1998; Papalia, Feldman & Olds, 2001). Deste modo, o conhecimento da estrutura familiar e de outros dados relacionados com a dinâmica e funcionamento familiar é fundamental para a promoção dos direitos de cada um dos seus membros, e da criança ou jovem, em particular (Cordeiro, 2016). Não restam dúvidas de que as relações familiares e a participação no contexto familiar são aspetos centrais para o desenvolvimento do bem-estar das crianças. Estudos do bem-estar subjetivo/ Subjetive well-being (SWB) em diferentes países salientam a influência da estrutura familiar e da participação no contexto familiar na avaliação das relações familiares e na perceção do bem-estar global de crianças e adolescentes (González et. al, 2015; Dinisman, Andresen, Montserrat, Strózik & Strózik, 2017). Nos últimos anos, tem sido realizados estudos regulares que analisam o bemestar subjetivo das crianças incluídas na população em geral, no âmbito do Children World Project (http://www.isciweb.org.). Os estudos do SWB sublinham a importância da participação das crianças relativamente às decisões que afetam a sua vida, em dimensões como a família, a educação, a rede de amigos e a utilização do tempo livre (Casa & Rees, 2015; González et.al., 2015; Sarriera et. al., 2015; Casas, 2016). A estabilidade, o sucesso educativo, uma relação afetiva e comprometida com os seus familiares, a existência de uma rede social de amigos, e a realização de atividades de tempo livre, atuam como fatores compensadores, que potenciam o sentimento de bem-estar (Lee & Yoo, 2015). O International Survey of Children’s Well-Being (ISCWeB), da Children’s Worlds, envolve países dos diferentes continentes e recolhe dados relativos à vida das crianças e às suas atividades diárias, às suas relações familiares e, em particular, às suas próprias perceções e avaliações do seu bem-estar. O objetivo é melhorar o bem-estar das crianças, divulgando o conhecimento da sua vida quotidiana, nas próprias crianças, na família, e na comunidade, e promovendo a compreensão das suas convicções, do seu grau de satisfação com o meio e com as relações que mantêm. Ambiciona igualmente influenciar os líderes de opinião, decisores, os profissionais e o público em geral, nos países que participam no projeto bem como no panorama internacional. As dimensões abrangidas pelo ISCWeB são as seguintes: casa; saúde; objetos materiais; utilização do tempo; relações interpessoais; escola; zona em que vive; dados pessoais. Inclui 3 escalas psicométricas de SWB: - PWI (Personal well-being Index) - SLSS (Student ́s Life Satisfaction Scale) - OLS (Overall life satisfaction) A primeira fase do projeto começou em 2009, abrangeu 14 países numa pesquisa piloto em grande escala e contou com a participação de 34.500 crianças (Tamar & Rees, 2014; Tamar & Ben-Arieh, 2015; Tamar, Main & Fernandes, 2015). A recolha dos dados relativa à segunda fase decorreu a partir de 2013, abrangeu 19 países e teve a participação de 53.000 crianças. Os principais resultados do estudo encontram-se compilados em diferentes publicações (Chidren’s Worlds, 2016; Rees, Bradshaw & Andresen, 2015; Rees & Main, 2015). A terceira fase do estudo arrancou em 2016 e prolonga-se até 2019. Este trabalho centra-se na análise do bem-estar subjetivo, focando-se particularmente na relação das crianças com 10 anos de idade com a família e como esta se relaciona com a perceção de bem-estar geral das crianças. A proposta de comunicação que se submete propõe apresentar os resultados da aplicação do questionário utilizado no International Survey of Children ́s Well- Being (ISCWeB – Children ́s worlds), no decurso da terceira vaga, em 2017/2018, numa amostra de 67 crianças do 5.o ano de escolaridade de escolas públicas da área metropolitana do Porto.
  • PublicaçãoAcesso Restrito
    What do we know of what children think about their lives? [abstract]
    2021-04 - Delgado, Paulo; Correia, Fátima; Carvalho, João M. S.
    The ISCWeB - Children's Worlds project is developed by the International Society of Child Indicators (ISCI) [...]
  • PublicaçãoAcesso Restrito
    O papel da família no bem-estar subjetivo das crianças [abstract]
    2018-11 - Delgado, Paulo; Oliveira, Joana; Correia, Fátima; Campos, Paula; Carvalho, João M. S.
    Desde os primeiros anos de vida que a família se constitui como o núcleo mais importante da vida da criança, exercendo uma influência crucial no seu bemestar e na sua qualidade de vida (Rodrigo & Palacios, 1998; Papalia, Feldman & Olds, 2001). Deste modo, o conhecimento da estrutura familiar e de outros dados relacionados com a dinâmica e funcionamento familiar é fundamental para a promoção dos direitos de cada um dos seus membros, e da criança ou jovem, em particular (Cordeiro, 2016). [...]
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Perspetivas de Vida de Crianças e Jovens em Acolhimento Familiar e Residencial
    2021-01-19 - Delgado, Paulo; Correia, Fátima; Alves, Sílvia; Carvalho, João M. S.
    Este estudo teve como objetivo compreender as perspetivas de vida de crianças e jovens, entre os 11 e os 15 anos, que se encontram em acolhimento familiar ou residencial. Pretendeu-se refletir sobre os fatores que contribuem para o seu bem-estar subjetivo, através dos seus discursos no contexto de quatro grupos focais. Concluiu-se que estas crianças e jovens consideravam a sua situação atual como mais vantajosa do que aquela que tinham antes com as suas famílias biológicas, usufruindo de mais bens materiais e, em particular no caso do acolhimento familiar, sentiam o afeto de que necessitam para o seu desenvolvimento harmonioso. A principal diferença entre os dois grupos parece ser as suas perspetivas de futuro, em que a maioria das crianças e jovens em acolhimento familiar manifestaram o desejo de ingressar cedo no mercado de trabalho, enquanto os que estavam em acolhimento residencial desejavam todos concluir estudos superiores.