O impacto em Portugal das decisões do TJUE por incumprimento [comunicação oral]
Date
2025-06-13
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Federal de Uberlândia
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
A União Europeia (UE), modelo de integração regional único no mundo, pressupõe o princípio da cooperação leal pelos seus Estado-Membros. Daí resulta o cumprimento do direito da União pelos países que voluntariamente assumiram o compromisso de participar nesta aventura eurocomunitária que se densificou desde a ideia lançada em 1950 pelos seus pais fundadores.
Contudo, acontece que, por vezes, os Estados-Membros não cumprem integralmente as normas do direito da União Europeia conforme se comprometeram. Para tal situação, os tratados institutivos, num sistema jurisdicional inovador no quadro internacional, criaram a ação por incumprimento. Prevista nos tratados desde a origem, consta como meio de recurso ao Tribunal de Justiça da União Europeia para reação contra um Estado que infrinja as regras que se esperam cumpridas para a coerência do todo. Tal acontece, quase sempre, por iniciativa da Comissão Europeia, no papel de guardiã do direito da União Europeia.
Keywords
Ação por incumprimento, Direito da União Europeia, Portugal, Tribunal de Justiça da União Europeia
Document Type
Conference presentation
Publisher Version
Citation
Alves, D. R. (2025). O impacto em Portugal das decisões do TJUE por incumprimento [comunicação oral]. 3.ª Mostra do Projeto Global Crossings da Cátedra Jean Monnet: Travessias Globais. Os interesses da Humanidade. Entre passado,presente e futuro, Uberlândia, Brasil, 13 junho 2025 [evento híbrido]. Universidade Federal de Uberlândia. Repositório Institucional UPT. https://hdl.handle.net/11328/6390
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access