Sobral, Sónia Rolland

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Sobral

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Sónia Rolland

Nome

Sónia Rolland Sobral

Biografia

Licenciada em Informática de Gestão, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação e possui o título de agregado em Ciências da Informação. Desde 1993 é docente da Universidade Portucalense (UPT), sendo atualmente professora associada com agregação. Lecionou em diversos cursos como Engenharia Informática e Engenharia e Gestão Industrial, em diversas instituições como Lodz University of Technology e a Universidade de Aveiro, e em diversos países como Angola e Cabo Verde. Participou em diferentes órgãos, tendo sido presidente do Conselho Pedagógico da UPT. Pertence à comissão de várias conferências internacionais e revistas científicas. É autora de uma centena de publicações, a sua maioria indexadas na SCOPUS e/ou WoS. É membro integrado no REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, sendo atualmente coordenadora de um dos dois grupos de investigação (Transformação Digital e Inovação nas Organizações). Afiliação: REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. DCT - Departamento de Ciência e Tecnologia.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Ensino superior: uma distância que aproxima.
    2009 - Sobral, Sónia Rolland
    O ensino a distancia é um meio que poderá ser verdadeiramente útil para as instituições de ensino superior que se deparam com novas realidades, nomeadamente o que se refere ao perfil muito diversificado dos seus alunos.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês.
    2011 - Silva, Emília L.; Sobral, Sónia Rolland
    Hoje em dia, o protagonismo assumido pela Língua Inglesa no contexto internacional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação apontam para a necessidade de aquisição de competências nestas duas áreas, como requisito para a inserção na Sociedade de Informação em que vivemos. Neste artigo, pretende-se reflectir até que ponto o recurso, em modalidade de b-learning, à plataforma MOODLE pode constituir uma mais-valia no Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de inglês, contribuindo para a proficiência comunicativa e sucesso dos alunos, assim como para o aumento da sua autonomia. Neste sentido, o espaço criado – Sala de Estudo Online (Inglês) – pretendeu constituir um local virtual, de frequência não obrigatória, mas de livre acesso a todos os alunos de 9º ano de uma escola assumindo desde logo os objectivos de ajudar a superar lacunas, esclarecer dúvidas, proporcionar a prática e motivar para a aprendizagem da língua e para a disciplina de Inglês. Esta investigação permitiu confirmar as hipóteses colocadas, nomeadamente o valor acrescentado do MOODLE para proporcionar Apoio Pedagógico Acrescido, assim como a sua relação com o aumento do sucesso e autonomia dos alunos.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    B-Learning em disciplinas introdutórias de programação
    2008-03 - Sobral, Sónia Rolland
    As Tecnologias de Informação e Comunicação já são parte integrante da vida dos cidadãos e dos lares portugueses. A nova era da sociedade do conhecimento conjuga-se na escola com as mudanças do aluno e do seu perfil e o processo de Bolonha. O ensino a distância mediado pela Web e a sua generalização, em particular a aprendizagem mista, b-learning, pelas suas características intrínsecas como o auto-estudo a qualquer hora e em qualquer lugar, o seu carácter motivador, o crescente número de plataformas de suporte, como o MOODLE, e as expectativas de uma aprendizagem colaborativa construtivista, são uma realidade que as nstituições de Ensino Superior têm que tomar em conta. O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da nformática tem uma elevada taxa de reprovações. É um insucesso muitas vezes causador de abandono escolar ou de desmotivação. Porém, pelo seu aspecto propedêutico é uma matéria curricular chave determinante na formação dos alunos e onde o seu desempenho influirá decisivamente no êxito do resto dos estudos da Licenciatura. O b-learning num ambiente construtivista “à Bolonha” aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. A questão fundamental que se põe, particularmente com Bolonha é: esta possibilidade de solução resulta? Diminui o insucesso? Para responder a esta questão realizou-se esta nvestigação que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de nvestigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a nscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao nsucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.Information and Communication Technologies (ICT) are part of everyday life. Computers and Internet connections have already one place at the Portuguese homes. A new knowledge society era combines with the changes in the school of the student and his profile in the Bologna process. The teaching at distance mediated by the Web, in particular b-learning, by its inherent characteristics such as self-study, use of information technology, anytime, anywhere, its induced motivation, a strong interaction with the teacher and the expectations of a collaborative learning, is by now a reality that institutions of higher education have to consider to choose the best way to improve and enhance the teaching-learning process. The disciplines of “introduction to programming” from the first years in Computer Science degrees have a traditional high rate of failure. This is often a future cause of abandonment and lack of motivation. Its appearance in the beginning makes them key curriculum units, which are crucial in the student’s formation. The student performance decisively influences the success of the reminder of their studies of graduation. B-learning in a constructive environment "for Bologna" emerges as a possible solution to this problem. The key question, particularly with Bologna is: this window of opportunity arises? Reduces the failure? To answer that question this research uses the platform MOODLE and is based on the semester discipline or curriculum unit, in the first year, Algoritmia, common to the courses in Computer Science taught at Universidade Portucalense. In the first year of research MOODLE was available to twenty four students in one class out of ninety two students enrolled in the discipline. In the second year studied, all ninety three students enrolled were allowed to use MOODLE and seventy five students did it. This discipline was already included in the Bologna paradigm, with the new approach to education centered on the student and the development of his skills. With many lessons for students, faculty and institutions and it is concluded that the use of an e-discipline has been very successful, either objectively measured by the rates of approval obtained or subjectively by the level of satisfaction of the students involved.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil.
    2008 - Pimenta, Pedro Cravo; Sobral, Sónia Rolland
    O insucesso do ensino introdutório de programação nos anos iniciais de 1º ciclo da área de Informática causa muitas vezes abandono escolar e desmotivação nos estudantes. O b-learning num ambiente construtivista apresenta-se como uma possibilidade de solução para este grave problema. A investigação apresentada usou a plataforma MOODLE e decorreu em dois anos lectivos sucessivos. Teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao 1º ano das três Lic.s em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No 1º ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No 2º ano, que se realizou no paradigma de Bolonha, permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles. A grande questão é “Será que o b-learning ajuda a melhorar as taxas de aprovação numa u.c. de Algoritmia (Alg.)?”. Outros factores foram também estudados, tais como verificar se existem características nos alunos que influenciam o sucesso na u.c. de Alg. quando complementada com uma ferramenta como o MOODLE. Estudar se há uma relação directa entre a presença dos alunos na e-u.c. (a quantidade de acessos, posts inseridos e posts certos) e o seu resultado final. E também se há uma relação directa entre a presença dos alunos nas aulas e o seu resultado final. Desenvolveram-se múltiplas estratégias para complemento das aulas presenciais, tendo-se retirado várias lições para alunos, docentes e instituições. Concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos, sobretudo se sabendo que a presença na e-u.c. ou qualquer actividade no MOODLE não era considerada na fórmula de avaliação final da unidade curricular.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    O ensino da programação: exercitar a distância para combate às dificuldades.
    2009 - Pimenta, Pedro Cravo; Sobral, Sónia Rolland
    As unidades curriculares de introdução à programação têm uma elevada taxa de insucesso. Os alunos têm dificuldade em esquematizar os problemas que lhes são propostos mesmo quando estes são similares a tomadas de decisão ou constituem situações normais do seu dia-a-dia. O problema coloca-se a todos os intervenientes no processo: de um lado o que ensinar e como fazê-lo; do outro lado como conseguir atingir as competências necessárias. Exercitar é a chave para conseguir melhores resultados e o ensino a distancia, sob a forma de ensino misto, poderá revelar-se uma ajuda eficaz para solucionar uma parte do problema. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre o ensino introdutório de programação e a forma como o ensino a distância poderá ser uma preciosa ajuda.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    MOODLE: Ten years @ Universidade Portucalense.
    2014 - Morais, Paula; Sobral, Sónia Rolland
    Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE) was first used in Universidade Portucalense during the 2003-2004 academic year only with the presence of three courses, all responsibility of the administrators of the platform, members of the Computer science Department. Four years after, the administration of MOODLE became responsibility of Computing Services. In 2008 all the courses taught at the University Portucalense have presence in MOODLE, regardless of the willingness of responsible teachers. Between July 2006 and July 2013 the Rectory has promoted five MOODLE applied courses for teachers. At the beginning of each school year there is a reception to new teachers where they have also an introduction to this platform. Meanwhile there have been some upgrades in the platform, and in 2013/14, the university upgrade to the last version. Rounding up 10 years of MOODLE in Universidade Portucalense an evaluation of this use must be done as well as a picture of how teachers see the 2014 platform, and how they think this resource can improve students’ learning. Universidade Portucalense is a good mirror of Higher Education Institutions in Portugal as it is organized in four different departments and has several types of teachers: different scientific areas, ages, cultures and distinct technological skills. This study aims to find if teachers use MOODLE and how they do it to supplement classroom lessons, improving or contributing to student success, from the teachers’ perspective.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia.
    2008 - Pimenta, Pedro Cravo; Sobral, Sónia Rolland
    O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da Informática tem uma elevada taxa de reprovações. É um insucesso muitas vezes causador de abandono escolar ou de desmotivação. Porém, pelo seu aspecto propedêutico é uma matéria curricular chave determinante na formação dos alunos e onde o seu desempenho influirá decisivamente no êxito do resto dos estudos da Licenciatura. O b-learning num ambiente construtivista “à Bolonha” aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. A questão fundamental que se põe, particularmente com Bolonha é: esta possibilidade de solução resulta? Diminui o insucesso? Para responder a esta questão ealizou-se esta investigação que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em elação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.