Alcindor, Mónica

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Alcindor

Primeiro Nome

Mónica

Nome

Mónica Alcindor Huelva

Biografia

Doutoramento em Arquitetura na Universitat Politècnica de Catalunya- UPC, Espanha (2011). Graduada em Antropologia Social e Cultural na Universidad Nacional de Educación a Distancia – UNED, Espanya (2019). Pós-graduação em técnicas de intervenção patrimoniais na UPC, Barcelona, Espanha (2010). Diploma de Estudos Avançados em Construção, Restauro e Reabilitação Arquitectónica (2007). Licenciatura em Arquitetura na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilha-ETSAS, Espanha (1999). Afiliação: CIAUD-UPT—Branch of CIAUD Research Center, Departamento Arquitetura e Multimédia Gallaecia. CIAUD, Research Centre for Architecture, Urbanism and Design, Lisbon School of Architecture, Universidade de Lisboa.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
O Centro de Investigação Gallaecia é responsável pela investigação e produção científica do DAMG. A equipa tem ganho regularmente financiamento para projetos de investigação, como coordenador ou parceiro, em candidaturas da FCT (projeto SEISMIC-V), programa Cultura 2000 (projeto VerSus) ou da Europa Criativa (projeto 3DPAST). A equipa realiza igualmente, consultoria e prestação de serviços a Municípios, assim como apoio às comunidades nas Juntas de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia. Os principais projetos de investigação ganhos e coordenados pela equipa têm sido dedicados sobretudo a património vernáculo, arquitetura de terra, Património Mundial e multimédia. Atualmente, encontram-se em desenvolvimento, os projetos “Versus+: Heritage for People” do programa Europa Criativa, com participação de 4 países (2019-2023); e o projeto “SizaAtlas: Filling the gaps” projeto FCT, coordenado pelo ISCTE, com parceria da FAUP e da UPT (2021-2024). Devido ao desenvolvimento ativo de projetos, de formação e capacitação, de valorização e proteção de património vernáculo e de arquitetura de terra, a equipa foi outorgada, com a Cátedra UNESCO de “Arquitetura de Terra, Desenvolvimento Sustentável e Culturas Construtivas”, da UNITWIN e Chaire UNESCO da CRAterre; e é membro institucional da Rede Ibero-americana PROTERRA de arquitetura e construção com terra.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 1 de 1
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Avaliação organizacional: impactos na melhoria.
    2014-07 - Castedo, Ana Cristina Branco Jorge; Alcindor, Mónica
    presente trabalho constitui um estudo de caso que procurou analisar o impacto dos procedimentos de avaliação organizacional na melhoria da qualidade do serviço educativo e nos resultados dos alunos. A investigação consistiu, numa fase inicial, na realização de entrevistas a diferentes atores sobre a avaliação organizacional e respetivos modelos utilizados. Foram, ainda, consultados diferentes documentos (Relatório de Avaliação Externa, Relatórios da Equipa de Autoavaliação, Projeto Educativo da Escola, Atas de Conselho de Turma e Pedagógico) e feito o registo de algumas observações diretas. Perante as limitações de tempo, optou-se pelo estudo de caso de uma escola próxima e de fácil acesso. A seleção da escola baseou-se na cultura avaliativa intrínseca à organização. Da investigação resultou a perceção de que os impactos da avaliação organizacional, na vida da escola e na evolução dos resultados dos alunos, são muito pouco significativos. Resultou, ainda, a noção de que os procedimentos de avaliação se traduzem, essencialmente, no cumprimento de uma rotina legitimada e organizada sem impacto na ação. Num contexto de exigências crescentes de performatividade, a escola cria estratégias de resposta que, apesar de legitimadas, não resolvem nem melhoram a realidade presente.