Sobral, Sónia Rolland

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Sobral

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Sónia Rolland

Nome

Sónia Rolland Sobral

Biografia

Licenciada em Informática de Gestão, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação e possui o título de agregado em Ciências da Informação. Desde 1993 é docente da Universidade Portucalense (UPT), sendo atualmente professora associada com agregação. Lecionou em diversos cursos como Engenharia Informática e Engenharia e Gestão Industrial, em diversas instituições como Lodz University of Technology e a Universidade de Aveiro, e em diversos países como Angola e Cabo Verde. Participou em diferentes órgãos, tendo sido presidente do Conselho Pedagógico da UPT. Pertence à comissão de várias conferências internacionais e revistas científicas. É autora de uma centena de publicações, a sua maioria indexadas na SCOPUS e/ou WoS. É membro integrado no REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, sendo atualmente coordenadora de um dos dois grupos de investigação (Transformação Digital e Inovação nas Organizações). Afiliação: REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. DCT - Departamento de Ciência e Tecnologia.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 10 de 35
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Introdução à programação usando Python
    2023-03-10 - Sobral, Sónia Rolland
    Uma linguagem de programação é um sistema que permite a interação do homem com a máquina, sendo entendida por ambos. É uma linguagem formal que especifica um conjunto de instruções e de regras, sendo usada para materializar a solução de um problema. Resolver problemas com utilização de linguagens de programação não se resume a «teclar código», escrevendo-o num editor. Antes de codificar é necessário identificar o problema, compreendê-lo e encontrar, não apenas soluções, mas a melhor das soluções. [...]
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    MOODLE: implementação da educação à distância nas escolas do distrito do Porto.
    2013 - Dias, Virgínia; Sobral, Sónia Rolland
    A integração do MOODLE no ensino é reconhecida como necessária e reflexo de uma sociedade cada vez mais informatizada e em mutação. A mudança implica capacidade de adaptação e a Escola, com modelos herdados do passado, teima em resistir. Este artigo surgiu em parte de uma preocupação com a possível perda de uma oportunidade da adoção massificada do uso do MOODLE nas escolas portuguesas nos processos do dia a dia por todos os que participam nela. Sem preocupações de generalização das conclusões, procedemos à apresentação e interpretação dos dados recolhidos, referentes a um estudo sobre a utilização do MOODLE em todas as escolas/agrupamentos, públicas e privadas, do distrito do Porto. O estudo focou-se na identificação do número de disciplinas e se estas contemplam especificamente acesso aos diretores de turma, órgão de gestão e encarregados de educação. A discussão dos resultados permite concluir que apesar de quase todas as escolas terem a plataforma instalada, nem todas alcançam a comunidade escolar, alunos, professores e encarregados de educação, de uma forma eficaz e generalizada.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação.
    2009 - Pimenta, Pedro Cravo; Sobral, Sónia Rolland
    O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da Informática tem uma elevada taxa de reprovações. A aprendizagem mista aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. Esta investigação, que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Outra Verónica decide morrer
    2019-06-01 - Sobral, Sónia Rolland
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Relato de uma boa experiência e-learning no ensino superior
    2009 - Pimenta, Pedro Cravo; Sobral, Sónia Rolland
    O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das licenciaturas de Informática têm uma elevada taxa de reprovações. A aprendizagem mista aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. Relata-se a experiência que usou o MOODLE, em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de algoritmia. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Introdução à Programação usando Python: Exercícios resolvidos
    2024-09-06 - Sobral, Sónia Rolland
    Introdução à Programação usando Python – Exercícios Resolvidos, é um complemento ao livro teórico, contendo, resolvidos, todos os seus exercícios propostos. Poderá, contudo, ser utilizado autonomamente por todos os leitores que pretendam exercitar-se na linguagem de programação Python proporcionando-lhes a oportunidade de aplicar os conceitos de maneira prática e objetiva. A prática é uma parte fundamental do processo de aprendizagem em programação. Resolver desafios, cometer erros e encontrar soluções são etapas cruciais para desenvolver as suas competências. Com este pressuposto em mente, os exercícios deste livro foram projetados para reforçar e consolidar o corpo teórico a quem dá os primeiros passos em Python, cobrindo um vasto conjunto de dificuldades e contextos práticos. O pensamento computacional e a escrita de programas numa linguagem de programação são desenvolvidos com muito trabalho individual, sendo essencial que se façam muitos exercícios. Esta tarefa nem sempre é fácil, mas necessita de ser desenvolvida e exercitada, por isso, este livro, concebido para quem parte do zero, será um excelente auxiliar na resolução de exercícios e, sobretudo, para que consiga verificar se está a seguir pelo caminho correto no percurso que o levará a tornar-se num programador eficaz e eficiente em Python.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    O uso atual das ferramentas Web X.0 no ensino.
    2012 - Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia Rolland
    Atualmente, os métodos de ensino usados pela maior parte dos professores estão a ficar obsoletos. Fruto da rápida evolução tecnológica à qual os estudantes hoje em dia têm acesso, as metodologias de ensino tradicional não se adequam de todo com a realidade. Muitas das ferramentas Web X.0 são utilizadas pelos alunos fora do contexto de aprendizagem, mesmo sem estes nunca terem tirado algum curso para as saberem utilizar. O incentivo e inovação das metodologias de ensino terão de passar obrigatoriamente pela utilização destas ferramentas, sendo esta uma das formas que os professores atualmente têm para captar a atenção dos seus alunos. Assim sendo, com este artigo pretende-se fazer um levantamento sobre o uso atual das ferramentas web X.0 no ensino. Utilizando o Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, foram analisados todos os documentos científicos publicados entre 2010 e 2011 que se encontram armazenados nesta base de dados e que de alguma forma fazem referência à utilização das ferramentas web, permitindo desta forma aferir o que está a ser feito dentro desta área em Portugal.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação.
    2013 - Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira; Sobral, Sónia Rolland
    A constatação de elevados índices de insucesso nas várias disciplinas é uma realidade e, como professores, é nossa convicção que o aparecimento de novas tecnologias poderá contribuir para a criação de “novos ambientes” de trabalho que promovam a motivação e o sucesso na aprendizagem. Pretende-se, com este estudo, compreender a motivação dos alunos aquando a utilização das TIC em sala de aula e alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino aprendizagem, no que se refere à utilização das TIC, do seu potencial papel motivador na aprendizagem em geral. Ou seja, o estudo tem como objectivo saber se a utilização das TIC em sala de aula contribui para melhorar significativamente, os índices de motivação, concentração, empenho e é facilitadora na aquisição de novos conhecimentos e competências nos alunos, assim como uma influência positiva no relacionamento entre aluno e professor. Como estudo de caso, a aplicação de um questionário aos alunos do 8º e 9º ano, pretende- se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores a consciência da sua prática pedagógica, concluir se os alunos têm papel activo e motivador na construção das aprendizagens aquando a utilização das TIC em sala de aula.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Ensino superior: uma distância que aproxima.
    2009 - Sobral, Sónia Rolland
    O ensino a distancia é um meio que poderá ser verdadeiramente útil para as instituições de ensino superior que se deparam com novas realidades, nomeadamente o que se refere ao perfil muito diversificado dos seus alunos.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Proposta de um modelo blended mobile learning orientado ao contexto.
    2010 - Sobral, Sónia Rolland; Ferreira, Maria João; Moreira, Fernando
    O aumento constante do número de dispositivos móveis no dia-a-dia da população, em especial junto das camadas mais jovens, leva ao aparecimento de novos paradigmas nas mais diversas áreas de actividade nomeadamente na educação. Como exemplo de um novo paradigma no processo ensino/aprendizagem poderemos invocar o m-learning (mobile learning) que tal como as tecnologias não pararam e evoluiu para o modelo Blended Mobile Learning (BML). Neste artigo é proposto um modelo BML orientado ao contexto, que assenta na utilização de software open source, para o LMS, para o mLMS e para uma ferramenta ligada à programação. O contexto de aprendizagem como factor é um dos aspectos de relevância no modelo devido às condicionantes técnicas e económicas que envolve o BML.