Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico

dc.contributor.authorDias, Alice Sousapt_PT
dc.date.accessioned2012-10-10T09:12:01Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:01:07Z
dc.date.available2012-10-10T09:12:01Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:01:07Z
dc.date.issued2012pt_PT
dc.description.abstractA ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. De facto, a necessidade e exigência da sociedade a atual têm tido por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito. Efetivamente, o conhecimento que temos hoje sobre ética permite dizer que, a ética é de facto, uma ferramenta indispensável para qualquer profissão. Ora, partindo deste pressuposto, a presente investigação pretende essencialmente, conseguir obter dados suficientes que permitam avaliar "se os alunos da Licenciatura de Educação Social da Universidade Portucalense relacionam e aplicam conhecimentos teóricos de pricípios gerais ético-humanistas no local de estágio em contexto gerontológico". Claro está, que este estudo pressupôs a análise especifica de conceitos de ética e de envelhecimento. Assim, na primeira parte optamos por efetar revisão da literatura de forma a compreender os conhecimentos teóricos referentes à Educação Ético-humanista e ao Envelhecimento, enquanto na segunda parte, realizamos a aplicação de entrevistas aos alunos de Educação Social a estagiar em contexto gerontológico. Preferimos por isso, a realização de uma investigação qualitativa, uma vez que, consideramos essencial a obtenção de informações descritivas que doutro modo, não seriam possíveis alcançar. Esperamos ainda, que este trabalho dê um contributo fundamental para o exercício de uma atividade de estágio curricular mais exigente, mais crítica e mais atenta na forma como os estagiários desempenham a sua atividade profissional podendo dar de igual modo, um contributo essencial na sua formação académica. O aprofundamento desta temática torna-se fundamental para a compreensão da importância do respeito pela autonomia pessoal que os futuros Educadores Sociais têm de conter quando se deparam com dilemas ético-humanistas de difícil resolução no seu dia-a-dia. Foi com base neste pressuposto que desenvolvemos uma investigação que teve por base a convicção que a ética e a Educação Social devem caminhar lado a lado.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Professora Doutora Ana Sílvia Albuquerquept_PT
dc.identifier.citationDias, A. S. (2012). Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/229pt_PT
dc.identifier.otherCota: TMES 13pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/229
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectGerontologiapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectHumanismopt_PT
dc.subjectTMES
dc.titleEducação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológicopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMES 13.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format