Sobral, Sónia Rolland

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Sobral

Primeiro Nome

Sónia Rolland

Nome

Sónia Rolland Sobral

Biografia

Licenciada em Informática de Gestão, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação e possui o título de agregado em Ciências da Informação. Desde 1993 é docente da Universidade Portucalense (UPT), sendo atualmente professora associada com agregação. Lecionou em diversos cursos como Engenharia Informática e Engenharia e Gestão Industrial, em diversas instituições como Lodz University of Technology e a Universidade de Aveiro, e em diversos países como Angola e Cabo Verde. Participou em diferentes órgãos, tendo sido presidente do Conselho Pedagógico da UPT. Pertence à comissão de várias conferências internacionais e revistas científicas. É autora de uma centena de publicações, a sua maioria indexadas na SCOPUS e/ou WoS. É membro integrado no REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, sendo atualmente coordenadora de um dos dois grupos de investigação (Transformação Digital e Inovação nas Organizações). Afiliação: REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. DCT - Departamento de Ciência e Tecnologia.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 1 de 1
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    B-Learning em disciplinas introdutórias de programação
    2008-03 - Sobral, Sónia Rolland
    As Tecnologias de Informação e Comunicação já são parte integrante da vida dos cidadãos e dos lares portugueses. A nova era da sociedade do conhecimento conjuga-se na escola com as mudanças do aluno e do seu perfil e o processo de Bolonha. O ensino a distância mediado pela Web e a sua generalização, em particular a aprendizagem mista, b-learning, pelas suas características intrínsecas como o auto-estudo a qualquer hora e em qualquer lugar, o seu carácter motivador, o crescente número de plataformas de suporte, como o MOODLE, e as expectativas de uma aprendizagem colaborativa construtivista, são uma realidade que as nstituições de Ensino Superior têm que tomar em conta. O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da nformática tem uma elevada taxa de reprovações. É um insucesso muitas vezes causador de abandono escolar ou de desmotivação. Porém, pelo seu aspecto propedêutico é uma matéria curricular chave determinante na formação dos alunos e onde o seu desempenho influirá decisivamente no êxito do resto dos estudos da Licenciatura. O b-learning num ambiente construtivista “à Bolonha” aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. A questão fundamental que se põe, particularmente com Bolonha é: esta possibilidade de solução resulta? Diminui o insucesso? Para responder a esta questão realizou-se esta nvestigação que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de nvestigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a nscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao nsucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.Information and Communication Technologies (ICT) are part of everyday life. Computers and Internet connections have already one place at the Portuguese homes. A new knowledge society era combines with the changes in the school of the student and his profile in the Bologna process. The teaching at distance mediated by the Web, in particular b-learning, by its inherent characteristics such as self-study, use of information technology, anytime, anywhere, its induced motivation, a strong interaction with the teacher and the expectations of a collaborative learning, is by now a reality that institutions of higher education have to consider to choose the best way to improve and enhance the teaching-learning process. The disciplines of “introduction to programming” from the first years in Computer Science degrees have a traditional high rate of failure. This is often a future cause of abandonment and lack of motivation. Its appearance in the beginning makes them key curriculum units, which are crucial in the student’s formation. The student performance decisively influences the success of the reminder of their studies of graduation. B-learning in a constructive environment "for Bologna" emerges as a possible solution to this problem. The key question, particularly with Bologna is: this window of opportunity arises? Reduces the failure? To answer that question this research uses the platform MOODLE and is based on the semester discipline or curriculum unit, in the first year, Algoritmia, common to the courses in Computer Science taught at Universidade Portucalense. In the first year of research MOODLE was available to twenty four students in one class out of ninety two students enrolled in the discipline. In the second year studied, all ninety three students enrolled were allowed to use MOODLE and seventy five students did it. This discipline was already included in the Bologna paradigm, with the new approach to education centered on the student and the development of his skills. With many lessons for students, faculty and institutions and it is concluded that the use of an e-discipline has been very successful, either objectively measured by the rates of approval obtained or subjectively by the level of satisfaction of the students involved.