Julgados de Paz
Date
2022-06
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Gestlegal
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Os meios extrajudiciais de resolução de conflitos ganharam no século XXI um novo ímpeto. Em Portugal, depois da implementação dos Julgados de Paz, a partir de 2001, foram criados, em 2006 e 2007, os sistemas públicos de mediação laboral, penal e familiar. Em 2011 é aprovada a atual Lei de Arbitragem Voluntária (substituindo a anterior Lei em vigor desde 1986) e, em 2013, a mediação de conflitos ganha autonomia normativa ao passar a estar regulada num diploma legal específico.
A evolução legislativa vivenciada no âmbito da resolução alternativa de litígios foi acompanhada pelo crescente interesse científico e dogmático, constituindo hoje objeto de estudo nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento no ramo das ciências jurídicas. Também ao nível prático, os meios extrajudiciais de resolução de conflitos são cada vez mais a primeira opção de advogados e solicitadores para a solução de litígios.
Neste contexto, este livro analisa as principais questões procedimentais e dogmáticas colocadas no âmbito da resolução extrajudicial de conflitos, através da proposta de resolução de casos práticos respeitantes a diferentes campos de aplicação da mediação, da arbitragem e dos julgados de paz. Aliando-se finalidades didáticas e profissionalizantes, pretendeu-se disponibilizar um instrumento de trabalho a estudantes, mas também a advogados, solicitadores e juristas cuja intervenção profissional incida nas áreas abordadas. (Fonte: Gestlegal)
Keywords
Julgados de Paz, Direito civil
Document Type
Book part
Publisher Version
Dataset
Citation
Mesquita, L. V. (2022). Julgados de Paz. In C. M. Cebola (Coord.), Resolução alternativa de litígios: casos práticos, (pp. 223-239). Gestlegal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4406
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Restricted Access