Urrutia, Hernando

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Urrutia

Primeiro Nome

Hernando

Nome

Hernando Urrutia

Biografia

Hernando José Mejía Urrutia (1964): Professor since 1991, Researcher, Multidisciplinary Artist, Curator, Composer, Cultural Manager and Designer, of Portuguese nationality. Assistant Professor (full time) at DAMG, Universidade Portucalense; Research Coordinator in the Multimedia Area at CIAUD-UPT; Director of the Scientific Committee COLÓQUIO IMAGE PLAY - 2019-2024 (Portugal); Member of the Editorial Board of Editora Dialética (Brazil); Reviewer of Scientific Articles for ROTURA - Revista de Comunicação, Cultura e Artes of CIAC Centro de Investigação em Artes e Comunicação of UAlg Universidade do Algarve | Algarve, (Portugal)nto de Arquitetura e Multimédia Gallaecia. Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CIAUD-UPT - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
O Centro de Investigação Gallaecia é responsável pela investigação e produção científica do DAMG. A equipa tem ganho regularmente financiamento para projetos de investigação, como coordenador ou parceiro, em candidaturas da FCT (projeto SEISMIC-V), programa Cultura 2000 (projeto VerSus) ou da Europa Criativa (projeto 3DPAST). A equipa realiza igualmente, consultoria e prestação de serviços a Municípios, assim como apoio às comunidades nas Juntas de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia. Os principais projetos de investigação ganhos e coordenados pela equipa têm sido dedicados sobretudo a património vernáculo, arquitetura de terra, Património Mundial e multimédia. Atualmente, encontram-se em desenvolvimento, os projetos “Versus+: Heritage for People” do programa Europa Criativa, com participação de 4 países (2019-2023); e o projeto “SizaAtlas: Filling the gaps” projeto FCT, coordenado pelo ISCTE, com parceria da FAUP e da UPT (2021-2024). Devido ao desenvolvimento ativo de projetos, de formação e capacitação, de valorização e proteção de património vernáculo e de arquitetura de terra, a equipa foi outorgada, com a Cátedra UNESCO de “Arquitetura de Terra, Desenvolvimento Sustentável e Culturas Construtivas”, da UNITWIN e Chaire UNESCO da CRAterre; e é membro institucional da Rede Ibero-americana PROTERRA de arquitetura e construção com terra.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 2 de 2
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Proyección multimedia mural en el espacio público: La difusión y formación a partir de la urbe
    2015-03 - Urrutia, Hernando
    En el ámbito de la formación del individuo desde el campo de la educación visual, se formula la promoción y difusión de los diferentes enfoques del pensamiento contemporáneo, llevándolos al público en general para el desenvolvimiento de la educación, desde los diferentes espacios de socialización del hombre, en la ciudad, como factor de democratización al acceso del conocimiento. Proyectándose en la estructura arquitectónica de las áreas centrales mas importantes de las urbes, llevando la educación a través de la cultura de “masa”, de la cultura visual, donde se permite al individuo tener una nueva aproximación y compresión de las diferentes líneas del pensamiento, aumentando las perspectivas y la apreciación de los diferentes paradigmas que nos propone la contemporaneidad, en la expansión del pensamiento del nuevo individuo y la reflexión sobre los diferentes conceptos, momentos y fundamentos de nuestra propia sociedad, desde la propia urbe. En este articulo presentamos una propuesta de proyección multimedia mural, visando no solo en la difusión de la cultura, mas en la propia formación de las masas a partir de los espacios públicos en la ciudad.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    + Projection AC Artefact of video projection of contemporary art in the public space
    2018-11-16 - Urrutia, Hernando
    O artefacto de projeção de vídeo “+Projection AC” visa constituir-se como um sistema que promove a formação e a reflexão espontânea a partir dos espaços públicos. Através deste artefacto pretende-se explorar os espaços públicos da urbe para projetar conteúdos visuais de cariz didático-formativo acerca de tópicos fundamentais da arte e pensamento artístico contemporâneos, em formato médio-grande projetados sobre estruturas arquitetónicas representativas da cidade, que captem a atenção do público transeunte, promovendo o seu contacto com e a assimilação destes temas, visando-se, em última instância, assumir-se como um instrumento de inclusão cultural para pessoas individuais e grupos, indiferenciados, que não tiveram a oportunidade de formação em tópicos fundamentais da arte contemporânea. O artefacto projeta o vídeo piloto “Instalação na Arte Contemporânea” (capítulo 1), com duração de 41:08 minutos, em língua portuguesa, que expõe diferentes conceitos basilares referentes à instalação em arte contemporânea, lançando assim micro processos de aprendizagem a partir do espaço público, uma forma de democratização e abertura do próprio ensino-aprendizagem.