O Observatório Europeu das Prisões: Alternativas à detenção

Date

2019-04-08

Embargo

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Ediciones Egregius
Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

O projecto “Observatório Europeu das Alternativas à Prisão” tem por objetivo criar uma rede de países parceiros, a fim de reduzir a desarmonia e as lacunas entre os sistemas prisionais. O objetivo principal do projeto é fornecer, de forma comparativa, uma visão abrangente das alternativas à detenção, em vigor em cada país parceiro. Essas imagens permitirão identificar as medidas alternativas à detenção, que levaram a: uma diminuição das taxas de detenção e à aplicação de programas de reabilitação. Para este efeito, o projeto parte de uma análise histórica e compara os quadros legais dos sistemas prisionais, os seus objetivos, conteúdo das medidas e o seu impacto no sistema penitenciário como um todo. Um grupo de investigadores sociais europeus propõe-se montar e manter um observatório europeu de prisões, primeiro projecto financiado da Comissão Europeia nesta área, com o fim de recolha de dados, troca de informações e reflexão sobre o que compara os diferentes sistemas prisionais do continente. Este Observatório Europeu aprofunda o trabalho do SPACE financiado pelo Conselho da Europa.

Keywords

Europa, Prisões, Método comparativo, Alternativas, Reinserção social

Document Type

conferenceObject

Publisher Version

Dataset

Citation

Castilhos, D. S., & Baltazar, I. (2019). O Observatório Europeu das Prisões: Alternativas à detenção. In R. Mancinas-Chávez, & D. Moya López (Eds.), Comunicación Emergente: Libro de Resúmenes del IV Congreso Internacional Comunicación y Pensamiento (p. 505). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2650

Identifiers

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Esta publicación corresponde al resultado del Módulo Jean Monnet La Unión Europea como actor global para los Derechos Fundamentales y la Democracia, co-financiado por la Unión Europea.

Description