Alcindor, Mónica

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Último Nome

Alcindor

Primeiro Nome

Mónica

Nome

Mónica Alcindor Huelva

Biografia

Doutoramento em Arquitetura na Universitat Politècnica de Catalunya- UPC, Espanha (2011). Graduada em Antropologia Social e Cultural na Universidad Nacional de Educación a Distancia – UNED, Espanya (2019). Pós-graduação em técnicas de intervenção patrimoniais na UPC, Barcelona, Espanha (2010). Diploma de Estudos Avançados em Construção, Restauro e Reabilitação Arquitectónica (2007). Licenciatura em Arquitetura na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilha-ETSAS, Espanha (1999). Afiliação: CIAUD-UPT—Branch of CIAUD Research Center, Departamento Arquitetura e Multimédia Gallaecia. CIAUD, Research Centre for Architecture, Urbanism and Design, Lisbon School of Architecture, Universidade de Lisboa.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
O Centro de Investigação Gallaecia é responsável pela investigação e produção científica do DAMG. A equipa tem ganho regularmente financiamento para projetos de investigação, como coordenador ou parceiro, em candidaturas da FCT (projeto SEISMIC-V), programa Cultura 2000 (projeto VerSus) ou da Europa Criativa (projeto 3DPAST). A equipa realiza igualmente, consultoria e prestação de serviços a Municípios, assim como apoio às comunidades nas Juntas de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia. Os principais projetos de investigação ganhos e coordenados pela equipa têm sido dedicados sobretudo a património vernáculo, arquitetura de terra, Património Mundial e multimédia. Atualmente, encontram-se em desenvolvimento, os projetos “Versus+: Heritage for People” do programa Europa Criativa, com participação de 4 países (2019-2023); e o projeto “SizaAtlas: Filling the gaps” projeto FCT, coordenado pelo ISCTE, com parceria da FAUP e da UPT (2021-2024). Devido ao desenvolvimento ativo de projetos, de formação e capacitação, de valorização e proteção de património vernáculo e de arquitetura de terra, a equipa foi outorgada, com a Cátedra UNESCO de “Arquitetura de Terra, Desenvolvimento Sustentável e Culturas Construtivas”, da UNITWIN e Chaire UNESCO da CRAterre; e é membro institucional da Rede Ibero-americana PROTERRA de arquitetura e construção com terra.

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Sensory environments: An analysis of Portuguese Architectural Curricula [abstract]
    2024-10-08 - Alcindor, Mónica
    Architecture is corporeity, so architectural space must be conceived from the body and for the body since space is captured through bodily and sensory activities. Therefore, architecture must attend to all the senses involved in its perception. Thus, each architectural project, in addition to solving rational problems and meeting functional, technical, and other requirements, must be able to evoke and reflect the different sensory worlds of each culture. Studying the case of Portuguese curricula in architecture, it is possible to offer insights into how the approach to knowledge of the sensory worlds is handled in academia by undertaking a documentary analysis. In a very real way, not enough attention is given within teaching practice to our corporeal and holistic essence. Studies of architecture need to also include an ethnographic dimension, to consider the situations which emerge when the teaching of architecture becomes detached from all of our senses other than simply the visual.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    A perspetiva de género nos planos de estudo de arquitetura e urbanismo em Portugal
    2024-08-22 - Sousa, Goreti; Alcindor, Mónica; Sousa, Goreti; Alcindor, Mónica
    O texto aborda a importância de integrar a perspetiva de género na formação em arquitetura e urbanismo, áreas historicamente dominadas por homens, onde o contributo feminino tem sido subvalorizado. A inclusão desta perspetiva no ensino dessas disciplinas é crucial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente os relacionados à igualdade de género, à redução das desigualdades e à construção de cidades sustentáveis. A investigação destaca a ausência da perspetiva de género nos cursos de Mestrado Integrado em Arquitetura em Portugal, evidenciada pela falta de conteúdos, referências bibliográficas e iniciativas institucionais que abordem o papel das mulheres na história da arquitetura. A predominância de docentes masculinos em posições de liderança contrasta com a crescente procura pela formação em arquitetura por parte de mulheres. A introdução da perspetiva de género na prática projetual e nos currículos depende fortemente de iniciativas individuais de docentes, refletindo um atraso de duas décadas em relação a outras áreas das ciências sociais. Para superar essas deficiências, é urgente criar estratégias e recursos que facilitem a inclusão de género no ensino da arquitetura. Isso inclui a elaboração de guias e unidades curriculares específicas, sensibilizando futuras gerações de arquitetos para planear espaços mais inclusivos e sensíveis às necessidades de todos os grupos sociais. A investigação defende que a omissão da perspetiva de género compromete uma educação de qualidade (ODS 4) e impede o desenvolvimento de projetos que promovam uma real compreensão do papel social do arquiteto, essencial para a qualidade de vida urbana.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Sustainable construction through the lens of neoliberal governance [abstract]
    2024-09-09 - Alcindor, Mónica
    Sem resumo disponível.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Community engagement
    2023-11-29 - Alcindor, Mónica; Simão, Emília
    The publication presents the results of the project ‘Versus-Heritage for People’, funded by the Creative Europe EU programme. The main aim of the project was to actively involve a broad audience and raise awareness among it concerning the value of vernacular knowledge in shaping more sustainable and resilient models of development. The material and immaterial elements constituting a vernacular heritage (encompassing local materials, construction methods, models for living and social interaction, technical and environmental knowledge for the management of territories, natural resources, settlements, etc.) have enormous potential for generating forward-thinking models that can improve the environmental and social quality of our habitats, foster a sense of identity and belonging, and relate in a balanced way to the capacities of our planet. The book explores strategies and tools for managing and transmitting knowledge and the values associated with vernacular heritage. It includes concrete examples and good practices for engaging people in processes of knowledge and the enhancement of vernacular heritage values for sustainability. The outcome is the result of the collaborative efforts between the five academic institutions involved in the project – Universitat Politècnica de València as coordinator (ES), University of Florence (IT), University of Cagliari (IT), CRAterre-ENSAG (FR) and Escola Superior Gallaecia at Universidade Portucalense (PT). A total of 63 authors, comprising both external scholars and professionals, contributed to the book.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Urban discourses and rural settlements: Toward a documentary analysis of the effects of governmentality on the built environment in rural Galicia (Spain)
    2024-12-14 - Alcindor, Mónica; Prieto, Jennifer; Jackson, Delton
    Governmentality is a “key notion” needed to understand the path followed by territorial management in rural areas, and its effects on the landscape of the late modern period. Government refers to more or less systemic, regulated and reflected modes of power that go beyond the spontaneous exercise of power over others, following a specific form of reasoning (discourse). The modern nation-state as a ‘spatial framework’ characterized by the domination of a centralized administrative apparatus over a dispersed national territory that needs to face different contradictions. Rationality in planning is embodied in the complementarity of the concepts of discourse and power. Dispositifs, in the form of laws and academic institutions, are important in allowing and/or spreading certain discourses.