Percorrer por autor "Abreu, Ricardo"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Acesso Aberto Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos(European Journal of Applied Business Management-ISAG, 2017) D'Orey, Frederico; Abreu, RicardoO desenvolvimento dos lugares turísticos tem sido abordado nos estudos de turismo e objeto de preocupação nas decisões políticas. Nem sempre o turismo de massas é solução para o desenvolvimento sustentável das cidades, regiões ou países. Urge compreender as relações entre os indivíduos e os lugares que visitam. Por este motivo, este artigo pretende interpretar os conceitos de “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”, como forma holística dos Lugares Turísticos, nas perceções dos turistas. O artigo propõe segmentar e analisar o perfil dos indivíduos não residentes durante a sua visita a Portugal.Item Acesso Aberto O Sentimento de lugar e a construção dos destinos turísticos, proposta de modelo conceptual(European Journal of Applied Business Management -ISAG, 2015-05) D'Orey, Frederico; Abreu, RicardoO desenvolvimento turístico que se tem vivido nas últimas décadas a nível mundial, tem um significativo impacto nos lugares de destino turístico, sendo este um tema de relevância e atualidade para a comunidade científica e para os decisores políticos e económicos. A massificação do turismo cria pressões sobre os destinos, configurando-os para uma realidade não genuína do lugar onde se desenrola a atividade turística e com efeitos na perceção de valor do lugar dos visitantes. Este artigo, pretende colocar em evidência dois constructos inerentes à perceção dos indivíduos na construção do Lugar Turístico.Item Acesso Aberto “Tourist’ sense of place”, an assessment of the sense of place in tourism studies: The case of Portugal(Academy of Strategic Management Journal, 2019-01) D'Orey, Frederico; Cardoso, Antonio; Abreu, RicardoThe Sense of Place has been addressed in tourism studies as an object of concern to academics and policymakers. From mass tourism to personalized travel, understand the relationship between tourists and places it’s an effort to improve the tourism sustainability. This article proposes to explore the perception of tourists in Portugal by modelling the Sense of Place dimensions. This approach introduces the holistic multidimensional concept of Sense of Place as a relationship between the tourists and the places they visit. Data from 500 surveys were subjected to Factor Analysis that confirmed four factors or dimensions of tourist’s perception. This research has also found that some sociodemographic variables have a significant effect on tourist’s Sense of Place. Tourism is a prominent subject area in marketing studies and this article brought to the discussion, a multivariate methodology to modelling individual perceptions of places. This method allowed us to identify a set of tourist profiles associated with these Sense of Place dimensions. Resulting in relevant outputs for the brand tourism management and destinations strategic planning.