Marketing desportivo: relação dos adeptos com o clube. Rio Ave Futebol Clube

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2025-07-02

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O presente relatório insere-se no segundo ano do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais da Universidade Portucalense Infante D Henrique e tem como principal objetivo descrever todo o trabalho realizado durante o Estágio Curricular. O estágio foi realizado na instituição desportiva Rio Ave Futebol Clube e teve início no dia 2 de outubro de 2023 e teve o seu fim no dia 30 de junho de 2024, em full-time e em regime presencial e contou com a orientação do Drº Pedro Israel. Este relatório consiste na apresentação e exposição do estágio realizado no Rio Ave Futebol Clube, com apoio teórico, tendo como tema “Marketing Desportivo: Relação Adeptos e Clube”. Neste documento vai ser feita uma avaliação ao trabalho que a equipa de marketing do clube realizada, baseada nas atividades realizadas durante todo o período de estágio. Em relação à metodologia utilizada para a elaboração deste relatório de estágio, iniciouse com uma revisão da literatura onde foi possível aprofundar os conceitos que estão inerentes a todo o estágio, que neste caso são conceitos como marketing, marketing digital, marketing desportivo. Toda esta parte teórica tornou-se bastante importante para a realização da parte prática. Na segunda parte é feita uma descrição pormenorizada á cerca das principais tarefas realizadas durante todo o estágio, para no final ser tirada uma conclusão à cerca do tema principal do mesmo e como as tarefas contribuíram positivamente para o crescimento da instituição durante os 6 meses. Este relatório limita-se à experiência obtida durante a realização do estágio no Rio Ave Futebol Clube. A partir das atividades realizadas durante o estágio, foi possível entender que o marketing digital está cada vez mais presente nos clubes de futebol e tem cada vez mais importância no dia a dia dos mesmos. Desta forma, é necessário estes mesmo clubes se adaptarem á realidade digital e criarem conteúdo atrativo e interativos, para desta forma conseguirem envolver os seus adeptos e consequentemente criar uma maior procura dos canais digitais do mesmo. Foi ainda possível entender quais os aspetos dentro do marketing digital que são mais importantes e que ajudam a maximizar a sua presença no digital, a conectar-se melhor com os seus adeptos e gerar novas oportunidades de receita.
This report is part of the second year of the Master's Degree in Marketing and Digital Business at Universidade Portucalense Infante D Henrique and the main objective is to describe all the work carried out during the Curricular Internship. The internship was carried out at the Rio Ave Futebol Clube sports institution and began on October 2, 2023 and ended on June 30, 2024, full-time and in person, and was supervised by Dr. Pedro Israel. This report consists of the presentation and exposition of the internship carried out at Rio Ave Futebol Clube, with theoretical support, on the theme of “Sports Marketing: Relation between Fans and Club”. This document evaluates the work carried out by the club's marketing team, based on the activities carried out throughout the internship period. With regard to the methodology used to draw up this internship report, it began with a literature review where it was possible to delve deeper into the concepts that are inherent to the whole internship, which in this case are concepts such as marketing, digital marketing and sports marketing. This whole theoretical part was very important for carrying out the practical part. In the second part, a detailed description is given of the main tasks carried out throughout the internship, so that at the end a conclusion can be drawn about the main theme of the internship and how the tasks contributed positively to the growth of the institution during the 6 months. This report is limited to the experience gained during the internship at Rio Ave Futebol Clube. From the activities carried out during the internship, it was possible to understand that digital marketing is increasingly present in football clubs and is increasingly important in their daily lives. It is therefore necessary for these clubs to adapt to the digital reality and create attractive and interactive content, so that they can engage their fans and consequently create greater demand for their digital channels. It was also possible to understand which aspects of digital marketing are most important and help maximize their digital presence, better connect with their fans and generate new revenue opportunities.

Keywords

Marketing digital, Marketing, Marketing desportivo, Redes sociais, Futebol, Rio Ave Futebol Clube, Adeptos, Estágio curricular

Document Type

Master thesis

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Citation

Barreiras, A. S. R. S. (2025). Marketing desportivo: relação dos adeptos com o clube. Rio Ave Futebol Clube [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/6426

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Designation

Mestrado em Marketing e Negócios Digitais
Access Type

Open Access

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