Alcindor, Mónica

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Último Nome

Alcindor

Primeiro Nome

Mónica

Nome

Mónica Alcindor Huelva

Biografia

Doutoramento em Arquitetura na Universitat Politècnica de Catalunya- UPC, Espanha (2011). Graduada em Antropologia Social e Cultural na Universidad Nacional de Educación a Distancia – UNED, Espanya (2019). Pós-graduação em técnicas de intervenção patrimoniais na UPC, Barcelona, Espanha (2010). Diploma de Estudos Avançados em Construção, Restauro e Reabilitação Arquitectónica (2007). Licenciatura em Arquitetura na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilha-ETSAS, Espanha (1999). Afiliação: CIAUD-UPT—Branch of CIAUD Research Center, Departamento Arquitetura e Multimédia Gallaecia. CIAUD, Research Centre for Architecture, Urbanism and Design, Lisbon School of Architecture, Universidade de Lisboa.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
O Centro de Investigação Gallaecia é responsável pela investigação e produção científica do DAMG. A equipa tem ganho regularmente financiamento para projetos de investigação, como coordenador ou parceiro, em candidaturas da FCT (projeto SEISMIC-V), programa Cultura 2000 (projeto VerSus) ou da Europa Criativa (projeto 3DPAST). A equipa realiza igualmente, consultoria e prestação de serviços a Municípios, assim como apoio às comunidades nas Juntas de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia. Os principais projetos de investigação ganhos e coordenados pela equipa têm sido dedicados sobretudo a património vernáculo, arquitetura de terra, Património Mundial e multimédia. Atualmente, encontram-se em desenvolvimento, os projetos “Versus+: Heritage for People” do programa Europa Criativa, com participação de 4 países (2019-2023); e o projeto “SizaAtlas: Filling the gaps” projeto FCT, coordenado pelo ISCTE, com parceria da FAUP e da UPT (2021-2024). Devido ao desenvolvimento ativo de projetos, de formação e capacitação, de valorização e proteção de património vernáculo e de arquitetura de terra, a equipa foi outorgada, com a Cátedra UNESCO de “Arquitetura de Terra, Desenvolvimento Sustentável e Culturas Construtivas”, da UNITWIN e Chaire UNESCO da CRAterre; e é membro institucional da Rede Ibero-americana PROTERRA de arquitetura e construção com terra.

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    L'ordenació territorial rural del nord de Portugal [artigo de imprensa]
    2024-01-12 - Alcindor, Mónica
    Una de les funcions de l'ordenació del territori, a les seves diferents escales, és ordenar la utilització del sòl al territori, tenint en compte els diferents usos i ocupacions adequades per al gaudi del sistema natural i humà. En el cas del sòl rural del nord de Portugal, la urbanització de les zones perifèriques del sòl urbà, que encara no havia estat consolidada, ha donat lloc a una expansió urbana que ha envaït el sòl rural. Això no només ha provocat un excés d'urbanització i tots els problemes que això comporta, sinó que també ha provocat una reducció de la superfície agrícola contínua, esmicolant les terres destinades a l'agricultura i eliminant així la mida necessària per a un ús agrícola econòmicament viable i amb conseqüències per a l'especulació sobre el valor del sòl (Matias, 2018).
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    A perspetiva de género nos planos de estudo de arquitetura e urbanismo em Portugal
    2024-08-22 - Sousa, Goreti; Alcindor, Mónica; Sousa, Goreti; Alcindor, Mónica
    O texto aborda a importância de integrar a perspetiva de género na formação em arquitetura e urbanismo, áreas historicamente dominadas por homens, onde o contributo feminino tem sido subvalorizado. A inclusão desta perspetiva no ensino dessas disciplinas é crucial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente os relacionados à igualdade de género, à redução das desigualdades e à construção de cidades sustentáveis. A investigação destaca a ausência da perspetiva de género nos cursos de Mestrado Integrado em Arquitetura em Portugal, evidenciada pela falta de conteúdos, referências bibliográficas e iniciativas institucionais que abordem o papel das mulheres na história da arquitetura. A predominância de docentes masculinos em posições de liderança contrasta com a crescente procura pela formação em arquitetura por parte de mulheres. A introdução da perspetiva de género na prática projetual e nos currículos depende fortemente de iniciativas individuais de docentes, refletindo um atraso de duas décadas em relação a outras áreas das ciências sociais. Para superar essas deficiências, é urgente criar estratégias e recursos que facilitem a inclusão de género no ensino da arquitetura. Isso inclui a elaboração de guias e unidades curriculares específicas, sensibilizando futuras gerações de arquitetos para planear espaços mais inclusivos e sensíveis às necessidades de todos os grupos sociais. A investigação defende que a omissão da perspetiva de género compromete uma educação de qualidade (ODS 4) e impede o desenvolvimento de projetos que promovam uma real compreensão do papel social do arquiteto, essencial para a qualidade de vida urbana.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Sustainable construction through the lens of neoliberal governance [abstract]
    2024-09-09 - Alcindor, Mónica
    Sem resumo disponível.