Percorrer por autor "Abelha, Marta, orientador científico"
A mostrar 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Acesso Aberto Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores(2018-10-26) António, Marisa Isabel Pedro; Abelha, Marta, orientador científico; Martins, Idalina, orientador científicoCompreender quais as competências que professores consideram essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola é a principal finalidade da presente investigação. Tendo por referência esta problemática, foram delineados os seguintes objetivos de investigação, a saber: i) identificar competências essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola, segundo a perceção de professores; ii) compreender aspetos inerentes ao exercício do cargo de diretor de escola, na perspetiva de professores; e iii) desenvolver conhecimento sobre o perfil de competências de um diretor de escola, tendo por referência a perceção de professores. O presente estudo adotou uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2016 numa Escola de Formação de Professores do município de Benguela. O inquérito por questionário assumiu-se como principal técnica de recolha de dados, tendo sido validados cinquenta (n=50) dos sessenta e cinco (N=65) questionários administrados. A análise documental e a observação direta adotaram-se como meios complementares de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Como principais resultados da presente investigação os professores participantes consideraram que o cargo de diretor deveria ser exercido por um docente com formação especializada na área da gestão e administração escolar. A capacidade de liderança, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de comunicação, as capacidades de gestão de recursos humanos, intelectual e o conhecimento a nível de gestão assumem-se, para os professores participantes como as principais competências a privilegiar por um diretor no exercício do cargo.Item Acesso Restrito Contributos da colaboração docente para o desenvolvimento profissional dos professores do Instituto Médio Industrial de Benguela(2019-12-05) Joaquim, Esperança Sara Cossengue; Abelha, Marta, orientador científico; Costa-Lobo, Cristina, orientador científicoPráticas de colaborações docente são consideradas um elemento fundamental para o desenvolvimento profissional docente, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e organizado. Deste modo, a principal ambição deste estudo de carácter exploratório é descrever de que modo(s) a colaboração docente contribui para o desenvolvimento profissional dos professores do Instituto Médio Industrial de Benguela. Para tal foram gizados os seguintes objetivos de investigação: i) Identificar conceções de professores sobre o conceito de trabalho colaborativo docente; ii) Caracterizar dinâmicas de trabalho que professores afirmam desenvolver; iii) Identificar fatores potenciadores e fatores inibidores do trabalho colaborativo docente. O estudo empírico desenvolveu-se no ano letivo de 2018 e envolveu a totalidade (170) dos docentes da instituição acima referida. Como principal técnica de recolha de dados foi utilizado um inquérito por questionário, cujos dados foram complementados com as técnicas de análise de documentos e observação. Como técnica de análise de dados resultantes do questionário foi utilizada a análise estatística simples. Resultados deste estudo demonstram que existe uma grande dispersão nas conceções dos professores relativamente ao entendimento que têm sobre o conceito de trabalho colaborativo e uma perceção limitada da sua importância para o trabalho docente e para o desenvolvimento profissional docente.Item Acesso Aberto Cultura(s) docente(s) no ensino não superior: o caso do Magistério Bg n.º 2050 Santa Doroteia - Lobito(2022-05-04) Antunes, Emília Bulica dos Santos; Abelha, Marta, orientador científicoEsta dissertação visa constituir um contributo para a compreensão do tema das cultura(s) docente(s) no ensino não superior em Angola e como é perspetivada a colaboração docente pelos protagonistas (professores). Foram traçados como principais objetivos de investigação a desenvolver: i) identificar conceções de Professores sobre o conceito de trabalho colaborativo docente; ii) caracterizar dinâmicas de trabalho que Professores afirmam desenvolver; iii) identificar fatores potenciadores e inibidores do trabalho colaborativo docente; e iv) propor linhas orientadoras para a promoção de uma cultura de colaboração docente. Interesses de índole profissional estiveram, também, subjacentes à escolha da temática da presente dissertação. Percebemos que docentes e estudantes ao organizarem-se cooperativamente podem partilhar responsabilidades e vir a aprender e recriar a sua cultura. Para isso, há necessidade de os professores melhorarem a qualidade dos processos educativos, recriarem conceções diferentes de trabalho e organização e serem capazes de estabelecer novas relações com as diferentes formas de conhecimento. O presente estudo adotou uma natureza essencialmente qualitativa. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2020 no Colégio Santa Doroteia do município do Lobito. O inquérito por questionário assumiu-se como principal técnica de recolha de dados, tendo sido validados vinte e dois (n=22) dos vinte e cinco (N=25) questionários administrados. A análise documental e a observação direta assumiram-se como meios complementares de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Como principais resultados da presente investigação, constatou-se que o individualismo e a balcanização docentes imperam na escola em estudo, e que a colaboração docente é mais desejada do que propriamente vivenciada pelos professores participantes no estudo.Item Acesso Aberto Os desafios atuais do ensino de História e Geografia(2013-12-30) Oliveira, José Luís da Silva; Abelha, Marta, orientador científico; Freitas, Isabel Vaz de, orientador científico; Martin, Bruno, orientador científicoO presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a minha intervenção educativa no terceiro ciclo e no ensino secundário. A intervenção educativa relatada foi desenvolvida durante o estágio integrado no ensino de História e Geografia nos ciclos anteriormente mencionados. Neste relatório estão explanadas as atividades desenvolvidas durante a Prática Pedagógica e a importância das mesmas para o desenvolvimento dos alunos. Ao long do relatório também comento a importância do desenvolvimento da comunidade incluindo os pais na educação dos alunos. O estudante de Prática Pedagógica neste relatório descreve e analisa toda a organização da prática pedagógica, para além desta abordagem propõe uma planificação organizada das atividades de ensino e aprendizagem a desenvolver e a sua avaliação, tendo em conta as implicações para o futuro do professor. Apoiando-se em fundamentação teórica, faz uma abordagem reflexiva sobre os desafios atuais que se colocam ao professor no ensino da História e Geografia. Num contexto de iniciação à prática profissional e seguindo o paradigma de uma pedagogia por competências, importa refletir sobre as práticas docentes enquanto estagiário, tomando como referência o atual contexto, tendo ainda em atenção toda a atual conjuntura educativa que é cada vez mais complexa e na qual professores e alunos se vêm integrados como atores principais. Co a execução deste relatório cheguei à conclusão do qunto é importante os docentes assumirem uma atitude observadora, reflexiva e colaborarem entre si. No que reporta ao desenvolvimento dos alunos aferi a importância de utilizar opções metodológicas que defendem o aluno como um ser ativo e capaz de tomar decisões.Item Acesso Aberto Os efeitos da avaliação externa de escola no plano de ação de melhoria de um agrupamento de escolas de Lisboa(2020-07-21) Asnes, Paula; Abelha, Marta, orientador científicoA principal aspiração do presente estudo é compreender os efeitos da avaliação externa de escola no Plano de Melhoria de um agrupamento de escolas no sul do país. De forma a encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se seis questões de investigação, designadamente: i) Que prioridades são selecionadas pelo agrupamento, face às recomendações emanadas pelo relatório da IGEC, ao elaborar o plano de ação de melhoria de forma a superar os pontos fracos?; ii) Quais as estratégias adotadas na implementação do Plano de Ação de Melhoria?; iii) Como foi efetuada a disseminação do Plano de Ação de Melhoria?; iv) Como é realizada a monitorização da implementação do Plano de Ação de Melhoria?; v) De que forma os professores são envolvidos na implementação do Plano de Ação de Melhoria? e vi) Quais os efeitos do plano de melhoria nas práticas escolares? A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2019/2020 num Agrupamento de Escolas do Ensino Público da zona sul do país. As principais técnicas de recolha de dados foram as entrevistas realizadas ao diretor, elementos da equipa de autoavaliação do agrupamento de escolas e coordenadores de departamento; e a análise documental. A análise de conteúdo foi a técnica de tratamento de dados usada.Item Acesso Aberto Ensinar Geografia para o saber pensar o espaço e ser capaz de atuar no meio(2015) Costa, Sílvia M. Magalhães e; Abelha, Marta, orientador científico; Martins, Bruno, orientador científicoO presente Relatório de Prática Pedagógica reflete as experiências de trabalho pedagógico realizado durante o Estágio desenvolvido no Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, nomeadamente, com as três turmas do 3.º Ciclo, durante o ano letivo de 2012/2013. Este Relatório tem como objetivo principal apresentar de forma sistematizada uma reflexão sobre o Estágio, nomeadamente, sobre as situações vivenciadas em contexto de sala de aula, que permitiram desenvolver experiências de ensino-aprendizagem, recorrendo a recursos pedagógico-didáticos diversificados, de forma a possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências essenciais ao desempenho na disciplina de Geografia. Ao longo deste exercício procura fazer-se uma reflexão crítica do percurso formativo enquanto professora-estagiária, abordando processos, desempenhos e desafios colocados ao longo do quotidiano profissional experienciado. O Relatório enquanto proposta reflexiva, parte também dos dados recolhidos a partir dos questionários aplicados às três turmas da professora cooperante, a partir dos quais se procurou aferir a perceção dos alunos sobre estratégias de ensino utilizadas por professores de Geografia. Através das experiências pedagógicas, da observação participante e da observação indireta sistemática por meio do inquérito por questionário, foi possível apreender indicadores sobre a importância do cuidado na preparação e planificação das sessões letivas, recorrendo a variados materiais pedagógico-didáticos, tendo sempre em conta as caraterísticas dos alunos de forma a promover a eficiências das estratégias de ensino-aprendizagem. A ligação entre a planificação refletida, a utilização de recursos diversificados e o atendimento às especificidades dos alunos relevam-se como um conjunto de estratégias eficientes para o sucesso na gestão do currículo em contexto de sala de aula e o desenvolvimento de conteúdos na disciplina de Geografia.Item Acesso Aberto O ensino da História e Geografia: da iniciação à reflexão(2014-08-08) Oliveira, Luis Miguel Faria de; Abelha, Marta, orientador científico; Freitas, Isabel Vaz de, orientador científico; Martins, Bruno, orientador científicoO presente relatório de estágio de Prática Pedagógica no Ensino da História e da Geografia tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a nossa intervenção educativa, mais concretamente a acção como professor estagiário em duas turmas do Colégio da Trofa, uma do 9º ano e outra do 11º ano de escolaridade durante o ano lectivo de 2012/2013. Tendo em conta essa intervenção, outro dos objetivos deste relatório é reconhecer a importância da reflexão, pois o professor que pensa e questiona permanentemente sobre as suas práticas está mais aberto à inovação e mais propenso a melhorar os seus saberes e metodologias/estratégias. De salientar ainda que o presente trabalho, sob a forma de relatório da Prática Pedagógica, é essencialmente uma súmula das atividades inerentes à nossa prática pedagógica no Ensino da História e Geografia. Durante o mesmo serão explanadas todas as atividades desenvolvidas. Paralelamente, e enquanto documento reflexivo, este relatório procura contribuir para uma consciencialização face aos futuros desafios com que nos depararemos enquanto professores de História e/ou Geografia. No que diz respeito ao desenvolvimento dos alunos, percebemos a importância na selecção das metodologias e estratégias corretas que irão potenciar o aumento da motivação, participação, auto descoberta e consequente conhecimento dos alunos. As conclusões apoiam-se num conjunto de dados de observação e de inferências resultantes do decorrer da prática pedagógica. Fez se também um estudo sobre as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia, em sala de aula.Item Acesso Aberto Estratégias no ensino da geografia.(2014-03) Nogueira, Tânia Cristina Rocha; Abelha, Marta, orientador científico; Martins, Bruno, orientador científicoO presente Relatório Final de Prática Pedagógica, elaborado no âmbito do 2º Ciclo de Estudos em Ensino da História e da Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar o conjunto de atividades curriculares e não curriculares desenvolvidas pela Professora Estagiária Tânia Cristina Rocha Nogueira durante a Prática Pedagógica, realizada no Colégio de Amorim, ao longo do ano letivo de 2012/2013, sob a orientação pedagógica dos Professores Doutores Marta Abelha e Bruno Martins e a orientação de estágio do Professor Hugo Sousa. O trabalho integra o relato e a respetiva reflexão crítica da observação de aulas e da prática letiva da disciplina de Geografia em diferentes níveis de ensino (oitavo e décimo segundo anos), bem como das intervenções na comunidade escolar em que a mesma participou. Pretende-se, com este trabalho, integrar a grande diversidade de experiências do período de Prática Pedagógica num todo coerente e lógico, que permita transmitir a ideia daquilo que se aprendeu e vivenciou no Colégio de Amorim.Item Acesso Restrito Lideranças em contexto escolar: O caso da escola de formação de professores da província de Benguela.(Universidade Portucalense, 2015-11) Kayumbuka, Justino Domingues; Abelha, Marta, orientador científico; Martin, Idalina, orientador científicoNo presente estudo a problemática de investigação situa-se no contexto das lideranças escolares, em particular no modo como professores de uma escola de formação de professores da província de Benguela percecionam a liderança do diretor. Para responder à problemática de investigação definiram-se três objetivos: i) caracterizar o modo como professores da escola de formação de professores do Futuro da província de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor; ii) compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii) desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado na escola de formação de professores do Futuro da província de Benguela. A metodologia de investigação adotada assumiu uma natureza predominantemente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação privilegiada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa escola de formação de professores da província de Benguela. O inquérito por questionário MLQ de Avolio & Bass (2004) aplicado à totalidade dos docentes (n=20) foi a principal técnica de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os principais resultados do estudo apontaram para o facto de o diretor da Escola de Formação de Professores do Futuro da província de Benguela revelar atitudes comportamentais e posições consonantes com a Liderança Laissez-Faire e algumas categorias da Liderança Transformacional.Item Acesso Aberto Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.(Universidade Portucalense, 2015-10) Muquendi, Alberto; Abelha, Marta, orientador científico; Martins, Idalina, orientador científicoA principal ambição do presente estudo é compreender de que forma professores de uma escola de formação de professores do município do Cambulo percecionam a liderança protagonizada pelo diretor. De modo a dar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se três objetivos de investigação, designadamente: i) caracterizar o modo como professores da escola de formação de professores do município do Cambulo percecionam a liderança protagonizada pelo diretor; ii) compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii) desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado na escola de formação de professores do município do Cambulo. A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação privilegiada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa escola de formação de professores do município de Cambulo. A principal técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário MLQ de Avolio & Bass (2004) aplicado à totalidade dos docentes (n=51), tendo sido validados 35 dos questionários respondidos. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados usada. Os principais resultados do estudo apontaram para o facto de o diretor da escola de formação de professores do município do Cambulo revelar atitudes comportamentais e posições consonantes com as características dos três tipos de liderança, sendo notória a prevalência das características associadas à Liderança Transformacional e à Liderança Transacional sobre as da Liderança Laissez-Faire.Item Acesso Aberto Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.(Universidade Portucalense, 2015-12) Fernandes, Joana Isabel Romeu; Abelha, Marta, orientador científico; Martins, Idalina, orientador científicoA nossa investigação situa-se no campo da compreensão das lideranças em contexto escolar e, por sua vez, a escolha do tema deve-se ao facto da crescente importância que os líderes e gestores escolares têm vindo a assumir na sequência das transformações dos sistemas educativos, da profissão e das condiçõesde trabalho. A abordagem do tema em questão foca-se no estilo de liderançade um diretor de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela. Assim, com base neste pressuposto, definimos como problema de investigação: Quais as perceções dos professores de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela sobre a liderança protagonizada pelo diretor? De modo a obter resposta ao problema de investigação formulado, gizámos três objetivos: i)Caracterizar o modo como professores de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor; ii)Compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente; iii)Desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado numa Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela. No enquadramento teórico do nosso estudo abordamos o fenómeno da liderança em contexto escolar e a temática do diretor escolar. O estudo empírico, que decorreu no ano letivo de 2014, assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, e a estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso. A técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário respondido por um conjunto de 140 professores de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela. Para tratar os dados utilizámos como técnica de tratamento a análise estatística simples. Os principais resultados do estudo empírico apontam para o facto de os professores respondentes percecionarem no diretor da escola a prevalência de comportamentos e atitudes inerentes aos estilos Liderança Transacional e Transformacional.Item Acesso Aberto Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso(Universidade Portucalense, 2016-01) Blanchard, Cláudia Adjaney Kissanza Samuel; Abelha, Marta, orientador científico; Martins, Idalina, orientador científicoCompreender de que forma professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor é a principal finalidade da presente investigação. No sentido de encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente referida, gizaram-se três objetivos de investigação, nomeadamente: i)caracterizar o modo como professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelodiretor; ii)compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii)desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O presente estudo assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O inquérito por questionárioMLQ de Avolio & Bass (2004) foi a principal técnica de recolha de dados, tendo sido respondido por sessenta e cinco docentes (n=65). A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os principais resultados da presente investigação apontaram para o facto de o diretor da Escola de Formação de Professores do Município de Benguela manifestar atitudes comportamentais consonantes comas características dos três estilos de liderança, prevalecendo contudo as características associadas à Liderança Transformacional e Transacional sobre as da Liderança Laissez-faire.Item Acesso Aberto Metodologias no ensino da História e Geografia: Uma experiência de iniciação à prática profissional docente.(2015-09-24) Carvalhido, Márcia Alves; Freitas, Isabel Vaz de, orientador científico; Abelha, Marta, orientador científico; Martins, Bruno, orientador científicoO presente documento foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica no Ensino da História e da Geografia e tem como principal finalidade dar a conhecer a intervenção educativa da Prática Pedagógica, desenvolvida na escola EB 2/3 do Viso, no decorrer do ano letivo 2012/2013. Ambiciona, ainda, descrever especificamente o trabalho de docência realizado enquanto professora estagiária na referida escola. Neste sentido, serão apresentados: i) a descrição do contexto onde decorreu a Prática Pedagógica, ii) a explicitação dos planos de prática pedagógica desenvolvidos no âmbito do ensino da História e da Geografia, iii) a descrição e fundamentação das atividades realizadas no âmbito das duas áreas de formação e, por fim, será feita uma reflexão sobre os resultados de aprendizagem obtidos. Foi ainda realizado uma pequena investigação sobre metodologias de ensino, que os alunos afirmam ser mais ou menos aplicadas pelos professores de História e Geografia, em contexto de sala de aula. A análise dos dados obtidos permite-nos inferir que docentes que aplicam diferentes métodos de ensino estarão mais habilitados a responder aos desafios que cada aluno lhe apresenta dentro e fora da instituição de ensino a que pertence. Constatou-se ainda a importância dos docentes assumirem uma atitude observadora, reflexiva e colaborarem entre si. No que reporta ao desenvolvimento dos alunos foi aferida a importância de utilizar opções metodológicas que defendem o aluno como um ser ativo e capaz de tomar decisões por si próprio. A conclusão deste relatório repercute-se a uma análise do trabalho desenvolvido ao longo da Prática Pedagógica, permitindo (re) definir formas de intervenção e condução sobre metodologias aplicadas pelos docentes de História e Geografia no processo de ensino e aprendizagem.Item Acesso Aberto Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola.(Universidade Portucalense, 2015-10) Lopes, Carlos; Abelha, Marta, orientador científico; Martins, Idalina, orientador científicoO presente estudo assume como problemática as necessidades de formação específica para o exercício do cargo de diretor em Escolas Secundárias do Município de Benguela. No sentido de responder a esta problemática de investigação, definiram-se três objetivos, respetivamente: i)caracterizar a formação académica e profissional de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; ii)diagnosticar necessidades de formação de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; e iii)desenvolver conhecimento sobre necessidade de formação específica para diretores escolares em contexto angolano. O estudo empírico ocorreu no ano letivo de 2014 e adotou umanatureza predominantemente qualitativa. O inquérito por questionário foi a técnica de recolha de dados privilegiada e foi aplicado a 25 diretores de escolas I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela. A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os resultados apontaram para o facto de os diretores salientarem necessidades de formação específica ao nível de diferentes dimensões. Em suma, o elevado número de anos de experiência no exercício do cargo, por si só, não garante solução para os desafios que a atual sociedade lhes coloca.Item Acesso Aberto Negligência na infância: perspetivas de Técnicos de Comissões de Proteção de crianças e jovens(2019-02-28) Ferreira, Inês Lopes Leite; Abelha, Marta, orientador científicoA negligência na infância é a forma de mau trato infantil com maior taxa de incidência no nosso país, uma vez que 40% das situações sinalizadas às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) no ano de 2017 foram relativas a esta problemática. Contudo e, apesar das várias definições de negligência na infância, importa explorar esta problemática, compreendendo as suas formas e a sua relação com as mudanças na sociedade (sociais, económicas, tecnológicas, educativas, entre outras) e conhecer se o sistema de promoção e proteção de crianças e jovens enquadra novos tipos de negligência decorrentes do desenvolvimento do contexto social, cultural e os valores. Pelo exposto, os objetivos principais deste estudo são identificar perspetivas de técnicos do sistema de promoção e proteção de crianças e jovens no âmbito da negligência na infância e compreender as implicações que estas mudanças podem ter neste contexto, propondo um conjunto de estratégicas que promovam a redução do impacto da negligência na infância. Como forma de alcançar os referidos objetivos, utilizou-se uma investigação mista, através da aplicação de inquérito por questionário e guião de entrevista semiestruturado, ambos aplicados a técnicos do Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens. Os dados recolhidos a partir dos dois instrumentos foram analisados estatisticamente e qualitativamente, através do SPSS e da análise de conteúdo. Constata-se, a partir dos resultados obtidos, que é aceite entre os técnicos que as manifestações da negligência na infância assumem diferentes facetas, ajustando-se às mudanças sociais, económicas, tecnológicas e educativas.Item Acesso Aberto O papel do diretor de turma na relação escola / família(2021-07-27) Magalhães, Carlos Alberto Oliveira; Machado, Eusébio André, orientador científico; Abelha, Marta, orientador científicoO Relatório detalhado da atividade profissional elaborado versa sobre “O papel do Diretor de Turma na relação escola / família”. Pretende-se atingir os seguintes objetivos: i) analisar a importância e utilidade da figura do Diretor de Turma na escola; ii) identificar as circunstâncias em que a maioria dos Encarregados de Educação se desloca à escola; iii) refletir sobre as razões subjacentes à reduzida participação dos Encarregados de Educação na vida da escola; iv) caracterizar os elementos que mais contribuem para o êxito da ação do Diretor de Turma junto das famílias; e v) analisar a importância da relação escola – Encarregados de Educação na escola. Em termos metodológicos, adotou-se a narrativa autobiográfica, no âmbito da investigação qualitativa, pois foi descrito o desempenho enquanto Diretor de Turma e refletiu-se sobre essa função. No que concerne aos resultados obtidos, refere-se que continua a ser problemática e distante a relação entre família-escola-família assumindo o Diretor de Turma um papel muito importante no atenuar desse afastamento. Continua a ser urgente mudar alguns aspetos na vida escolar, nomeadamente, utilizar uma linguagem acessível a todos; flexibilizar os rituais e as normas administrativas das escolas; envolver os Encarregados de Educação e motivá-los, tornando-os seus parceiros e permitindo a sua colaboração na elaboração de atividades de interesse geral.Item Acesso Restrito O papel do diretor na organização escolar: Um estudo de caso em Angola(2019-11-14) Chihoco, Joaquim Jundo Magrinho; Abelha, Marta, orientador científico; Martins, Idalina, orientador científicoAssumindo como problemática desta investigação a compreensão das competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar, gizaram-se três objetivos de investigação, a saber: i) averiguar competências essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola, segundo a perceção de professores, ii) compreender aspetos inerentes ao exercício do cargo de diretor de escola, na perspetiva de professores, e iii) desenvolver conhecimento sobre o perfil de competências de um diretor de escola, tendo por referência a perceção de professores. O estudo empírico decorreu durante o ano letivo de 2015 numa Escola Missionária do I e II Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela, adotou uma natureza essencialmente qualitativa, tendo sido o estudo de caso a estratégia de investigação adotada. A principal técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário, tendo sido aplicado a uma amostra de quarenta e dois docentes de um universo de sessenta e dois. A análise documental foi adotada como meio complementar de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os principais resultados da presente investigação indicam que, segundo os professores participantes, o cargo de diretor deveria ser exercido por um docente com formação especializada na área da gestão e administração escolar. As competências previlegiadas para o exercício do cargo de diretor foram as relacionadas com o trabalho em equipa, a comunicação, a gestão de recursos humanos, a capacidade de liderança, a motivação docente, a valorização do trabalho docente e a gestão e negociação de conflitos.Item Acesso Restrito O projeto educativo e o plano anual de atividades: Uma reflexão sobre a atividade profissional docente na promoção do sucesso educativo(2019-07-16) Correia, Cidália Maria Dias; Fernandes, Sandra, orientador científico; Abelha, Marta, orientador científicoO presente trabalho consiste num relatório detalhado da atividade profissional, com o objetivo de compreender em que medida documentos orientadores e pilares de uma organização educativa, nomeadamente, o Plano Anual de Atividades, contribui para a promoção do sucesso educativo. Ao mesmo tempo, pretende-se apresentar uma reflexão sobre o impacto do desempenho da atividade docente na melhoria da prática letiva, as competências e as aprendizagens desenvolvidas ao longo da atividade profissional, pelo envolvimento em projetos e integração de equipas educativas. No sentido de contribuir para o sucesso educativo, será dado enfoque, ao uso de dispositivos móveis na sala de aula, recorrendo a uma aplicação que se chama “Kahoot”. Esta experiência, advém, da frequência na formação intitulada “Projeto de Inovação Pedagógica Supertabi”. A estrutura do trabalho compreende quatro partes: uma revisão crítica do estado da arte relativamente ao tema escolhido, relacionado com a respetiva prática profissional; uma descrição da atividade desenvolvida, duração da mesma, local, competências técnicas e comportamentais desenvolvidas para cada atividade; uma reflexão sobre o impacto do trabalho realizado em eventuais projetos de investigação que contribuam para um melhor desempenho na profissão; e, por último, uma reflexão sobre o meu desempenho docente. Para a descrição da atividade profissional recorreu-se a todos os relatórios de autoavaliação docente, como documentos de referência para esta reflexão.Item Acesso Aberto Os recursos tecnológicos na valorização do ensino da história(2013) Muche, Elisabete Susana de Jesus da Silva; Abelha, Marta, orientador científico; Freitas, Isabel Vaz de, orientador científicoItem Acesso Aberto Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.(2015-09) Leite, Sandra Maria da Cunha; Abelha, Marta, orientador científico; Freitas, Isabel Vaz de, orientador científico; Martins, Bruno, orientador científicoO relatório final de Estágio Pedagógico e Geografia no 3º ciclo do Ensino apresentado à Universidade Portucalense serve para cumprimento dos requisitos necessários para obtenção de grau de Mestre em Ensino da História de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Este foi realizado com a orientação da Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas e da Professora Marta Abelha. Este relatório de estágio foi elaborado como parte integrante e final do percurso no estágio integrado nas unidades curriculares desenvolvidas ao longo do Mestrado com o objetivo de refletir e analisar o decorrer do mesmo e aglutinar as experiências proporcionadas e vivenciadas no seu percurso. O estágio foi desenvolvido, no ano letivo 2012/2013, na Escola EB 2/3 de Frazão em Paços de Ferreira e teve a duração de 120 horas. Este relatório tem como objetivo dar a conhecer o contexto da Prática Pedagógica fazendo a descrição do contexto, explicitação do plano, descrição e fundamentação das atividades realizadas, reflexão e critica dos resultados e o contributo destes para o desenvolvimento profissional do docente apresentando por fim, as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia em contexto de sala de aula. A análise feita dos resultados, permite-nos verificar a frequência do uso de algumas metodologias bem como, conhecer algumas opções metodológicas tomadas pelos docentes, segundo a perspetiva dos alunos participantes no estudo. Com a realização do estágio pude perceber que o sucesso da aprendizagem em História e Geografia para além de pressupor uma aprendizagem ativa e significativa por parte dos alunos, exige sobretudo uma reflexão diária por parte do docente sobre as suas práticas de ensino para que os alunos possam da melhor forma possível adquirir saberes e competências tornando a aprendizagem bem-sucedida.