Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
dc.contributor.author | Dias, Alice Sousa | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-10-10T09:12:01Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:01:07Z | |
dc.date.available | 2012-10-10T09:12:01Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:01:07Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_PT |
dc.description.abstract | A ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. De facto, a necessidade e exigência da sociedade a atual têm tido por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito. Efetivamente, o conhecimento que temos hoje sobre ética permite dizer que, a ética é de facto, uma ferramenta indispensável para qualquer profissão. Ora, partindo deste pressuposto, a presente investigação pretende essencialmente, conseguir obter dados suficientes que permitam avaliar "se os alunos da Licenciatura de Educação Social da Universidade Portucalense relacionam e aplicam conhecimentos teóricos de pricípios gerais ético-humanistas no local de estágio em contexto gerontológico". Claro está, que este estudo pressupôs a análise especifica de conceitos de ética e de envelhecimento. Assim, na primeira parte optamos por efetar revisão da literatura de forma a compreender os conhecimentos teóricos referentes à Educação Ético-humanista e ao Envelhecimento, enquanto na segunda parte, realizamos a aplicação de entrevistas aos alunos de Educação Social a estagiar em contexto gerontológico. Preferimos por isso, a realização de uma investigação qualitativa, uma vez que, consideramos essencial a obtenção de informações descritivas que doutro modo, não seriam possíveis alcançar. Esperamos ainda, que este trabalho dê um contributo fundamental para o exercício de uma atividade de estágio curricular mais exigente, mais crítica e mais atenta na forma como os estagiários desempenham a sua atividade profissional podendo dar de igual modo, um contributo essencial na sua formação académica. O aprofundamento desta temática torna-se fundamental para a compreensão da importância do respeito pela autonomia pessoal que os futuros Educadores Sociais têm de conter quando se deparam com dilemas ético-humanistas de difícil resolução no seu dia-a-dia. Foi com base neste pressuposto que desenvolvemos uma investigação que teve por base a convicção que a ética e a Educação Social devem caminhar lado a lado. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Professora Doutora Ana Sílvia Albuquerque | pt_PT |
dc.identifier.citation | Dias, A. S. (2012). Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/229 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TMES 13 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/229 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Educação social | pt_PT |
dc.subject | Gerontologia | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Ética | pt_PT |
dc.subject | Humanismo | pt_PT |
dc.subject | TMES | |
dc.title | Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
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