Valorização, rentabilização e difusão como culminar do processo de gestão do património arqueológico: o caso do povoado fortificado de Cossourado (Paredes de Coura)

Date

2008

Embargo

Advisor

Coadvisor

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Language
Portuguese

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Alternative Title

Abstract

Apresentam-se, sumariamente, os resultados obtidos através do Projecto de Musealização e Divulgação do Povoado Fortificado de Cossourado que beneficiou uma estação arqueológica de importância relevante no contexto da “Cultura Castreja” do Alto Minho. Com esta iniciativa, realizou-se uma vasta série de acções, nomeadamente: conservação e restauro das estruturas de habitação, serviços e defesa; reconstituição de uma unidade doméstica; beneficiação dos caminhos de acesso; sinalização e legendagem interna e externa; restauro dos materiais provenientes da escavação arqueológica; elaboração de material de divulgação. Nessa perspectiva refere-se, ainda, a criação do Núcleo de Arqueologia do Museu Regional de Paredes de Coura e uma experiência de “História ao Vivo” realizada no Povoado Fortificado de Cossourado, no ano lectivo de 1999/2000, por alunos da Escola E.B. 2,3/S de Paredes de Coura, no âmbito do projecto da Área-Escola, em que se procurou, desta forma, converter a estação arqueológica num pólo de dinamização pedagógica, turística e cultural, integrando-a de forma sustentada no meio em que se enquadra.

Keywords

Povoado Fortificado de Cossourado, Valorização, Divulgação

Document Type

Journal article

Publisher Version

Dataset

Citation

Silva, M.F.M., & Silva, C.A.M.G.(2008). Valorização, rentabilização e difusão como culminar do processo de gestão do património arqueológico: o caso do povoado fortificado de Cossourado (Paredes de Coura). Praxis Arqueologica, 3, p. 91-116.

TID

Designation

Access Type

Open Access

Sponsorship

Description