Sobral, Sónia Rolland

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Sobral

Primeiro Nome

Sónia Rolland

Nome

Sónia Rolland Sobral

Biografia

Licenciada em Informática de Gestão, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação e possui o título de agregado em Ciências da Informação. Desde 1993 é docente da Universidade Portucalense (UPT), sendo atualmente professora associada com agregação. Lecionou em diversos cursos como Engenharia Informática e Engenharia e Gestão Industrial, em diversas instituições como Lodz University of Technology e a Universidade de Aveiro, e em diversos países como Angola e Cabo Verde. Participou em diferentes órgãos, tendo sido presidente do Conselho Pedagógico da UPT. Pertence à comissão de várias conferências internacionais e revistas científicas. É autora de uma centena de publicações, a sua maioria indexadas na SCOPUS e/ou WoS. É membro integrado no REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, sendo atualmente coordenadora de um dos dois grupos de investigação (Transformação Digital e Inovação nas Organizações). Afiliação: REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. DCT - Departamento de Ciência e Tecnologia.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 3 de 3
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil.
    2008 - Pimenta, Pedro Cravo; Sobral, Sónia Rolland
    O insucesso do ensino introdutório de programação nos anos iniciais de 1º ciclo da área de Informática causa muitas vezes abandono escolar e desmotivação nos estudantes. O b-learning num ambiente construtivista apresenta-se como uma possibilidade de solução para este grave problema. A investigação apresentada usou a plataforma MOODLE e decorreu em dois anos lectivos sucessivos. Teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao 1º ano das três Lic.s em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No 1º ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No 2º ano, que se realizou no paradigma de Bolonha, permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles. A grande questão é “Será que o b-learning ajuda a melhorar as taxas de aprovação numa u.c. de Algoritmia (Alg.)?”. Outros factores foram também estudados, tais como verificar se existem características nos alunos que influenciam o sucesso na u.c. de Alg. quando complementada com uma ferramenta como o MOODLE. Estudar se há uma relação directa entre a presença dos alunos na e-u.c. (a quantidade de acessos, posts inseridos e posts certos) e o seu resultado final. E também se há uma relação directa entre a presença dos alunos nas aulas e o seu resultado final. Desenvolveram-se múltiplas estratégias para complemento das aulas presenciais, tendo-se retirado várias lições para alunos, docentes e instituições. Concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos, sobretudo se sabendo que a presença na e-u.c. ou qualquer actividade no MOODLE não era considerada na fórmula de avaliação final da unidade curricular.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    O ensino da programação: exercitar a distância para combate às dificuldades.
    2009 - Pimenta, Pedro Cravo; Sobral, Sónia Rolland
    As unidades curriculares de introdução à programação têm uma elevada taxa de insucesso. Os alunos têm dificuldade em esquematizar os problemas que lhes são propostos mesmo quando estes são similares a tomadas de decisão ou constituem situações normais do seu dia-a-dia. O problema coloca-se a todos os intervenientes no processo: de um lado o que ensinar e como fazê-lo; do outro lado como conseguir atingir as competências necessárias. Exercitar é a chave para conseguir melhores resultados e o ensino a distancia, sob a forma de ensino misto, poderá revelar-se uma ajuda eficaz para solucionar uma parte do problema. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre o ensino introdutório de programação e a forma como o ensino a distância poderá ser uma preciosa ajuda.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia.
    2008 - Pimenta, Pedro Cravo; Sobral, Sónia Rolland
    O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da Informática tem uma elevada taxa de reprovações. É um insucesso muitas vezes causador de abandono escolar ou de desmotivação. Porém, pelo seu aspecto propedêutico é uma matéria curricular chave determinante na formação dos alunos e onde o seu desempenho influirá decisivamente no êxito do resto dos estudos da Licenciatura. O b-learning num ambiente construtivista “à Bolonha” aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. A questão fundamental que se põe, particularmente com Bolonha é: esta possibilidade de solução resulta? Diminui o insucesso? Para responder a esta questão ealizou-se esta investigação que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram-se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu-se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em elação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.